Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


22/07/2009 - Quarta-Feira
MOMENTO CRUCIAL
 
Com uma semana de recesso o circo da F-1 vive um momento crucial. O campeonato de 2009 caminhava para o marasmo com a Brawn vencendo quase tudo e foi só chegar os GPs da Inglaterra e da Alemanha que a competição ganhou outra cara. O crucial a que me referi é se as RBR vão continuar a ganhar implacavelmente como as Brawns faziam no começo do campeonato. A próxima etapa é na Hungria, uma pista travada e sem pontos de ultrapassagens. Guardada as devidas proporções, é como Mônaco. Então fica claro que largar na pole é meia corrida ganha, e os carros da Red Bull não foram páreos para os carros brancos no circuito Monaguesco. A previsão do tempo indica um forte calor o domingo, mais um aliado as Brawn.

Usando as estatísticas, tudo indica que os carros da Brawn vão voltar ao topo do podium. E se esses carros brancos novamente não conseguirem acompanhar as RBRs, como aconteceu na Alemanha, onde a temperatura não baixa como na Inglaterra? Na verdade, é o que parece no momento. Para acompanhar as RBRs na Alemanha, a equipe Brawn partiu para o desespero e adotou um acerto que consumia muito pneu, obrigando a tática de três paradas. Mas nem assim conseguiu ter um desempenho equivalente. Sem entrar no mérito da equipe sacrificar a corrida do carro 23 para beneficiar a corrida de Button. Quem vai ter o melhor carro na Hungria? Não é uma pergunta fácil de ser respondida. Pelo retrospecto vai dar Brawn, pelo desempenho apresentado nas duas últimas etapas e pelo desespero da Brawn, vai ser a Red Bull. Vamos ver no sábado depois da Q3.

Essa situação de duvida é o que confere graça ao campeonato, pois ver uma disputa na qual só tem um carro vencedor é bem chato. Quando um mesmo piloto faz a pole e ganha a corrida por várias vezes, torna a competição ruim. Quando é dada a largada a gente já sabe quem vai ganhar, é muito chato. É por isso que uma mudança drástica no regulamento costuma mudar as peças do jogo. Esse campeonato de 2009 tinha tudo para ser uma competição com vários ganhadores e não estava sendo. Isso porque três equipes quebraram um acordo de cavalheiros que os projetistas tinham entre si há mais de quinze anos. Então porque a Williams e a Toyota não ganharam provas até aqui, A verdade é que uma não tem verba para desenvolver um bom projeto e a outra, ao contrário, tem muita bala na agulha, mas não tem um bom corpo técnico. Já a Brawn (Honda) vinha desenvolvendo o carro de 2009 desde maio de 2008, mas também não esta nadando em um bom orçamento.

O diferencial de tudo é o gênio de Adrian Newew, que fez um carro vencedor sem quebrar o acordo de cavalheiros. Já na primeira corrida do ano, Vettel seria no mínimo o segundo colocado se não cometesse aquela estúpida manobra sobre o Kubica no final da corrida. Vettel ganhou na China e na Inglaterra e passou perto na Turquia, foi segundo no Bahrein. Como na Austrália, fez besteira em Mônaco. Webber também está sempre por perto e ganhou a última etapa. A Red Bull, ao contrário da Brawn, parece favorecer o segundo piloto. A RB5 é um projeto diferente de todos e suas características próprias, como a suspensão, já é copiada pelos rivais.

Por falar em copiar, a McLaren não esconde que para 2009 não vai criar mais nada, só copiar, e a fórmula já começou a dar certo, pois a primeira MP4- 24 XEROX vinha se dando muito bem na Alemanha, até aquele toquinho de Webber em Hamilton. E deve aparecer bem na Hungria pelas mãos de Hamilton. A Ferrari já declarou que trabalha forte no carro do ano que vem. Mas o podium de Massa na Alemanha deve melhorar o clima no Box italiano. Já o finlandês está devendo uma boa apresentação e seria o melhor a fazer para calar a turma que o está tirando do carro italiano. A Ferrari deve se mostrar melhor na Hungria.

O lado fofoqueiro do Padock toda hora apronta para cima do finlandês, às vezes o aposentam para o ano que vem e às vezes o colocam na Brawn. Na Brawn? Mas no lugar de quem? Esse lado fofoqueiro também está colocando o Barrichello na Williams e na Toyota. Logo na Williams, sendo que Frank Williams foi o primeiro a falar mal da atitude do brasileiro de descer a lenha em sua equipe assim que desceu do carro na Alemanha. As palavras de Rubens para a Globo repercutiram como nunca no Padock. Depois da classificação do GP alemão ficou claro porque a Brawn não chutou o brasileiro ainda, o caso em questão foi a TV ter transmitido uma conversa de Button com seu engenheiro, na qual ele perguntava ao inglês se este iria usar um jogo de pneus para uma única tentativa ou se o usaria para três voltas rápidas. Button disse que iria esperar para ver o que Barrichello ia fazer para ele o copiar. O homem que acerta o carro na equipe é o segundo piloto, e eles sabem que precisam dele até o final do ano, para tentar o campeonato de pilotos, pois o de construtores já está ameaçado.



Felicidades a todos!

baleia.v@uol.com.br



 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.