Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


29/05/2008 - Quinta-Feira
GP DE MONACO
 
Essa edição de 2008 do GP mais tradicional do calendário da F1 prometia muito, na sexta feira 23 de maio, exatos, 15 anos após a ultima vitória do mister Mônaco, seu sobrinho, Bruno, ganhou a primeira prova da GP 2. E no sábado outro brasileiro,este da categoria rainha, e piloto da equipe mais famosa do circo, conseguiu a pole e de forma marcante. Pois tinha um carro mais pesado que seus principais adversários e estes reconheceram o grande feito do patinho feio da equipe italiana.

No domingo a largada foi marcada pelo mau tempo, normalmente essa etapa é sem graça e mais parece uma procissão, todos andando atrás do líder. Mas com a presença da chuva tudo se transformou, pois foi uma corrida daquelas que prendem agente no vídeo. Já na largada deu pra ver que não era o dia do Kimi, pois de segundo caiu para terceiro numa manobra esperta do Hamiltom, que contou com a boa largada do Massa para concretizar sua manobra.

E no decorrer das primeiras voltas tivemos a impressão que era dia do Massa, seria um final de semana atípico. Primeiro, Massa consegue abrir do Hamiltom e este começa a forçar pra ficar perto do brasileiro e o inglesinho abusa do pedal da direita e esbarra no Guard Rail, que resulta numa parada forçada aos boxes para troca do pneu traseiro esquerdo, e ai pensei, coitado, este ficou fora da briga. Mas como estávamos lá pela sexta volta a equipe resolve carregar o tanque do inglesinho que saiu em quinto e longe dos lideres.

E ai a sorte começou a conspirar a favor do piloto da Mc larem, e tudo o que acontecia ajudava o inglesinho, primeiro: um safety car entra após batidas de David Coulthard e Sébastien Bourdais, fato que fez com que a diferença que era grande caísse para zero, e assim ele se juntou a turma da frente. Depois, Fernando Alonso, que vinha à sua frente, também achou mais guard rail na sua vida, assim como tinha feito nos treinos e perdeu qualquer chance na prova. E Hamilton herdou sua posição.

Nessa hora Raikkonen,era segundo, só que foi punido com um drive through. Por seu carro estar sem os pneus a três minutos da largada. Uma situação impensável para uma equipe do nível dos italianos. E assim o inglesinho já era o terceiro.

E na frente seguia o nosso Massa. Derrepente ele escapou da pista, na St Devouts, não bateu em nada e conseguiu voltar para a pista sem ajuda externa, mais foi o suficiente para Kubica assumiu a liderança. Logo depois o polonês, realizou o seu pit stop e Massa retornou a ponta, seguido por Hamilton. Depois de mais seis voltas, Massa parou, e ai deu para ver o quanto ele estava pesado ao conseguir sua pole. Depois de seu primeiro e desastroso e burro primeiro pit stop, quando a equipe decidiu lotar o carro do piloto de combustível para uma única parada, foi a vez do inglesinho assumir a ponta, onde ficou até a bandeirada.

A Ferrari errou, ate ai tudo bem pois todos erram, mais a Ferrari abusou dos erros nessa etapa. E o pior a Mc larem vem acertado na tática apesar de não ter o melhor carro. O segundo lugar na Turquia foi a primeira prova disso. E nesta seqüência de erros, ainda teve de ver o Hamiltom ser cara certo na hora e no lugar certo, pois quando Massa voltou do seu primeiro pit estava a 16 segundos do inglês , só que com tanque cheio e o tanque do adversário ia só esvaziando, pois ele havia parado na sexta volta e só reabasteceu a vinte voltas do final quando aumentou a diferença de 16 para algo em torno 35 segundos.

E quando saiu dos boxes após sua ultima parada tinha uma enorme vantagem em cima do Massa. E os erros dos italianos não acabaram ainda. Depois de concretizada a perda do primeiro posto, Massa vinha em segundo com 27 segundos de vantagem para o Kubica, e resolve parar para apenas trocar os pneus mistos para os de pista seca, o que quase todos já haviam feitos. Normalmente essa operação, trocar pneus e dar mais asa no aerofólio dianteiro não demora mais que quatros segundos, exagerando uns cincos seg. quando acontece algum entrevero.

Mais no caso da ultima parada do Massa, a equipe conseguiu o feito em mais de oito segundos. Até parece que a equipe é contra nosso piloto, e muitas vezes dá mostras disso, mais nesse final de semana eles estavam irreconhecíveis e atrapalharam até mesmo o seu primeiro piloto. Que alias deve passar muitos dias numa clinica para recuperar-se do mal de Massa, sintoma que vem lhe atrapalhando o finlandês a alguns dias desde a Turquia . Vão tentar de tudo elevar o moral do Ice-Vodka. O problema é que Massa combina mais com estilo dos italianos, apesar do interesse financeiro do Luca de Montezemolo ser outro. Esse Massa ta fazendo massa no quintal italiano.

Essa corrida foi boa pela secessão de erros. Ate o ganhador errou o terceiro e condutor do melhor carro também errou e estranhamente o segundo não errou mas estava montado no pior carro que subiu no podium. E assim ficamos mais um ano sem um piloto brazuca de F1 na ponta. Desta vez passou perto, pelo menos Bruno Senna nos deu uma aliviadinha.

Também na terra do Tio Sam não conseguimos ganhar a famosa 500 Milhas de Indianápolis, passamos perto novamente. E novamente Tony kanaan, sofreu um acidente quando liderava. Vitor Meira que chegou em segundo, parecia que ia conseguir a vitória, no finalzinho, mas ficou só no parecia e na vontade do locutor da Band, que alias é mais fraco que o Magdo em automobilismo, pois consegue falar mais asneiras que o global. Helinho Castro Neves chegou em quarto, sem carro para disputar a ponta no final.



Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.