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COLUNA: BALEIA
Baleia


12/05/2010 - Quarta-Feira
Coluna do Baleia
 
baleia.v@uol.com.br

CATALUNYA

A quinta etapa do mundial de 2010 foi bem monótona, como era de se esperar. O traçado e a configuração aerodinâmica dos bólidos atuais não permitem ultrapassagens. O ditado "Deus ajuda quem cedo madruga" tem sido válido nesta temporada, pois as corridas realizadas de madrugada foram mais emocionantes devido à presença da chuva, que não apareceu nesta etapa. Sendo assim, a Red Bull estendeu seu domínio na classificação e assustou a concorrência. As RB6 estão muito a frente dos demais. Já em corrida, a diferença é menor, mas o carro é superior aos demais.

A Red Bull tem o melhor carro, mas não lidera a tabela. Nem de pilotos e nem de construtores. A verdade é que o carro é mais rápido, mas quando não quebra sempre tem uma falhazinha da equipe para atrapalhar. Melhor dizendo, a equipe ainda não tem o nível e a organização que a McLaren e a Ferrari têm, ou seja, a estrutura tem que ser melhorada. Para sorte dos demais concorrentes.

O GP foi dominado por Mark Webber e, desde a largada, os quatro primeiros mantiveram suas posições. Mais atrás houve evoluções na largada: Massa ganhou duas posições, Barrichello cinco, Alguesuari seis, e teve a turma que andou pra trás, Kobayashi e Kubica. Depois da primeira volta, a situação só mudou na primeira parada de boxes. Schumacher ultrapassou Button na curva depois da saída dos boxes, pois a Mc Larem não realizou um bom pit. Assim, o alemão forçou para cima do inglesinho, levando a melhor.

Também nessa primeira curva, depois de sair dos boxes, Hamilton ganhou a posição de Vettel com a ajuda, sem querer, de Di Grassi. Vettel foi obrigado a sair da pista. A parada do jovem alemão foi uma das piores das equipes grandes, e essa mancada é que ajudou a provocar a perda de posição. Depois disso a corrida voltou a ser chatinha. Shummy e Button passaram o resto do tempo brigando por posições, o alemão defendendo, o inglês atacando, e Massa observando.

A outra disputa que durou muitas voltas foi entre Kobayashi e Petrov.
Kobayashi foi um leão na classificação, mais se deu mal na largada. Outra longa foi a guerra dos Nicos: Rosberg e Hunderberg. O primeiro era bem mais rápido, mas demorou achar uma maneira de ultrapassar o xará.

Como Deus queria agraciar a grande torcida espanhola, Alonso, que corria sozinho em quarto desde a largada e não tinha como melhorar sua posição a não ser que a sorte o ajudasse, viu dois competidores a sua frente sofrerem
problemas. Primeiro foi Vettel, que foi obrigado a realizar mais uma parada nos boxes depois de uma saída de pista provocada por uma falha aparentemente de freios. Depois Lewis Hamilton, que em outras temporadas tinha a sorte como aliada, desta feita foi abandonado por ela, na penúltima volta teve um pneu dianteiro estourado. E assim, do nada, o espanhol ganhou duas posições e foi ao podium para alegria dos cem mil torcedores presentes.

Com esse resultado, o espanhol abre dezessete pontos sobre Massa, e nosso piloto começa a ter uma atitude não compatível com a de um piloto da casa italiana, pois tem falado mal do carro e isso é pecado mortal em Maranello. E o pior é que ele sabe disso.

O alemão conseguiu de sua equipe um carro a sua maneira e fez sua melhor corrida em 2010. Mas, ao mesmo tempo, acabou com a corrida de Button e Massa. O carro alemão ainda é o pior dos quatro grandes e, para piorar, Rosberg não se achou com esse carro longo. Mas a chefia da equipe não quer nem saber do alemãozinho só do alemãozão. Pela lógica o chassi curto deve voltar em Monte Carlo.

Na classificação de sábado, houve dois fatos interessantes envolvendo os brasileiros Barrichello e Massa. No caso de Rubinho, depois de sua não qualificação ao Q2, um integrante da Williams chegou para o pessoal da equipe que fica na mureta dos boxes e acusou um determinado membro com o dedo em riste e com palavras nada carinhosas. No intervalo de uma seção da classificação, as câmeras focalizavam o carro de Felipe parado nos boxes com o piloto no cockpit, até ai normal. Nessa hora sempre tem uma tela para o piloto acompanhar os tempos e uma garrafa plástica com uma mangueira na ponta, essa garrafa normalmente tem a logomarca de algum energético. Mas a do Massa era uma cópia da lata do guaraná Antártica. Bem nacionalista nosso piloto.


Programação do GP de Mônaco:

1º Treino: SporTv – Quinta-feira: 5h
2º Treino: SporTv – Quinta-feira: 9h
3º Treino: SporTv – Sábado: 9h
Classificação: Globo – Sábado: 9
Corrida: Globo e Jovem Pan – Domingo: 9h


Felicidade a todos!
 
 
   
 

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