Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


16/09/2010 - Quinta-Feira
Coluna do Baleia
 
BALEIA

As conseqüências de Monza

A etapa italiana foi decisiva porem franca em emoções. Como era esperada essa corrida poderia mudar o rumo do campeonato, caso Hamilton ou Webber vencesse e Alonso e Button se dessem mal. Só que Fernando Alonso estava de bem com seu carro desde o primeiro dia de treinos. Para os Tifoses nada de melhor poderia acontecer. Uma machina na ponta e outra em terceiro. Isso já nos treinos. E o resultado repetiu na corrida.

Zica. Hamilton repetiu seu mal agoro com a tradicional pista Italiana. O inglesinho nunca se deu bem nesse traçado. E isso acontece com muitos pilotos de ponta ou mesmo campeões. Tem piloto que não se dá bem com certas pistas e em outras tem certa química em que tudo conspira a ser favor. Um exemplo, Senna e Mônaco ou Spa. A sorte sempre esteve ao seu lado nestas pistas e sempre o abandonou nos Gp's da França.

Sortudos. Como havíamos citado na coluna passada, tanto Alonso quanto Button, tinham nesta etapa uma corrida decisiva e os dois se deram bem. Os deuses da competividade, para sorte dos organizadores estavam ao lado dos dois e foram eles os protagonistas desta etapa. Pois com o sistema atual de pontuação tudo pode mudar de uma etapa para outra, a sorte dos cartolas é que o melhor carro do ano não pertence a melhor equipe.

Troca. Num exercício de imaginação: Pense se a RB 6 fosse o carro da Mc Larem. Esse campeonato não teria a menor graça. Não veríamos os erros grotescos como o da Turquia ou as péssimas largadas que tanto Webber e Vettel têm realizado quando estão na pole. Os pilotos da Red Bull donos da maioria das poles esse ano não tem aproveitado essa posição privilegiada em circuitos onde essa posição é quase uma corrida ganha.

Duvida. Houve um momento na etapa de Monza que me deixou desconfiando. Webber o piloto que ultrapassou mais pilotos na zona de pontuação durante a corrida, num certo momento da prova estava atrás de seu companheiro de equipe e era mais eficiente em seus tempos de voltas e estranhamente ultrapassou o companheiro de equipe, Vettel, e logo o alemãozinho foi ao radio e disse estar com problemas de motor.

Tática. Mas no decorrer da prova o motor não apresentou nenhum problema e estranhamente seu carro teve uma ótima performanse, e em momento algum apareceu alguma fumacinha como é normal em casos de quebra de motor. Mas com uma tática diferente de troca de pneus, que a equipe usou com Webber na Hungria, o alemãozinho terminou em quarto e Webber mesmo ganhando posições no braço foi apenas sexto. Ficou a duvida, será que a equipe atuou a favor de Webber naquele momento?

Risco. Outro lance estranho foi o arrojo de Massa depois da má largada de Alonso. Felipe disputou roda a roda com o espanhol a segunda curva da chicane e chegaram a se tocar e quem se deu mal nesse entrevero foi Hamilton que teve involuntariamente a porta fechada pelo brasileiro quando dividia com Alonso. O estranho que achei é Massa esqueceu que era o segundo piloto da Ferrari e poderia por a corrida do espanhol em cheque caso um toque maior tirasse o hispânico da disputa.

Lógica. O resultado de Monza não poderia ser melhor para Alonso e de quebra para Button. Apesar de Alonso ter ganhado na terra dos tifoses à lógica diz que a Red Bull volta com tudo em Cingapura. Monza era o pior traçado para os RB 6 e agora devem voltar com força total. O carro da Ferrai pelo que fez nos circuitos de rua até aqui é carta fora do baralho e as McLarem de um jeito ou de outro sempre acha uma maneira de ser eficiente. Mesmo quando estão ruins chegam ao podium, nesse tipo de situação com Hamilton.

Preferências. Hamilton e Webber são os dois pilotos de maior eficiência nesta temporada. E estranhamente tem hora que a McLaren parece trabalhar mais para Button do que para Hamilton. Já na Red Bull é declarado o favoritismo para com o alemãozinho, só que Webber tem demonstrado uma eficiência impar. Mas não tem nada mais evidente quanto a preferência da Ferrari para com Alonso.

Resto. Rosberg foi bem (5º) assim como o seu xará da Williams o 7º. Hulkenberg se mostrou um tanto quanto inseguro, mas chegou até a bandeirada. Kubica, Schumacher e Barrichello fecharam a turma que marca pontos.

Felicidades a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.