Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


10/09/2008 - Quarta-Feira
GP DE SPA
 
Esta etapa da Bélgica de 2008 foi um autêntico grande prêmio de SPA. Uma corrida emocionante, Como sempre a primeira curva nos proporcionou cenas maravilhosas. A maneira como Kimi saiu para a área de escape e a usou como pista foi demais. Mesmo estando num lugar molhado ele continuou acelerando como se fosse à pista, ao contrario do Kovalainen que também foi por lá e não teve peito para fazer o mesmo. E quando voltou para a pista, (Kimi), num trecho, que nada mais é que a decida que vai para a Eau-Rouge, ele a contornou forte e de maneira mais eficiente do que o Massa, que simplesmente brecou antes da desafiante curva, ao concluir a Eau Rouge, Kimi vinha com mais ação que Massa. Ate ai tudo certo, Massa amarelou ao encarar a curva na primeira volta, pois achava que a mesma estava molhada como na volta de apresentação, mais o finlandês simplesmente a iguinorou, pois estava determinado a vencer.
Mais não precisava espremer tanto o Massa realizar a ultrapassagem na grande reta de subida. Ai o finlandês errou e tentou demonstrar ao nosso piloto que ele era o cara nesta pista. Realizando uma manobra que não deveria ser comum entre companheiros de equipe. Pelos nesta temporada, pois na passada tivemos vários exemplos assim na Mc Larem. Kimi vinha com tudo e ainda contou com a colaboração do Hamilton para assumir a ponta. Lewis errou uma freiada na Lowes e também desceu para a Eau Rouge sem muita ação e na subida, perdeu a posição para um Kimi Räikonen diferente daquele que acostumamos a ver nesta temporada. Isso tudo em duas voltas.
Depois desse inicio emocionante os ânimos acalmaram. Kimi abria de Hamilton e Hamilton abria de Massa que abria de Alonso e assim por diante. E ai as emoções ficaram por conta da corrida de recuperação do Kovalainem, que estava montado num canhão e lutava para sair do bolo intermediário. E quando iniciou as primeiras paradas, deu para perceber o quanto Kimi e Hamilton estavam mais leves que Massa.

Kimi Raikonem mandou na corrida até colocar os pneus duros. E de pneus duros a Mc Larem do Hamilton estava uma bala. E já havia demonstrado isso na qualificação. As ultimas três voltas da etapa valeram o ingresso. E como todos devem saber a manobra do Lewis na Bus Stop, custou a vitoria ao piloto. Não vou discutir a punição ao piloto. Lewis esta tocando muito, mais as vezes peca pelo excesso de confiança em si. Kimi também pilotou muito, mais perdeu toda concentração depois da ultrapassagem do inglês. Felipe Massa desta feita se bem. Mas a imprensa inglesa esta inconformada e não vai deixar barato.

Felipe Massa, ao não conseguir a pole no sábado, sentia-se um ser inferior, pois havia dado tudo de si para fazer uma volta perfeita. E realmente a fez. Pois, perdeu a pole por 300 e poucos milésimos. Para um carro que estava duas voltas de combustível mais leve. Como uma volta em Spa tem mais de sete kilometros e cada volta a mais de combustível representam algo em torno de dez kilogramas, que representam uma diferença de 400 milesimos no tempo de cada volta, de combustível, e esses 20 kilogramas há menos deram a pole ao inglês. Kimi também estava com uma volta há menos de combustível que o brasileiro e largou em quarto. Esse Massa esta feroz nesta temporada. Se ninguém puxar seu tapete ele será o campeão de 2008. Só que seus maiores inimigos moram em casa, uma situação bem difícil de digerir. Já o Lewis nem sonha mais com esse tipo de problema. Tem a equipe inteira a seu dispor.

Nesse final de semana teremos o GP de Monza outro templo do automobilismo. Mais foi em Monza 2007 que a Ferrari desferiu um golpe baixo no brasileiro. Massa conseguiu dar apenas dez voltas e parou por um amortecedor danificado, e a partir daí foi obrigado a trabalhar para o filandês. E o pior é que a diferença de pontos entre os dois era bem menor que essa de hoje. Como se vê a alta cúpula italiana não joga a favor do brasileiro. Vamos ver qual sera a atitude dos italianos pois estão ficando sem muitas opções, se Massa for bem novamente e o Räikonem mal, acho que ficaram sem saida. Ano passado as Mc Larem derão um banho nos vermelhos. E não se esquecam que os tempos de sexta-feira não servem como parametro, pois desde criança vejo os carros vermelho na frente nas sexta-feiras em Monza, mesmo quando não tinham um carro competitivo.



Uma otima semana!



 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.