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COLUNA: BALEIA
Baleia


16/09/2009 - Quarta-Feira
MONZA 2009
 
Rubens Barrichello reatou seu amor com a pista italiana, e conseguiu sua terceira vitória na tradicional pista, que é encravada no meio de um belo bosque. O cardápio foi o mesmo do GP da Europa, com a temperatura beirando os cinqüenta graus os carros de Barckey funcionaram muito bem a ponto de desbancar a turma do KERS que ficou apenas com o ultimo lugar do podium. Cabendo a honra a Ferrari de Kimi Räikkönen, que até parece que contou com ajuda do velho comendador, pois a vaga apareceu na ultima volta e de maneira surpreendente para desespero dos Tifosis.

Rubinho deu um grande passo para vitória já na classificação ao conseguir o quinto posto no grid com um carro bem pesado, com combustível para apenas uma parada, e a frente de muita gente com um carro mais leve inclusive o de seu companheiro de equipe. A estratégia de apenas uma parada foi da equipe ou Ross Brawn, mas foi de Barrichello a tocada agressiva e num ritmo de classificação durante quase toda prova que culminou na vitória. Isso não é fácil e Lewis Hamilton nos deu a prova disso na ultima volta ao sofrer um acidente e declarou que nesse ritmo de voltas como na classificação é muito fácil errar e que ele por ser humano também comete erros. Mas nosso piloto não cometeu e ainda teve de lutar com os engenheiros de sua equipe para que não trocassem sua caixa de cambio o que o faria largar da décima posição. E também conseguiu ser mais rápido que seu maior rival na luta pelo titulo, Button, mesmo estando usando pneus duros no primeiro stint, enquanto o rival estava com pneus moles.

Assim como na Espanha Rubinho foi muito eficiente e parece estar vivendo um momento especial. Pois nos três últimos GP’s de trinta pontos possíveis ele conseguiu vinte e dois. A maior perca foi na Bélgica onde mais uma vez ficou inerte na largada. Esse é meu maior medo, pois ele é cheio de mesclar momentos de gênio com situações estúpidas como a da largada da Bélgica. Sua equipe também nos deu mostra durante a temporada de que Button é o favorito dentro da equipe, como aquela estranha troca de estratégia no GP da Espanha. Ontem mesmo depois da bandeirada a TV mostrou as duas facções que coexistem dentro da equipe Brawn. No muro dos boxes no espaço da Brawn ficam os engenheiros de Rubens, dois, e de Button, dois, e nomeio deles fica um membro da equipe de roupa branca, é o cristo, os da direita são os do Rubens um senhor cauvo e um mais jovem que estavam se desmanchando de alegria após a bandeirada, e os da esquerda, os Butoanos, eram pura tristeza e uma feição de poucos amigos. Não é fácil para o brasileiro derrubar o bairrismo dos ingleses dentro da equipe e só espero não estarmos vivendo um momento de enganação por parte da alta cúpula da equipe deixando o segundo piloto ganhar algumas etapas só para dar mais graça e bilheteria ao campeonato. Campeonato este que estava fadado a chatice com a enxurradas de vitórias do inglês nas sete primeiras etapas. E lembrar que Barrichello ao final da temporada passada não tinha um volante garantido para esse ano, e agora é aclamado por todos. Isto é, quase todos.



Do GP da Inglaterra para cá o inglês passou de novo gênio para um ser apático e sem garra para estar no alto do podium. Sua melhor posição da Inglaterra para cá foi esse segundo conquistado agora em Monza. Outra situação surpreendente é o atual momento dos pilotos da Red Bull que de uma hora para outra deixaram de serem os bichos papões que vinham sendo. Principalmente nesse final de semana de Monza onde apenas Vettel pontuou e ainda com apenas um pontinho herdado com a batida de Hamilton. Mais ninguém era mais feliz e ao mesmo tempo sem graça que o Suttil que mostrou novamente que os carros da Force-India adoram uma pista de alta. Suttil sentiu na pele o mesmo problema do Fisichella na Bélgica, o de que é quase impossível ultrapassar um carro com Kers numa pista de alta. Suttil foi o autor da melhor volta do GP de Monza de 2009. Mas bonito mesmo vinha fazendo o restreante Vitantonio Luizzi. Que vinha numa excelente quarta posição quando foi traído por um problema mecânico, cambio, alias Luizzi conseguiu uma senhora ultrapassagem na Mc Larem de Kovalainem na parabólica, não esquecendo que a Mc Larem tem KERS e a Force-India não, mais depois dessa o Kova deve estar sem seu assento na Mc Larem para o ano que vem.

Fernando Alonso fez uma boa prova com o equipamento que dispõe, assim como o Heidfeld com a BMW surpreendeu. Kovalainen ainda conseguiu um sexto posto depois de tudo. Essa turma toda estava para apenas uma parada de reabastecimento. Um fato curioso, Sebastien Buemi piloto da Toro Rosso, saiu da prova antes de receber a bandeirada final. O piloto se confundiu ao ver a bandeira amarela depois do acidente de Lewis Hamilton e foi direto para os boxes, quando o certo seria cruzar a reta para receber a bandeirada, e assim sua classificação foi considerada como abandono pela cronometragem

Em números Barrichello completou sua prova de numero 280 na F1 e conquistou a centésima primeira vitória dos brazucas na categoria máxima. Essa foi sua décima primeira vitória na categoria. Também superou Senna em vitórias nesta pista e se igualou a Nelson Piquet, com três vitórias na pista italiana. Para completar o final de semana brasileiríssimo na pista italiana, Luiz Razia, um dos representantes brasileiros na GP 2, ganhou a corrida de domingo seguido de Lucas Di Grassi. Também vencemos na F-BMW e ainda fomos campeões do europeu da categoria com o piloto Luis Felipe Nasr de 17 anos, filho de Amir Nasr veterano dono de equipe de Brasília.



Felicidades a todos!

 
 
   
 

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