Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


18/12/2008 - Quinta-Feira
DESBANDADA
 
Por de trás do pano a F1 se desdenha para continuar viva. Nunca vimos tanta eficiência e união entre seres tão mesquinhos. A FIA e FOTA, de uma hora para outra começaram a falar a mesma língua, a palavra de ordem é cortar custos. Ou então é, temos de sobreviver, e nunca vimos pacotes de mudanças, tão radicais sendo aprovados tão rápidos e com a anuência de todos. Depois do anuncio da debandada da Honda parece acendeu uma luz de emergência e todos passaram a falar a mesma língua. E tem gente do meio que aposta que até o inicio da temporada de 2009, outra equipe anunciará sua saída. Seria péssimo para o esporte. Já imaginou uma etapa de F 1, com apenas 16 carros no grid, horrível, né ?

No automobilismo, depois da Honda abandonar, sua atitude atraiu alguns seguidores. A Audi, líder absoluta dos grandes protótipos de provas de longa duração, ou seja, a Lê Mans Series e América Lê Mans Series, também preferiu deixar as pistas por enquanto. Diferentemente da Honda a Audi abandona as competições por cima, ou seja, ela era a equipe que tinha o melhor conjunto, e ganhava tudo, caso em que não se enquadra os nipônicos da Honda. E ainda foram seguidas pela Subaru ex-campeã mundial do WRC. E também a Suzuki, outra montadora japonesa, que acabava de montar sua equipe oficial no mundial de Rally, o majestoso WRC. 2008 foi o primeiro ano da equipe no campeonato como equipe oficial. Pelo menos esses japoneses se comprometeram a fornecer peças equipamentos para aqueles pilotos que adotaram a marca.

E com um horizonte destes, só podemos dizer: Ponto para Max Mosley, que até outro dia chegou perto de ser expulso da presidência da FIA, e agora vê suas idéias sendo levadas a serio por todos. Nunca foi fã de Mosley, como administrador, sendo ele, apenas um fantoche nas mãos do velho e asqueroso Verme Ecclestone. Mas de uns oito para cá ele tem tido idéias próprias. Mais nunca achei justo expulsa-lo da entidade por causa de um vídeo, onde se divertia. A vida particular, dele, pertence a ele. Não é justo discriminá-lo por suas ações fora da entidade. Na verdade esse vídeo foi parte de uma trama ou armação como queira para desestabilizar o vice Verme. Coisa de ingleses, imprensa contra dirigente.

E foi justamente esse vídeo que dividiu a dupla Verme e Mosley. Depois anos apoiado Mosley, na hora que mais precisa do apoio do homem forte do circo, Mosley viu que o Verme é mesmo um Verme. Pois o velho Verme enxergou que com saída de Mosley ele poderia avançar ainda mais suas forças na entidade, colocando um novo aspone. Pois Max apesar de ser uma cria do Verme começou ter suas idéias. E muitas delas não agradavam o Verme. Pois Max luta há anos para que os custos sejam menores. Para que a equipes menores possam competir no mesmo nível das grandes, o que já estava se tornando quase um sonho.

Em 2002, Max gritou alto e disse para o circo, temos de parar de torrar tanto dinheiro, Perdemos a Prost e vamos perder mais equipes. Temos de equilibrar a coisas. E em 2003 foi à vez da Arrows abandonar o circo. Depois viram as aquisições. A Benneton virou Renault. A Jaguar que era da Ford virou Red Bull Em 2006 a Bar virou Honda, e nunca mais evoluiu, culpa, em minha opinião, por culpa de Nick Free. A Minardi vira STR ou Toro Rosso. E o caso mais engraçado: a Jordan virou Midland em 2006. E em 2007 passa a ser Spyker, que pelo menos era do ramo de carros e depois em 2008 volta ser de um magnata, Midland também era de magnata, um russo, disfarçado de canadense. E agora a Force Índia é de um magnata Indiano. Que se aliou com os alemães da Mercedes, que disfarçadamente aparecem com a identidade dos ingleses da Mc Larem. Salvem-se quem puder esse é o mundo da F1. Onde ninguém aparenta ser o que realmente é. Como a grande mídia definiu há anos é apenas o cirquinho do Verme por onde circulam milhões de euros. E pessoas são apenas um instrumento da engrenagem que compõe a grande maquina.

A Force Índia, definiu seus pilotos para 2009. Serão os mesmos de 2008, Fisichella e Sutil. Sendo assim falta apenas a Toro Rosso para definir sua dupla para 2009. Uma vaga parece ter dono e ela é de Buemi, que dominou os treinos da semana passada. A outra deve ficar entre Sato e Bourdais. E onde ficam Senna e Barrichello, que também foram cotados para uma vaga. Não devem levar nada, pois nem andaram com o carro da equipe. Rubinho tem a esperança de que alguém que assuma a ex Honda o contrate. Já Senna e Di Grassi aparentemente ficaram sem carro.



Felicidades a todos!



Baleia.v@uol.com.br

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.