Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


09/12/2009 - Quarta-Feira
NA GRANJA
 
Como na coluna passada, prometemos uma cobertura das 500 Milhas da Granja Viana. Corrida que começou como uma brincadeira há mais de 13 anos por idéia de Felipe Giafone, que é dono do complexo da Granja Viana. Giaffone lançou a idéia de uma confraternização de fim de ano para pilotos do naipe de Rubinho e Kanaan e muitas outras estrelas na época Pois logo que foi inaugurado, o Kartodromo não era muito ocupado pela galera do kart, pois o Kartodromo de Interlagos era muito mais próximo, porem mais burocrático.

Das doze edições anteriores das 500 Milhas, Barrichello e sua equipe, venceram oito etapas. Agora está treze a oito. E normalmente com participantes variados. De uns tempos para cá só Tony Kannan tem uma vaga certa na equipe. Pois os dois são parceiros numa ação de fraternidade e sem fins lucrativos para ajudar crianças carentes, nada haver com algumas ONGs em moda no momento.

O Kartodromo da Granja Viana fica em Cotia na grande São Paulo e nessa edição contou com novidades no evento: como a venda de ingressos com um preço mínimo razoável para ver de perto estrelas internacionais como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Lucas Di Grassi, Christian Fittipaldi, Pizzonia e cia. por R$ 20,00, preço da arquibancada com validade para treinos classificatórios e corrida e havia ainda camarotes com serviço de Buffet, por R$ 200,00, um camarote individual que oferece um bom cardápio. Com um cardápio especial desenvolvido pela Nutribless. Mas quem estava interessado em algo mais badalado e sofisticado, existia um camarote fechado, com capacidade para 30 pessoas, ao preço de R$ 10.000,00. E deu ibope. Sampa tem um nível de vida bem diferente do nosso uberabense. Os ricos daqui são remediados por lá. Isso me assustava no começo, não que eu seja alguém por aqui, mas convivo com todas as classes. E ao desembarcar aqui a ficha cai e voltamos ao nosso cotidiano.

E lá vou eu desviando assunto principal que foi a corrida em si, mas com assuntos que poucos conhecem, mas que são interessantes! A pole da corrida foi da equipe de Bruno Junqueira, que surpreendeu a todos presentes, pois a lógica indicava a equipe de Massa que comandou as preliminares ou a de Rubinho que sempre é a mais forte na hora do vamos ver. Na equipe de Junqueira competiam, André Martins, Eduardo Martins, Emilio Padron e Raul Costa. De estrela mesmo só o Junqueira que fez miséria na mini corrida de vinte voltas que definia o pole. Parabéns ao mineiro que literalmente vôo no qualifyne. Junqueira foi piloto da Williams e corria na F Inddy. Mas é um azarado de primeira. Azarado em termos, pois depois que escapou com vida e sem seqüelas depois de seu ultimo acidente em Indianápolis pode ser considerado até um piloto de uma. certa sorte.

E a corrida? Massa e sua equipe venceram, mas não lideraram todas as voltas da corrida, mas comandou boa parte da prova. Bruno Junqueira, não ficou muito tempo na ponta. No início, a equipe de Christian Fittipaldi, Vitor Meira, Mario Haberfeld e Felipe Guimarães sentiu o gostinho de estar no primeiro lugar. Mas também foi por pouco tempo. Algumas vezes, Massa liderava, mas sem moleza, pois a pressão de Fittipaldi, Meira, Barrichello, entre outros era forte. A equipe de Fittipaldi dançou quando os dois karts da equipe deram problema e acabaram com as chances do grupo, que sempre estiveram entre os primeiros colocados nos treinos na Granja Viana!


A equipe de Massa começou a aumentar a vantagem a cada passagem. Construindo uma boa vantagem para os rivais, eles apenas controlavam, administravam, tomaram cuidado para não cometer nenhum erro e levaram o kart nº 19 até a linha de chegada na primeira posição. Massa foi o responsável pelo feito. E na linha de chegada repetiu o gesto de Bebeto na copa de 94, ao cruzar a linha, deixou as mãos do volante e fez um gesto como se estivesse embalando um bebe. Uma homenagem a seu filho recém nascido.

Em segundo chegou a equipe Techspeed MG Pneus com o kart nº 45de Ricardo Zonta, Eduardo Dieter, Francesco Ventre, André Nicastro, Leonardo Nienkotter. A equipe favorita a de Rubens, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Renato Russo, Oswaldo Negri, Marco Andretti e Pizzonia acabou com o terceiro posto, depois de oscilarem bastante entre os cinco primeiros durante a prova. Bia Figueiredo também fez parte dessa equipe. Bia em 1997 correu em equipe com Massa e foram vencedores, tinha apenas doze anos e Massa não era ninguém perto das feras que com concorreu. Isso é tchan das 500 milhas. Um zé ninguém pode concorrer com as estrelas do momento.

E com exemplo veja a turma que chegou em quarto, Nelsinho Stanisci, Jefferson Muccio, Seba Malucelli, Alain Sisdeli, Allan Synthes, Vitor Caliman e Arthur Guilherme, que chegaram a comemorar e vibrar mais que os vencedores, e com razão por contarem com esquemas mais modestos, são pilotos da KW Audio/Porto Alcobaça. Em quinto chegaram os pilotos da equipe IMM/Viapol/O.N.S com André Matinha, Vinicius de Souza, Fabio Orsolon, Matheus Porto, Onassis de Souza, Dennis Dirani e Sergio Jimenez, esse uma das maiores feras do kart brasileiro, mas que não tem patrocínio para correr lá fora. E assim vai acabar correndo de Stock-Car aqui no Brasil.

Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.