Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


18/03/2008 - Terça-Feira
AUSTRALIA
 
O primeiro gp do ano, foi demais, mais parecia uma corrida de endurance, uma corrida de resistência.Quem ficasse na corrida ia galgando posições. Essa corrida de resistencia era para 21 pilotos, pois para Lewis Hamilton a corrida foi outra sem adversários e sem percalços. Venceu como quis e do jeito que queria. O inglesinho disputou outra corrida.

Para os simples mortais, a disputa foi dura. Kimi Räikönem, já começou mal, no meio do grid. Mesmo dando uma bela largada encontrou um paredão na sua frente chamado Rubens Barrichello. E ficou dezenove voltas atrás do brasileiro. Sua melhor volta foi na vigésima passagem, ou seja assim que se livrou do Barrichello. Com o tempo de 1:27.903 na sua melhor volta, Kimi fez somente a quarta melhor volta. E perdeu quase 400 milésimos em relação a melhor volta que foi de Kovalainen. É muito para um campeão e montado no carro campeão atual. Pior ainda para o atual campeão foi sua secessão de erros.

Felipe Massa manteve sua sina de não se dar bem na Austrália. E para arranhar ainda mais sua imagem perante a mídia européia. Nosso piloto não desfruta da muita confiança da grande mídia e esse tipo de erro, engatar a primeira no lugar da segunda é um erro primário com duplo sentido. A dividida com David Coulthard também não foi bem vista por muitos. A sorte de Massa, é que o kimi aprontou muito também. No quesito de melhores voltas Massa foi apenas o sexto com o tempo de 1:28.175. e ficou devendo em relação ao Kimi 272milesimos.

Comentei somente de Lewis, Kovalainen, Kimi e Massa porque são eles que têm carro para vencer. Mais a BMW parece que tem um carro que pode surpreender. Mais vai depender mais das quebras ou azares dos outros do que mais de seu próprio desempenho. Se conheço a BMW eles só devem tem uma bela evolução mais para o meio da temporada. E assim subir ao tão sonhado degrau mais alto do podium.

Nick Haidefeld fez um segundo lugar, usando uma estratégia diferente de seu companheiro de equipe, Robert Kubica. Kubica perdeu a pole por uma pequena derrapada e dava mostras de ser o piloto da equipe para o gp. Haidefeld optou por largar mais pesado abicando assim da pole, mais com mais voltas na pista quando muitos estariam nos boxes abastecendo. O segundo lugar caiu do céu, pois a estratégia da Mc Larem com Kovalainen é que foi errada.

Nicko Rosberg conseguiu o primeiro podium da carreira. Não tirando o mérito, tanto do piloto quanto da equipe, mais foi outro que chegou ao podium devido aos percalços dos concorrentes. Assim como a quarta posição do Fernando Alonso não transmite a realidade do desempenho de seu carro. Como já havia dito antes esse GP mais pareceu uma prova de resistencia. Assim como a quinta posição do Kovalainen não retrata a corrida que ele fez a sexta posição do Nakagima também não retrata a péssima corrida que o japa realizou.

Dentre os pilotos que não tinham carro para chegar bem e fez um bom papel não podemos esquecer da corrida de Sebastien Bourdais. Enquanto ele teve motor conseguiu ate ficar na frente do Alonso. Um pequeno detalhe a Toro Rosso compete com motor Ferrari. Assim como a Force-India. O final de semana da Austrália foi péssimo para os italianos em todos aspectos, não teve um carro com motor Ferrari chegando ao final.

Deixei para o final para comentar do Rubinho. O piloto fica um ano sem marcar pontos e quando consegui algo de bom é traído pela tática da equipe, ao ser chamado para os boxes quando a entrada não estava liberada. É uma pena, se ficasse mais tempo na pista ficaria sem gasolina. Essa regra de fechar os Boxes quando tem Safety-car é estranha. Pois é nesta hora que os melhores estrategistas ganhavam as corridas. O Rubinho foi punido por entrar nos boxes sem permissão, 10 segundos, e também foi punido por sair dos boxes com a luz vermelha, desclassificação. Duas punições para quem poderia ter chegado em quarto lugar. Tadinho do Burrinho. Sobre o Nelsinho não temos nem o que comentar. Foi triste, horrível. Espero que ele se recomponha e para o bem dele bem rápido.



Corridas do final de semana: Sábado - GP da Malásia de GP 2

Domingo - GP da Malásia de F1 as 04:00





Uma bela semana a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.