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COLUNA: BALEIA
Baleia


18/10/2005 - Terça-Feira
CHEGAMOS AO FINAL
 
Enfim na China se encerrou a mais longa temporada de F1 de todos os tempos, foram 19 etapas. E enfim tivemos um campeão que não é adepto dos chucrutes, mas não conseguimos nos livrar da era dos queixudos. Pois o espanhol também é portador de um queixo bem alongado. Desde 2000 não tínhamos uma cara nova como campeão e isso fez com que o interesse pelo esporte diminuísse muito. E acho que foi a melhor dos últimos anos.

E falando mais especificamente do GP da China o espanhol nos mostrou um lado novo de sua personalidade. Ao contar com um propulsor mais potente para está etapa, (pedido do Maliatore a Renault), o piloto fez a pole e manteve a liderança com folga. E com as entradas do Safety-Car sua estratégia se tornou imbatível. E assim como o alemão, ele sempre tem a sorte como aliada. Só que na China ela passou longe dele. Alonso não vencia desde o GP da Alemanha. Foram oito etapas fora do lugar de honra do Podium. Com esta vitória,ele deixou o eficiente Kimi, com um nó na garganta. Pois o Ice-Mam venceu sete etapas e o Espanhol no final também totalizou sete. Só que a volta mais rápida foi do Finlandês, mais uma vez.

Então porque Alonso foi campeão? É simplesmente por que o espanhol não marcou pontos somente em duas provas. No Canadá ele cometeu seu único erro de pilotagem, e no fatídico GP dos EUA onde não correu, assim como todos da Michelim. Mais fez vários podiuns. Isso chama regularidade, pois o carro da Renault nunca o deixou na mão. Salvo em Mônaco, (Problemas na suspensão, derretiam os pneus) quando ele ainda ele fez um quarto lugar.

E ainda o mala do Briatore o fez correr com o regulamento na cabeça. Ele só arriscou quando já tinha o titulo do mundial de pilotos no bolso. Foi vencedor no inicio da temporada, quando tinha o melhor carro, e depois se esforçou para manter no topo, e contando com a ajuda da rival Mc Larem. Sua corrida no Japão foi a melhor do ano. Apesar de terminar em terceiro. Já a vitória no GP da China foi mais um conjunto de circunstanciais que termiram bem para ele. A tal da sorte, alinhada a uma tampa de bueiro e duas entradas do Safety-Car.

E assim a Renault foi também campeã no mundial de construtores. Para meu espanto. Pois, a principio, os carros da Mc Larem sempre sobravam, quando não quebravam ou o Montoya dava uma das suas. Foram os vencedores nas ultimas sete etapas. Mas pensando bem, esse foi o titulo mais justo do ano. Já pensou se os Ingleses são campeões, quando o titulo de pilotos foi perdido pelas falhas da equipe e não do piloto.

E o Alemão. Parecia viver um final de semana de Pizzonia, que no meu entender, ficou sem lugar na F1. Apesar dos esforços da Petrobrás. Mas voltando ao Barão vermelho, ( Ex- Barão), Ex, talvez não, pois o Prost foi campeão em 1993, somente pelo carro que tinha. Ixe, e o alemão quando foi campeão sem um bom carro?

Acho que foi em1994, quando mandou Hill para o Guard Rail, pois apesar da manobra, ele tinha sido caçado durante o ano pela FIA, punições, para não ganhar o campeonato no meio dele. Mais o mais engraçado foi em 1998. Pois um acordo dos ingleses(Williams/Mc Larem) atrapalhou a conquista do titulo do alemão na ultima prova. Bem feito, pois ele sempre usou a política, para se favorecer. E pela primeira vez usaram a mesma tática contra ele, e os italianos. Em 1999 dançou de novo, Perna, e para seu maior rival desde as categorias menores. O Finlandês Mikka Haikoneim. Ele voltou a ter o melhor carro 2001,2002 e 2004.

Mas o começo desse papo foi o alemão em um dia de Pizzonia. E foi assim o seu Gp da China. Pouco antes da largada os pilotos, tem uns minutos para andarem na pista, desde que a cada volta passem pelos Boxes. E foi numas dessa voltas que o alemão resolveu estranhar uma Minardi.

A primeira vista isto é um erro, que só acontece com pilotos da Minardi. A principio os dois se deram mal e foram obrigados a usar o carro reserva. Para o alemão tudo bem, pois o seu estava lá prontinho e com as regulagens feitas para ele, como sempre. E a Minardi tinha carro reserva? Por incrível que possa parecer tinha. Só que as regulagens não erram para o Chistijan Albers. Depois ficou comprovado que o erro não era do Albers.

Mas o pior ainda estava por vir. Não que o alemão rodou em plena bandeira amarela. E depois do abandono, mais amarelo ainda ele confessou, “Estava com os pneus frios, e quando o Massa brecou eu também brequei e rodei”. Confesso a vocês, este tipo de erro, não poderiam ser de um piloto que conquistou o maior numero de vitórias e nem o maior numero de campeonatos.

Programa de domingo, (23/10). F Mundial - GP da Austrália; Moto GP- GP da Turquia;E a Nascar- etapa de Martinsville, todos no Sport tv, agora o horário só deus sabe. O certo é que a F Mundial será de madrugada. Esse canal é campeão. Anuncia um evento para um certo horário e passa noutro bem diferente. quando passa. E isso é Tv paga.

 
 
   
 

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