Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


07/05/2009 - Quinta-Feira
GP da Espanha
 
Para muitos é lá que começa verdadeiramente o campeonato de 2009. Pois é onde as equipes têm mais poder de fogo pra experimentar novas mudanças, estando mais próximo ao quintal de casa , isto é na Europa. De cara quase todas devem vir com novas configurações aerodinâmicas para esta etapa. Inclusive a Brawn. Que lidera o campeonato. Mais é da Ferrari é que todos esperam uma reviravolta. Situação pouco difícil de acontecer. Pois os testes em pistas estão proibidos. Mais Luca Baduer o piloto de testes de Maranello foi flagrado testando uma F60 60 numa pista de aeroporto com mudanças de monta.

Quem promete poucas mudanças para a Espanha é a Red Bull, pois tem um bom projeto. RB5, e segue uma escola diferente de todas adotadas ate aqui e tem um carro rápido. E que só precisa de kilometragem e desenvolvimento em alguns setores distintos. Difusor então é coisa para um futuro loginguo. Na minha idéia esse é o carro do ano, faltou ter nascido em berço de ouro e o melhor seu projeto não tem na da fora do regulamento como diria a Ferrari ou Mc Larem.

Separados outro dia e aliados novamente os ditadores da F1, Max Mosley e Bernie Ecclestone, aparentemente estão juntinhos novamente. Mais a terceira idade tem lá seus subprodutos. Não é que aquela horrenda medida de o campeão da temporada será aquele que vencer o maior numero de vezes. Isso para o campeonato de 2010. Como é que podem adotar uma medida que foi repudiada no mundo inteiro e não só pela comunidade do esporte. Tudo isso só para alfinetar a turma FOTA. Mosley e Montezemollo declararão guerra devido ao teto orçamentário para a temporada 2010. E adivinha que se declarou advogado, ou melhor, mediador da causa o velho verme, e aconselha Montezemollo não dar espaço a ao inglês e nem entra em discurção direta com o mesmo.

Saiu a punição da Mc Larem. Naquele caso do Safethy-Car na Austrália e foi aparentemente branda. A equipe foi suspensa três etapas se cometer outro erro nos próximos doze meses. E quem pagou o pato o foi um peixe pequeno como sempre. Um antigo funcionário da equipe foi despedido. E como sempre o inglesinho Lewis Hamilton foi excluído do caso. È o velho lobby inglês, a FIA é inglesa e a FOM também. Há a equipe prometeu trabalhar em sintonia com a Fia daqui para frente. Bem isso é o que foi noticiado aos quatro ventos por ai. Nas a grande verdade é que os malas, Verme e Max, ganharam mais uma queda de braço com a FOTA. A Mc Larem infligiu o artigo 151 pela segunda vez nos últimos três anos. É que para sair tão barato, os malas conseguiram tirar do meio uma das pessoas de maior influencia e poder que juntamente com Montezemollo estavam sendo uma pedra no sapato deles. O nojento do Ron Dennis. E ai teve ate pressão em cima da Mercedes. Mas acho que houve inocência da parte da turma da FOTA, pois o Verme possui contratos publicitários onde devem aliar vinte carros no grid.

Deve ser por ai que o os malas vem impondo um teto de orçamento e oferecendo vantagens a quem aderi-lo e esbanjando até a Ferrari ao dizer que a F1 pode viver muito bem sem a Ferrari, pois quando tiverem vinte e seis equipes no grid eles mandaram e desmamam. Agora que o a F1 perderia em muito do seu charme sem os carros italianos perderiam. A meu ver os malas estão tentando criar uma categoria nova com o nome de F1 e com o poder concentrado todo neles. E assim seriam donos de tudo e com seus motores únicos os velhos Cosworth. Estão querendo criar a GP1 com nome de F1.

Isso tudo é uma faca de dois gumes, pois se a F1 também ficar somente na mão das montadoras corremos alguns riscos parecidos. Rola muito dinheiro nesse mundo da F1 mais ate que em certas montadoras. Se bem numa corporação as ações são mais claras e os números são demonstrados ao final de cada balaço. Mais o poder traz alguns problemas. Nos dois casos a F1 corre perigo e nenhuma das duas correntes coloca o esporte em primeiro lugar.

Rubens Barrichello declarou que pretende correr de f 1 por mais dois ou três anos. Resta saber onde e para quem. Devem entrar algumas equipes novas em 2010 e certamente iram precisar de alguém experiente.

Valentino Rossi demonstrou porque é o The Doctor da Moto GP, venceu com tranqüilidade na Espanha, não dando chances aos seus oponentes. Como sempre largou mal e foi ganhando posições. A lamentar o péssimo resultado do companheiro de equipe Jorge Lorenzo que largou da pole e como líder do campeonato e acabou no chão. Melandri é um novo piloto na Kawasaki negra. Nada a ver com o piloto do ano passado. Já o ex-campeão mundial Nick Haiden sofre do mesmo mal do Melandri do ano passado, pois só o Stoner consegue fazer a Ducati andar o resto sofre naquela cadeira elétrica, que nas mãos dele é um foguete.

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.