Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


29/10/2008 - Quarta-Feira
HORA DA VERDADE
 
Esse vai ser o final de semana decisivo da temporada de F1. Os dois protagonistas se enfrentarão pela ultima vez na temporada, e esses dois, Hamilton e Massa, só não foram campeões antes deste final de semana por erros cometidos de ambas as partes. No caso de Felipe Massa tirando as duas etapas iniciais e o GP da Inglaterra onde a coisa foi meia culpa, os erros maiores foram da equipe. Nos finalmentes Hamilton errou mais que o brasileiro. Mais tem a vantagem de sete pontos a mais na ultima etapa na derradeira etapa.

Diferentemente da F1 o mundial de motos realizou sua ultima etapa neste final de semana passado. E diferentemente do acontece sempre nesta temporada todos os títulos já estavam decididos. O primeiro a ser decidido foi o da categoria rainha nas duas rodas; a Moto GP, onde Valentino Rossi conseguiu depois de duas temporadas reaver o titulo da categoria. Nas 125 cc o campeonato ficou para o francês Mike Di Meglio, da Derbi, que diferentemente do acontece sempre foi campeão antecipado, coisa rara numa categoria onde mais de trinta cinco pilotos disputam normalmente. Essa é sem sombra de duvidas a categoria mais disputada e emocionante do mundial de motos.

Nas 250 a decisão ocorreu depois do campeonato de 125, também um fato raro. Onde o campeão foi Marco Simoncelli. Simoncelli é uma copia estranha do The Doctor, pois o imita até nas comemorações. Quando o Rossi ainda dava valor nisso, pois ultimamente não tem se dedicado muito a esta parte do espetáculo, que foi um dos seus maiores marketing. Mais esta foi à categoria mais gostosa de assistir, pois o campeão digladiou com os espanhóis que nem sempre foram muito honestos. e por falar em nações este ano foi o pior para os hispânicos nas duas rodas, não ganharam nada. Outro fato raro.

E o que quase ninguém considera raro foi à conquista de Valentino Rossi com tanta antecedência. Às vezes a mídia valoriza demais as atuações do italiano. É só ele não conseguir ganhar que a culpa vai para o equipamento. Mais domingo passado, Stoner demonstrou mais uma vez que tem pistas que ele e sua instável Ducati são insuperáveis e isto se repetira em 2009 a menos que a Yamaha consiga uma motocicleta mais eficiente e tente, não dependa apenas dos braços do mito.

E o pior de tudo é que a dona Honda maior fabricante das duas rodas não anda nada satisfeita com essa falta de títulos, o ultimo foi o de Hayden em 2006. Mais pensado bem eles, a Honda, até que mereceu esse jejum, pois foram capazes de relegar o campeão Nike Hayden a segundo piloto e apostaram todas as fichas no nanico do Pedroza, que até o momento não capaz demonstrar todo o investimento que o HRC fez para ele. 2009 é fatal para ele. Se ganhar apenas fez seu trabalho se não tchau!

Falei demais de motociclismo o não que na agrada a muitos. Mais o que posso falar da corrida de Interlagos? Nosso piloto não depende apenas dele para por a mão na taça. E ai vem aquelas crenças onde o Inglesinho vai fazer merda na final e que o mesmo tinha sete pontos de vantagem em 2007 e conseguiu perder o titulo. Mas em 2007 tinha Alonso na equipe, seu arquiinimigo e agora tem Kovalainen, apenas seu escudeiro. Os ingleses que não ganham desde 1996 não vão deixar barato. Não devemos ver aquele Hamilton afoito de sempre, e sim um piloto teleguiado pelo radio para na fazer mais uma das suas. Pois ele guia muito mais não pensa na mesma intensidade.

Na verdade penso que aquela Ferrari da China e aquele Felipe Massa, não estarão em Interlagos. A vitória certamente vai ser de Massa e com Raikonem em segundo. Mais o grande problema é quem tem carro para ser terceiro quarto e quinto lugares na frente do inglesinho. Alonso: não tem carro para isso, Kubica, muito menos seus respectivos companheiros de equipe. Na verdade o nosso piloto só deve se dar bem com uma quebra ou um acidente do adversário. E ai nossa esperança recai no propulsor Mercedes da Mc Larem, mas este ate agora não apresentou nenhuma quebra, oficialmente, mais o motor de Hamilton vai correr sua segunda corrida. Fora isto uma quebra ou um acidente coisa que a equipe pretende evitar a todo custo nosso piloto deve ser o vice-campeão. Penso que não por sua culpa, pois a equipe errou muito mais que ele. Mais se ele não tivesse errado a historia seria outra. E para o ano que vem, os italianos devem achar um jeito de turbinar o Kimi se realmente ele for o companheiro de Massa. Vamos para Interlagos com todas as figas e esperanças, torção, pois o poder da mente pode mudar a lógica, algumas vezes. Só nos resta torcer.



Uma ótima corrida para nós!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.