Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


12/03/2009 - Quinta-Feira
SURPRESA BOA
 
Tivemos um final de semana movimentado no mundo automobilístico. Primeiramente no Paraná tivemos duas provas de campeonatos mundiais. Uma de rali, o IRC, com pouca divulgação na mídia nacional, não se sabe bem o porquê, pois é uma grande conquista, termos uma etapa deste evento, e também a primeira etapa do mundial de carros de turismo. Oficialmente chamado de WTCC. JÁ no período da tarde, foi a vez da primeira etapa da F Truck e na seqüência a segunda bateria do WTCC, e para encerrar o final de semana a quarta etapa da Nascar.

O IRC teve sua primeira etapa em Mônaco ou Monte Carlo como queiram, e teve como vencedor o Peugeot 207, versão S 2000, de Sebastien Ogier, que estranhamente não participou da etapa brasileira. E o vencedor da etapa brasileira foi Kris Meek, que também estava com um 207 s 2000. A mesma versão usada por Ogier em Monte Carlo. Se a Citroen é o bicho papão do WRC os 207 s 2000 são a bola da vez no IRC. Meek foi vencedor Após disputar 13 especiais, de sexta-feira (6) e sábado (7) em trechos compreendidos entre Curitiba e arredores da cidade, com o tempo final de 2h08min05s70. Já notou o tanto de bastiões que tem se dado bem no automobilismo ultimamente? Temos Vettel, Bourdais, Buemi e agora o Ogier. É a turma dos bastiões dando o que falar.

No mundial de turismo (WTCC), vimos uma cena que já esta se tornando comum, desde sua estréia ano passado em Monco, os carros da SEAT, não têm adversários na pista. Mesmo com a intervenção da FIA, para 2009, ao limitar o turbo dos motores TDI diesel com injeção direta. Os carros espanhóis da VW não deixam, carros como os BMW 320si e o belo Chevrolet Cruze passar perto do podium. O nome da fera é SEAT LEON TDI, que de belo não tem nada. Mais a eficiência...Os vencedores foram Yvam Muller e Tarquini. O brasileiro, Augusto Farfus, foi quinto no final. E é primeiro colocado entre os que não correm com Seat TDI.

Na verdade o WTCC e a F Truck tinham como hora de largada as 13:00 hs. de domingo. Mas como o WTCC é um evento internacional ele começou exatamente as 13:00 hs. E a nossa badalada F Truck, com sua serie de eventos que precedem a largada acabou descendo o pano um pouquinho depois, é Brasil!. É também Brasil o inexplicável sucesso da categoria. No mundo todo o automobilismo sofre com a crise financeira e nossa categoria peso pesado está é crescendo. Pois ganhou mais uma equipe nessa temporada. A alemã MAM, grande vencedora dos pesados na Europa veio para o Brasil e tem como piloto um ex campeão europeu.

Sempre bati na tecla que esta é a categoria mais popular do pais. Mais sempre recebi reprimendas ao tocar no assunto. Pois muitos acham que a Stock V8 é a prima dona do esporte brasileiro sobre rodas atualmente. Mais a verdade é que na media de publico nacional os caminhões vem batendo a categoria mais cara do nosso calendário. Muitos pensam que por ter a rede do PLIM- PLIM por trás, torna a Stock a categoria mais popular, mais os caminhões sabem onde angariar seu publico e é a categoria que mais traz publico aos autódromos. Em comparação a Stock V8, que pode alinhar 32 carros em 2009, mas pelo que sei, ainda não conseguiram confirmar nem 20 carros. E ainda perderam uma Montadora. E a rede do PLIM PLIM diminui o numero de transmissões ao vivo.

Mesmo com a morte de seu comandante e mentor a F Truck esta cada dia mais forte e a Stock deu o azar de trocar de equipamento justamente na hora errada, apesar de gastar mais ao ter que adquirir um novo modelo, as equipes ainda tiveram fugas de patrocinadores. Muitas equipes ficaram sem saída, menos receita e mais despesas.

A primeira etapa da Truck teve como vencedor de ponta a ponta Afonso Giaffone (VW). Seguido de Renato Martins (VW) que fez uma ótima corrida de recuperação. Ele havia largado em oitavo. A nota triste fica por conta da demora da equipe de bombeiros para apagar um incêndio no Mercedes do Ramires. Por sorte o piloto não estava preso no caminhão, pois se estivesse o final seria horrível. Mesmo com a falha o responsável pela equipe achou que foi tudo dentro do normal. E é ai que mora o perigo essa de não reconhecer o erro, é triste!

Na Nascar, uma surpresa o Dodge de Kurt Busch venceu de forma inquestionável. Não dando muitas chances ao resto da turma. Jeff Gordon para tristeza de alguns continua sua campanha de bons resultados. Desta feita foi segundo e Carl Edwards terceiro. Gordon lidera o campeonato com 43 pontos de vantagem. Sobre Clint Bowyer, outra surpresa.

Surpresa mesmo têm sido os tempos da nova equipe do circo a Brawn GP. Segunda-feira na primeira aparição oficial do carro, Button foi o quarto. Na terça de manhã foi a vez do Barrichello comandar o carro e só andou atrás da Ferrari F 60. Isso tipo de resultados em treinos pré temporada pode ser considerado normal, pois a equipe precisa de arrumar patrocinadores e precisa aparecer bem na foto. Mas Ross Brawn do alto de seu respeitável currículo já veio a publico e disse que não estão maquiando o carro para conseguir bons tempos. E disse ainda que esse carro estava sendo desenvolvido desde 2008. E o pessoal da Mercedes, fornecedora de motores, ao saber da quantidade de combustível utilizados no carro, ficaram espantados. Será que os japas da Honda deram um tiro no pé. Se este carro realmente for o que parece, eles deram. As Mc Larem até ontem continuavam com tempos muito altos. Mas Mc Larem é Mc Larem, e quando der a largada na Austrália, 28/03, tenho certeza que estarão nas duas primeiras filas.

Felicidades a todos!

Baleia.v@uol.com.br

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.