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COLUNA: BALEIA
Baleia


04/03/2010 - Quinta-Feira
Coluna do Baleia
 
Um começo fulminante

A Nascar viveu sua terceira etapa no final de semana passado, na terra do jogo (Lãs Vegas), e para desespero dos organizadores Jimmie Johnson venceu mais uma, foi a segunda vitória de três etapas realizadas até agora. Jimmie é o único tetra consecutivo da categoria e para horror da turminha que dá as cartas na grande vitrine do automobilismo americano o piloto da Hendricks começa uma temporada de maneira fulminante ao contrario das anteriores onde vinha sempre comendo pelas beiras e só no Chase mostrava sua força. E é onde realmente interessa, pois é ali que se define o campeão.

O Chase para quem não sabe é uma espécie de campeonato em cima do campeonato, depois de vinte e seis etapas somente os doze primeiros decidem o titulo entre si, é como um Play Off. Quem liderou a maioria das voltas na prova foi o companheiro de equipe Jeff Gordon, que se prejudicou nos finalmentes devido uma escolha errada na ultima, parada, Gordon trocou apenas dois pneus enquanto J J trocou os quatro, J J largou em 20º e venceu de forma incontestável.

No mundo das duas rodas a Super Bike realizou sua primeira etapa no circuito de Phillip Island, na terra do canguru. E Para surpresa geral o pole e vencedor da primeira bateria foi Leon Haslan filho do bom e saudoso Ron Haslan que corria com uma Moto revolucionaria no mundial de Moto GP nos idos de 97 e 98. Leon corria de Honda até ano passado e nessa temporada passou para Suzuki e para surpresa geral ambos moto e piloto foram impecáveis. As Ducatis favoritas vieram na segunda e terceira posições. O segundo foi Michel Fabrício. Vale salientra que a vitória só foi decidida no foto shaw, depois da bandeirada final passaram alguns segundos ou quase minutos para ser divulgado o resultado final.

A segunda bateria teve outra surpresa com a vitória de Carlos Checa outro veterano da Moto GP e que vinha vivendo um certo ostracismo na Super Bike. O segundo da segunda bateria foi Haslan seguido de Michel Fabrício, um duro golpe na marca italiana num circuito onde as suas motos pareiam invencíveis. A grande decepção foi a Yamaha, campeão do ano passado nas mãos de Ben Spys e que nessa etapa não conseguiu nada. As se há alguém decepcionado na categoria esse é o japonês da Ducati N. Haga que tinha o campeonato do ano passado nas mãos até o norte americano Spys começar a detonar a diferença entre ambos e no final vencer, Haga foi terceiro e quinto, na Austrália. Depois de tudo que viveu na temporada passada agora vê seu companheiro de equipe subir de produção e batelo nas duas baterias.

O mundinho do Verme Ecclestone a fabulosa F1, encerrou a pré-temporada. F 1 nas pistas agora somente no dia 12 de março no Bahrein. Para quem ainda não sabe os testes estão proibidos na categoria. E os que poderia ser feitos foram realizados na Espanha e divididos em três autódromos: Valencia, onde a Ferrari dominou duas seções em Jerez de La Fronteira onde deu Mc Larem e finalmente em Barcelona no autódromo e não na pista de rua, onde novamente deu Mc Larem. Foram quinze dias de testes e nesses quinze dias vimos algumas coisas estranhas. Tipo equipe da turma de trás andando na frente. Esse termo turma de trás tem que ser revisto, pois com a entrada das equipes estreantes teremos duas F 1 no Grid. Pois o pessoal que esta chegando agora tem ficado mais de cinco segundos dos ponteiros, até parecer ser de outra categoria.

Em 1987 a F1 viveu dois campeonatos no mesmo Grid, eram os carros aspirados contra os turbos. Tinha ate um troféu separado para cada categoria, se não me engano o nome do troféu era Jim Clarck, onde a Tyrrell se sagrou vencedora. Por ironia do destino o melhor resultado da Tyrrell não passou de um quarto ou quinto lugar, numa etapa atípica, onde muitos turbos ficaram pelo caminho. Agora viveremos outra competição onde teremos carros bem distintos no grid se bem que todos aspirados, A coincidência com aquela época é a de que todos os novatos estarão usando um motor Cosworth. E nas duas ocasiões esse motor foi um imperativo dos cartolas.

Uma coisinha me intriga nesses quinze dias de testes, a de a Ferrari dominou apenas a primeira seção, mas na opinião dos pilotos de varias equipes é o carro a ser batido. Piloto não é bobo, e sabem avaliar melhor do que ninguém a real situação vivida nos testes. Somente o alemão declarou em Barcelona que a Mc Larem vem com força. Para quem esta de fora a Mc Larem é o carro que mandou no final de três seções. Em minha opinião: Ferrari, Mc Larem e Red Bull estão muito próximas entre si. A Mercedes vem um degrau abaixo. Depois vêem Williams e um pouco atrás Sauber e pasmem Force Índia e Toro Rosso. Mas a grande verdade só vai aparecer no GP do Bahrein.
 
 
   
 

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