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COLUNA: BALEIA
Baleia


10/05/2011 - Terça-Feira
#4 GP da Turquia
 


Mais uma ótima corrida e das mais disputadas. As disputas porem  não envolvem a ponta. Pois esta tem dono o alemãozinho Vettel. De novo a durabilidade da borracha da Pirelli  e as novas regras ( Asa Móvel e Kers)  mexeram com a competividade. Nesta etapa houve um novo recorde de paradas de boxes, mais de 80. Vettel porem se safou das adversidades.

     Cerco. Seu companheiro de equipe Webber mais uma vez fez uma péssima largada, quesito em que foi acompanhado por Hamilton. Um detalhe que me chamou atenção foi o numero de carros com motor Mercedes que cercavam Vettel no grid de largada. E quem largou mais uma vez foi Felipe Massa.  E ainda fez uma ultrapassagem magistral ao final da primeira volta  ou inicio da segunda sobre uma Renault ou Lótus negra,( Heidfeld).

     Bem.  Voltas depois Massa consegue ganhar duas posições, as de Petrov e Shumy que se enroscaram  e Massa num lance de sorte conjugada com um bom reflexo ganhou as posições. Porem ao parar na décima volta, para sua primeira troca de pneus, começou seu calvário, pois após cada  parada a equipe o jogava mais para trás no grid. Por serem muito mal feitas. Na malásia a equipe já tinha jogado Massa para longe do podium.

        Indigesto. Antes de realizar sua primeira parada Massa ultrapassou  Hamilton na pista e entrou  nos boxes, onde foi  seguido pelo Hamilton.  Porem a Mc Larem trabalhou melhor que a Ferrari,  e o britânico saiu na frente. A equipe tambem errou com Alonso, porem em proporção menor. Massa perdeu para Alonso mais de sete segundos, no total das quatro paradas. Felipe gastou 1m 33s,500 nas suas paradas contra 1m 26s,121 de Alonso.

     Cego.  Porem só ele ainda não viu que a equipe trabalha apenas para o espanhol. Se você achar que estou exagerando é só conferir o twiter da Ferrari. O tempo inteiro só fala de Alonso nos treino e na corrida. Massa pode estar bem num determinado momento, mas o assunto é só Alonso.  É incrível como só têm olhos e palavras para o espanhol,  a coisa esta ficando descarada.     

      Repteco. Ano passado a Máfia Vermelha fez algo parecido. Massa chegou ate liderar o campeonato no inicio  por regularidade mas quando chegou a fase européia eles travaram Massa. E ai fazem de tudo para  Alonso se despontar e se algo der errado eles são capazes de absurdos como o da Alemanha de 2010. Porem sinto falta,  em Felipe, daquela garra de se superar nas classificações como fazia com Ice Mam.

     Falsidade. O desempenho da Ferrari em corrida surpreendeu ate os pilotos e a equipe. Ninguém dos vermelhos tinha um discurso otimista depois da classificação. Mas depois da prova o espanhol citou que a sua diferença para Vettel havia diminuído em relação as etapas anteriores. Na China era de mais de um segundo e na Turquia ficou abaixo disso.

Caseiro. As duas Mc Larem nos proporcionou ótimos momentos nesta etapa, pois seus integrantes se duelaram  em algumas ocasiões. Hamilton largou mal e lutou muito para se recuperar e  Button que se achava o econômico no desgaste de pneus adotou uma tática errada, se é que se pode dizer isso pois a equipe andou trocando pneus ainda em bom estado, segundo ele, e assim deixou  o piloto fazer um stint longo com o ultimo jogo de pneus. 

   Mudanças.  A equipe Mercedes ao contrario dos italianos conseguiram um bom carro para a classificação. Mas em corrida demonstraram que ainda tem muito o aprender. Seria interessante se as duas equipes trocarem informações. A Mercedes ensinaria a Ferrai como evoluir na classificação e a Ferrari mostraria como ser mais eficaz na prova. Porem isso é um cenário imaginável nos dias atuais. Mas só assim bateriam as criações de Newey.

   Sina. Barrichello tirou leite de pedra na classificação. Mas na corrida caiu na realidade. E fez apenas um décimo quinto. Na Williams a crise esta instalada. E cabeças já começaram a rolar. Mas o pior é que vai ser difícil consertar o erro de projeto. Para o carro andar bem ele tem que estar muito baixo. Há uma altura que seria abaixo do regulamento.

  Concluindo. Vettel venceu três de quatro etapas. E em duas dessas vitorias ele recebeu ajudas involuntárias, A primeira com Petrov  na Austrália e a ultima com Rosberg na Turquia. Pois esses pilotos largaram bem e seguravam pilotos mais rápidos por algumas voltas. Possibilitando Vettel abrir uma vantagem segura para os demais. Se na China a tônica foram três paradas na Turquia o ideal foram quatro. Ninguém falou do KERS fraquinho da Red Bull, mas da asa destroçada no acidente de sexta-feira. O estrago mostrou um pouco da composição dessa asa que é flexível e passa nos teste da FIA.

  Felicidades a todos!


 
 
   
 

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