Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


01/04/2010 - Quinta-Feira
Coluna do Baleia
 
baleia.v@uol.com.br

GP da Austrália

Corridão, assim podemos definir a segunda etapa do mundial de F 1, para compensar aqueles que ficarão acordados ou acordaram para ver a corrida às três da manhã. Assim como no ano passado a prova foi bem disputada. É uma questão de traçado e contamos ainda com a presença da dona chuva que sempre é sínomino de emoção, desde a largada ate o final foi uma corrida de não deixar ninguém com os olhos fora do vídeo.

Como é tradição no circuito a primeira curva fez suas vitimas e de cara Alonso e o alemão ficaram e Button co-autor do entrevero se safou e continuou na prova. O maior beneficiado foi Kubica e o maior prejudicado foi o alemão que teve de ir aos boxes, contou ainda com a ajuda do Safety-Car que este ano é uma bela Mercedona inspirada na 300 SL asa de gaivota dos anos 50. Mas o grande lance da largada na turma da frente foi do Massa, que de quinto foi para segundo. Mais atrás Petrov também largou expecionalmente bem, ganhando nove posições. E japa do momento foi o mais uma vez traído por uma quebra do aerofólio dianteiro e virou passageiro de sua Sauber e que ocasionou um acidente feio e que por obra divina não houve vitimas. Kobayashi tinha tido esse problema nos treinos e bateu nas sessões de sexta e sábado, enfim também não era seu melhor final de semana..

Como na etapa passada Sebastian Vettel foi o pole e liderou a prova até ser traído por uma pane mecânica. Mas desta feita deu dó do alemãozinho, Pois sua performance era das mais eficientes. Vettel não merece esse castigo, mas vai chegar a hora de sua RB 6 não falhar e ai não vai ter pra ninguém. Mesmo sem ganhar o desempenho do carro da Red Bull já vem ganhando olhares nada amistosos das outras equipes. E pasmem Ross Brawn que ano passado fez um carro fora do regulamento é o primeiro a questionar a eficiência dos carros do energético. Mas isso é conversinha do paddock, ou seja, dor de cotovelo da turma.

Se Vettel foi traído mais uma vez, o Hamilton também se sentiu traído dentro de casa com a estratégia de sua equipe. Depois de largar no décimo primeiro posto e logo no começo fazer uma ultrapassagem por fora e humilhante em seu companheiro de equipe, a equipe mudou a tática de Button e na volta seguinte o trouxe para os boxes e colocou pneus slick em seu carro. Na hora foi prematuro, pois o inglesinho saiu da pista na primeira volta, mais logo depois essa tática se mostrou certa e Button ganhou varias posições por estar de slick.

E com abandono de Vettel, Button foi para liderança. E como sempre faz quando esta correndo sozinho na frente anda bem e economiza o carro, Mas se o lance é andar no meio do bolo ele se dá mal. Queimei a língua, pois nunca esperava uma vitória dele antes do Hamilton, que até agora parecia ser o queridinho da equipe e é mais piloto. Mas Hamilton não deixou barato e esbravejou contra quem traçou essa estratégia. E logo foi respondido pelo chefe atual da equipe. Será que Button vai conseguir o conseguiu na Brawn, ou seja, a preferência do chefão. Duvido mais que Hamilton esta com a pulga atrás da orelha ele esta, pois ele é ou era descaradamente o primeiro do time. O bairrismo inglês é enorme, e a política idem.

Essa etapa foi repleta de belas atuações de alguns pilotos. Citando alguns exemplos: Button teve sorte e soube aproveitar a chance, só venceu devido a quebra de Vettel mas sou economizar seus pneus e o carro, foi o piloto que mais andou com os pneus macios. Kubica foi beneficiado pelo acidente da primeira curva, onde ganhou varias posições e também pela Ferrari ao trabalhar mal no pit de Massa. Pilotou muito e deu outro animo a equipe Renault. Massa autor da melhor largada entre os ponteiros, mas não teve braço em algumas ocasiões quando a pista estava úmida e ainda foi atrapalhado por um péssimo pit-stop de sua equipe, teve o mérito de levar o carro até o fim com pneus ruins e segurar Alonso atras, teve um momento que quase perdeu o carro e conseguiu segurar, só por essa já valeu a corrida e podium! Alonso, depois da primeira curva parecia que sua corrida estava perdida. Andou muito e conseguiu manter Hamilton atrás no final, mas se não fosse Webber certamente não seguraria o impetro de Hamilton, Guiou muito e contou com um pouco de sorte (safetty car). Lewis Hamilton foi o piloto do dia, ninguém pilotou mais que ele, ninguém ultrapassou mais ou foi mais combativo, pena que não era seu dia. Foi demais, mas continua meio que Mansell, muito braço e pouco celebro, Fez uma bela monobra na 16ª volta e se enrroscou com webber na curva seguinte e sofreu um toque do mesmo no fim da prova. Webber é outro assim como Hamilton não merecia o lugar que chegou e foi o autor da melhor volta, a equipe o prejudicou ao deixar dar mais uma volta com pneus Slick, quando todos realizavam a troca. Mas Vettel por estar na frente tinha a preferência, normal. Schumacher só é citado pela sua péssima atuação, pois teve um dia para ser esquecido. Como eu sempre disse, e muitas criticado, se ele não estiver no melhor carro e andando sozinho na frente não sabe mostrar serviço. ( exemplo a temporada de 2005) o alemão decorou a traseira da Toro Rosso de Alguersuari.

Galvão Bueno. Como sempre soltou umas perolas. Na décima sexta volta inventou uma luz de freio para os bólidos da F1, era no carro do Massa, e na seqüência inventou uma chuva quando na verdade era a câmera do carro que estava suja e um minuto depois, na rodada de Webber ele enxergou um braço de suspensão quebrado no carro do australiano e tirou o piloto da corrida, só que Webber andou mais 42 voltas e foi um dos protagonistas da prova.


color="green">Felicidade a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.