Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


12/07/2011 - Terça-Feira
#9 - GP da Inglaterra
 


A etapa da Inglaterra ao contrario do GP da Europa foi mais concorrida. Porem o resultado final não transpareceu a realidade. A vitoria ficou com a Ferrari, e  quem acompanha esse esporte sabe que o carro italiano não tem capacidade para reascender uma disputa de igual para igual com os carros da Red Bull.

     Irreal.  A vitoria de Alonso foi incontestável: Porem ele contou com dois fatores extra pista para vencer. O primeiro foi um erro da Equipe Red Bull na segunda parada de Vettel, detalhe, eles erraram também com Webber. O segundo fator foi a atuação do Mansell moreno, Hamilton que segurou Vettel e  assim Alonso conseguiu uma boa vantagem sobre seu oponente direto. Desta maneira, Alonso conseguiu sua primeira vitoria de 2011.

        Aqui se faz e aqui se ...  Isso já aconteceu ao contrario com outros pilotos que ajudarão o alemãozinho a abrir de seu algoz e vencer em provas anteriores nesta temporada. De momento me lembro do GP da Austrália, onde Petrov fez o mesmo papel que Hamilton fez na Inglaterra. E Hamilton era o Vettel naquele dia. Ou seja, o piloto que foi preso por  um carro de menor desempenho e um piloto afim de mostrar serviço, enquanto quem liderava conseguia abrir e abrir sem ser incomodado por seu real perseguidor.

     Inacreditável. Na etapa Inglesa hora nenhuma a equipe Italiana fez alguma trapalhada nos pit’s de Massa. Uma boa novidade nesta temporada. E também como sempre não erram com o espanhol. E não podem mesmo, pois foi o hispânico que levou o Banco Santander para lá e esse banco paga uma furtunazinha para ter sua logomarca estampada nos carros vermelhos. Esperamos que os vermelhos realmente tenham aprendido como realizar uma troca de pneus, sem errar e de maneira rápida.

     Repeteco. Assim como em 2010, Webber e Vettel novamente tiveram suas desavenças no GP inglês. E vergonhosamente pela primeira vez a equipe do energético agiu como uma equipe tradicional do circo. Ao dar uma ordem via radio para que Webber não atacasse Vettel no final da etapa. A convivência fez mal á turma do Box da Red Bull.

     Vergonhoso.  Depois de tudo que a equipe, Red Bull,  pregou nas temporadas passadas ela agora agiu  como qualquer outra equipe do grid. Na verdade esse GP  foi mais disputado nos bastidores que na pista. Isso tudo devido a medida da FIA de tentar mudar as regras depois que o campeonato começou. E isso gerou varias reuniões e controvérsias.

    Vedete. Na Inglaterra a princípio os difusores aquecidos e ou difusores soprados ou ainda o termo mais usado do final de semana “escapamento aerodinâmico”. Foi o motivo de toda a discussão. A verdade é que o Verme Ecclestone não quer que o campeonato termine bem antes da prova final.

     Finanças. Pois do jeito que Vettel e a RB 7 vem dominando isso não demora a acontecer. Então para freiar a supremacia da dupla ( Vettel e RB 7), e não sofrer perdas financeiras com um campeonato decidido com oito etapas antes da final, resolveu-se Verme via FIA a mudar as regras para segurar o avanço do carros azuis. Mas se a Ferrari estivesse desenvolvido seu sistema a contento as regras certamente não seriam alteradas. O estranho é que com a mudança o carro que mais perdeu performance foi a Lótus-Renault, que na classificação ficaram longe do Q 3.

   Desencontro. Verme Ecclestone disse ainda na manhã do GP Inglês que se todas equipes concordassem a regra voltaria a ser a mesma do inicio do ano. Mas a Ferrari e Sauber eram contra. Porem depois da declaração do Verme, as duas equipes voltaram atrás e ainda no domingo e disseram que vão ser a favor da regra antiga. Já a FIA disse que vai reeditar a regra antes do próximo GP. Mas podem surgir novidades ou desavenças por parte dos italianos. Se bem que eles ainda estão embriagados com a vitoria de Silverstone.

   Destaques. As surpresas do qualifyng foram o sexto de Di Resta e o sétimo de Maldonado, posições que não ajudaram muito ao final da etapa. O décimo de Hamilton também foi destaque só que pela má posição. Mas na corrida ele como sempre andou muito e fez das suas, ele e Kobayashi sempre dão show. Sergio Perez conseguiu uma sétima posição no final a frente de Heidfeld e Schumacher que fizeram uma ótima corrida de recuperação. Alguersuari fechou os tops tens.

Felicidades a todos!

Baleia.v@uol.com.br

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.