Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


03/02/2010 - Quarta-Feira
BALEIA
 
A F1 engrena a primeira marcha em 2010

Agora os carros começaram a andar, depois de uma semana onde houve apresentações a lançamentos. A Ferrari como anunciado apresentou seu modelo 2019 na quinta-feira. Uma Ferrari é sempre uma Ferrari, mais aqueles detalhes brancos dos aerofólios e do defletor lateral, para realçar a logomarca do Santander, que também é vermelha, descategorizaram o visual tradicional da marca Italiana. A tradicional rival Mc Larem apresentou o seu modelo na sexta-feira. E arrasou, apresentado um carro de linhas arrojadas e chamativas. E pasmem com as cores da Mercedes. Nada de usar o visual laranja dos tempos iniciais.

No domingo foi a vez da Sauber que ainda utiliza o nome BMW-Sauber mais que vai utilizar um propulsor da Ferrari. O Visual lembra o do modelo da Mc Larem. Mas o que chamou mais a atenção foi ver que a equipe não tem um único patrocinador e mostrou um carro todo branco. Isso nos lembra a Brawn do ano passado. Certamente vai ficar só na lembrança, pois é quase impossível o carro Suíço ou qualquer outra equipe estreante conseguir a performance do modelo da Brawn do ano passado. Pois agora o regulamento é um pouco mais claro, Um pouco porque ainda deixa muitas interpretações na questão dos difusores duplos.

Depois da Sauber foi a vez da Renault, que já não é mais a verdadeira Renault. E o modelo apresentado tem um visual dos mais estanhos para não usar um termo mais radical, feio. A novidade ficou por conta da apresentação do segundo piloto da equipe, o russo Vitaly Petrov, que trás na bagagem míseros 15 mi de euros. Petrov era o piloto mais cobiçado das equipes estreantes. Naturalmente por causa de seus dotes financeiros.

Logo na segunda de manhã a Williams mandou Barrichello para pista com seu modelo 2010, o FW 32. Sem uma apresentação oficial. No You Tube já havia imagens do modelo 2010 num sakedown realizado semana passada na pista de Silverstone com Nico Hulkenberg. A nanica Toro Roso também mostrou seu modelo 2010 na segunda. Esse modelo é o primeiro carro concebido pela equipe depois que o regulamento deste ano prevê que não se pode usar carros iguais como era feito antes. Explicando: o carro da Toro Roso de 2009 era praticamente o mesmo da Red Bull, com mecânica diferente.

Mas a grande estrela do circuito Ricardo Tormo foi a apresentação do carro da Mercedes. Um pouco diferente daquela Brawn GP do ano passado apresenta na segunda-feira passada com o layout de 2010. Com um bico bem baixo em relação aos concorrentes. O design do carro da equipe alemão difere dos demais. Mais ainda tem semelhanças com a Brawn GP de 2009 como o bico baixo. E ainda tem a grande estrela do campeonato fora o logo da marca, o alemão. Que deve aumentar muito o interesse pela categoria. Mais é bom ele não levar desvantagem em relação ao Rosberg no inicio, pois isso pode atrapalhar o interesse do público não tão fiel a categoria e atrapalhar os interesses financeiros do maior apoiador da volta do alemão, Sir Verme Ecclestone.

A maioria dos carros apresentados até agora tem uma cobertura de motor em estilo barbatana de tubarão bem definida e entregada ao aerofólio traseiro. O primeiro modelo com essa característica a ser apresentado em 2010, foi o da Mc Larem. Essa barbatana não é novidade nas pistas. Se não me engano surgiu na F Inddy. Mas este ano ela é bem definida em alguns modelos da F1.

Outro detalhe que chama a atenção é que tanto Ferrari quanto Mc Larem tem traços em comum com o carro da Red Bull do ano passado. Uma amostra que esse era o melhor projeto de 2009, que foi concebido dentro do regulamento. Regulamento esse que foi adulterado pela permissão da Fia do uso do defletor duplo e conseqüentemente do uso de furos ou aberturas no assoalho do carro, Que era uma regra ética entre os projetistas. Coisa que os projetistas de Ross Brawn iguinoraram em 2009 e depois foi autorizado pela entidade máxima do automobilismo, isso depois do jogo ter começado. Medida política e realizada apenas para atingir a união das equipes (FOTA). O difusor será proibido em 2011.. Mais uma vez palmas para o grande Adrian Newey.

Felipe Massa dominou os treinos em Valencia na segunda-feira e no treino da manhã de terça. O chato de tudo é que ele vai acertando o carro, e quando o espanhol for treinar já pega tudo já bem ajustado. Ai é fácil e fica mais uma vez a impressão de que Alonso é o preferido da casa italiana. Por outro lado Rosberg já sente a pressão do alemão dentro da equipe. Ross Brawn é Schumacher até morrer. Rubinho já aconselhou o jovem piloto a deixar a equipe se quiser se bem na F 1.



Felicidades a todos!

BALEIA,V@UOL.COM.BR
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.