Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


16/10/2008 - Quinta-Feira
GP DO JÃPÃO
 
Vimos mais uma etapa movimentada e com um resultado surpreendente. Nem a Renault e seu piloto numero um, poderiam esperar mais uma vitória. Isso usando a tal da lógica. E o bom desse campeonato de 2008 é que a lógica muitas vezes não aparece. E torna tudo diferente do que era para ser, e também mais gostoso de ver. E desta feita não foi um acidente estranho de um companheiro de equipe para favorecer o numero um da equipe. Foi na verdade a falta de celebro do líder do campeonato que embaralhou todas as cartas.

Hamilton foi capaz de mesmo estado ha frente de seu algoz, brigar por uma posição que não deveria, pois na pior das hipóteses se perdesse a ponta ainda tinha a guarda do Kovalainen, para se manter na frente do inimigo numero um. Massa largava apenas em quinto e para azar dele (Massa) foi para o lado errado da pista na hora do entrevero causado pelo inglesinho, e continuado pelo seu companheiro de equipe. Antes desta etapa, Lewis havia declarado que havia aprendido com os erros de 2007 e não os repetiria.

Pura mentira, pois o lado animal dentro dele falou mais alto e partiu para uma disputa estúpida logo na primeira curva. Falta celebro e sobra braço. Tem momentos que Lewis me lembra Mansel. Muito braço e pouca cabeça. Um ser normal com sete pontos de vantagem sobre seu principal oponente, depois de largar mal apenas marcaria Massa, bastava ficar a frente e não se arriscar. Mais para nossa sorte esse não é o pensamento do piloto Mc Lariano. E pelo jeito, o nojento do Ron Dennis não o tem sobre controle. Apesar das declarações antes desta etapa. E essa é uma das poucas possibilidades que nosso Massa pode contar para ser campeão, a falta de celebro do inglesinho e também a falta de controle da equipe sobre ele. Mais uma vez o alto comando da equipe, cita que Lewis não repetira os erros de 2007. E espero que estejam errados. Pois até agora Hamilton se mostrou ser incontrolável ao volante de um bólido da F 1.

Felipe Massa também tem abusado da lógica, pois seu desempenho na classificação não foi de um candidato ao titulo. Como pode o piloto ser o melhor na Q 2, e quebrar o recorde da pista até ali e na Q3 que vale a classificação para a corrida ser tão ruim e ficar num pífio quinto lugar. Na corrida pelo menos se mostrou aguerrido e lutador. Pois conseguiu fazer a melhor volta por nove vezes, isto é, foi melhorando a melhor volta, volta a volta. É raro ver Massa lutar bem por posições numa etapa quando não esta na ponta, A exceção do GP do Canadá. Parece-me que nosso piloto anda bem quando larga na ponta, ou assume logo nas primeiras voltas e assim corre sozinho na frente, e ai ele derrete os tempos e da tudo de si. Mas na maioria das vezes em que fica no meio da disputa não mostra o mesmo desempenho. O que não foi o caso desta etapa.

Algumas curiosidades desta etapa, Felipe Massa recebeu sua punição quando estava em sétimo, posição na qual terminou depois da punição do Bourdais. A equipe principal do grupo Red Bull esta perdendo para a segunda equipe do grupo a Toro Rosso. E qual seria a razão; os pilotos ou o motor Ferrari que equipa a Toro Rosso? Nas ultimas provas tudo indica que a culpa é dos pilotos. Webber e Coulthard Mais que os motores italianos estão empurrando mais estão. A Torro tem 34 pontos contra 29 da Red. Nesta etapa, depois da lambança do Hamilton, Alonso liderou 32 voltas, Kubica 18, Piquet 7, Trulli 4, Bourdais e Kimi 3. Na verdade a turma da ponta, Kimi, o próprio Lewis, e Massa, foram alijados da disputa depois da manobra estúpida do piloto da Mc Larem e a maior vitima acabou sendo ele mesmo. E Quem escolheu ir para o lado esquerdo da primeira curva, caso do Massa que largava do lado direito e foi para o lado errado, sem querer é claro. E assim sobrou para Kubica e Alonso que quase caiu na turma da esquerda. A Renault aparenta ter um carro melhor que a BMW neste final de campeonato,

O fato chato ou errado do final de semana foi ha atuação dos comissários de pista. Parece-me que eles estão querendo aparecer mais que os principais astros do evento. Depois que penalizaram o Hamilton na Bélgica e a imprensa britânica deu de cima, esses senhores acham que podem penalizar qualquer tentativa de ultrapassagem, e penalizam em dose dupla para não desagradar um dos lados. Todo piloto tem o ímpeto de tentar ultrapassar e ganhar posições, afinal de contas eles estão disputando uma corrida. Todas as punições desta prova não deveriam ter sido aplicadas. E a ultima nem se fala. E quem deveria ser punido nem foi cogitado; Kovalainen, pois na primeira curva depois da mancada de Hamilton, o finlandês simplesmente jogou sua Mc Larem pra cima dos carros vermelhos. Parece que ninguém viu ou não quis ver. Para a corrida do Japão, seria melhor que estes senhores ficassem vendados para não aprontarem mais.



Uma ótima semana toda!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.