Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


15/05/2008 - Quinta-Feira
GP DA TURQUIA
 
Finalmente uma corrida disputada. Desta feita não tivemos aquela sina do pole largar na frente e ir abrindo da concorrência. Esta etapa teve disputa por varias posições e principalmente pela ponta o que não havia acontecido ate agora. Foi uma bela vitória do nosso Felipe Massa. Que teve a tolerância de ver o Hamilton bem mais rápido por estar mais leve e não tentar qualquer manobra suicida, para ser sincero, estúpida. Massa conseguiu ser um piloto, que não havia se demonstrado até aqui. Pois demonstrou ter o mapa da corrida na cabeça e assim não cometeu erros. Sabia de seu potencial e não assumiu riscos desnecessários.

Infelizmente essa não foi à opinião da alta cúpula da equipe. Que através de seu porta- voz, que não merece ter o nome citado, não conseguiram segurar a lingüinha que têm dentro da boca, e se demonstraram insatisfeitos, com nosso piloto e chegaram a ponto de oficialmente declarar que: "Esta vitória é um excelente resultado, porém não estou totalmente contente. Se Massa tivesse agüentado a pressão de Hamilton duas voltas a mais, então talvez Kimi terminaria em segundo.Tínhamos potencial para conseguir uma dobradinha, por outro lado, até tivemos sorte de que Räikkönen não ficou fora dos pontos pelo que aconteceu na largada com o toque com Heikki Kövalainen".

Depois dessa e das imagens da cúpula pensante da equipe Ferrari, que atua no muro dos boxes, imagens essas que demonstram um grande desespero, um membro da equipe coçando a cabeça e com uma feição de desespero, ao se dar conta que o Lewis Hamilton seria o segundo colocado na etapa, e o preferido deles não passaria do terceiro posto. Essa é á vida que o brasileiro da equipe tem de enfrentar dentro da equipe. Só que da sua maneira, Massa tenta ganhar o coração da equipe de italianos, pois podium ele foi capaz de cantarolar versos do hino italiano. O que só o Shumy conseguiu fazer, e foi proibido por um deputado italiano, que achava que o mesmo estava debochando do hino. E realmente a melodia do hino italiano é contagiante.

Enfim Massa foi o tal nessa etapa. Ajudou a equipe a sua maneira, pois a segunda colocação de Hamiltom era muito mais interessante para ele que a segunda do Kimi. Se a equipe não ajuda nosso piloto, não é ele que vai ajudar, nesse momento do campeonato. Ainda mais com uma chance dessas. Pois ele fez seu trabalho, o Kimi é que não direito dever de casa. Não é Ferrari que declara a todos os que querem acreditar, que os dois têm a mesma condição dentro da equipe, no decorrer do campeonato. E que somente no final quem estiver melhor nos pontos é que vai ser o numero um. Realmente, hoje em dia, não deve ter ninguém que acredita na estória da carochinha. Realmente esse pessoal tenta nos fazer de tolos. Kimi tem um contrato de setenta milhões de euros por dois anos, E o nosso Massa, não deve ganhar mas de dez milhões de dólares por ano, isso incluindo as clausulas por performance.

Depois de Felipe, o grande personagem desta etapa foi o show de Lewis Hamilton, ele estava devendo uma boa performance, pois desde a etapa da Austrália ele não conseguiu bons resultados, e como já havíamos falado na coluna passada estava sendo alvo da mídia especializada. Lewis tem a mão dessa pista. Em 2006 quando corria de GP 2, ele deu um show ao sair da ultima posição e ganhar a etapa. É por essas e outras é que ele foi campeão da GP2. Numa pista onde é possível ultrapassar, esse piloto mostra resultado. Sua corrida foi esplendida se consideramos o caro que ele tinha em mãos. E por ter um carro mais leve, conseguiu mostrar grande velocidade e muito arrojo.



Essa jogada me lembrou a época que o Shumi não tinha uma Ferrari de ponta, aquela de 98 e 99, onde a Mc larem de Mika Hakkinen, era o carro a ser batido, e o Ross Braw, fazia estratégias impensáveis e o alemão as vezes conseguia dibrar o melhor carro do dia. E com essa estratégia de três paradas, que segundo o Hamilton foi uma idéia da Bridgestone, o que não acredito pela desculpa que foi dada, a de que ano passado um pneu do Hamiltom furou, pois no ano passado as condições climáticas eram outras. Seria melhor usar como desculpa, o ultimo problema da equipe na Espanha, onde um pneu dianteiro do carro Heikki Kövalainen de explodiu, e quase machucou o finlandês.


Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.