Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


31/08/2011 - Quarta-Feira
#12- GP da Bélgica
 


A edição do melhor GP do calendário não deixou a desejar. Foi uma prova disputada e cheia de alternativas. Porém, o melhor carro e o melhor piloto se sobressaíram. Mesmo com um consumo excessivo de pneus, a equipe do energético soube como aproveitar as diversidades para se dar bem mais uma vez. Vettel, por questões extra-pista, estava sem vencer há três etapas, mas em SPA não há como mascarar um resultado. E por outro Newey cumpriu a promessa de melhorar o que já era bom.

     Mística. Esse autódromo é considerado um lugar sagrado para os amantes do automobilismo; ele possui uma mística, que transforma todos que têm algum contato com ela. E pensar que o “Verme” já o deixou de fora do calendário por questões financeiras. Segundo a Radio Paddock isso pode acontecer novamente. É um grande absurdo, mas é essa a maneira que o asqueroso encontra para ganhar mais Euros.

    Revezamento. O plano é revezar com o GP da França, que já não é realizado há algum tempo, pois acontecia na péssima pista de Magny Cours, e agora será em Le Mans, que até outro dia era de propriedade do “Verme” e agora foi vendida para os novos organizadores do GP França.

      Verme. Esse negócio foi feito por ser caucionado a realização de corridas no bom e velho traçado francês. A França nunca deveria ter ficado de fora, tem tradição e bons autódromos, o ruim era onde era realizado, mas era o que pagava mais para o “Verme”.

     Hungria. Até ai tudo bem.  Mas fazer um revezamento entre Le Mans e Spa já palhaçada.  O que deveria acontecer então é a França revezar com a Hungria, que tem uma péssima pista. O certo, no entanto, seria ter a França permanentemente no calendário, já que ela é parte da F-1 desde o início. E sim, as pistas do oriente é que deveriam estar nesse revezamento. E não um país tradicional como a França. Mas a turma do oriente enche os bolsos do mala, e assim boas e tradicionais pistas vão ficando para trás .

     Sempre. SPA tem que ficar no calendário, e nós, torcedores, temos que lutar e fazer com que o mala entenda que certas coisas são imutáveis e o dinheiro nessa hora não pode falar mais alto. Depois dessa raiva toda do revezamento de Spa, tenho que falar da prova de 2011. Vettel e sua equipe conseguiram mostrar que mesmo com um alto consumo de pneus dianteiros no início da etapa, eles deram o golpe crucial, ao mandar o alemão para a troca de pneus assim que o Safety car entrou.

    Tacada de mestre. Essa atitude possibilitou a Vettel,  mesmo com uma parada há mais, passar seus adversários e ainda construir uma vantagem num momento crucial para a corrida. Weber e Button começaram mal, mas se valeram de uma ótima estratégia e desempenho para chegaram ao podium. O bom dessa corrida é que foi cheia de alternâncias. Em alguns momentos parecia que teríamos uma vitória de Alonso. Mas como o QI de quem traça as estratégias da Ferrari há tempos deixa muito a desejar, o resultado foi completamente diferente.

     Desleal ou afoito. Alonso fez uma ultrapassagem que um companheiro de equipe normalmente não faz com o outro. A manobra do hispânico desestabilizou Massa que, na seqüência, perdeu sua posição para Hamilton. Quero ver o dia, e vai acontecer ainda este ano, quando for  Massa a realizar este tipo de manobra. Tenho certeza que a mídia espanhola vai crucificar o brasileiro e também a assessoria de imprensa da equipe italiana.  Espero que nosso piloto ainda possui um pouco de vontade e dê o troco.

    Macho. A cena mais ousada da corrida foi a ultrapassagem de Webber sobre Alonso na EUA Rouge. Por pouco muito pouco os dois não viraram estatística. E Foi o australiano quem se deu bem no fim. Alonso tentou intimidar até o ultimo centímetro possível porem Webber não aliviou. Se o espanhol não sede, certamente os dois não estariam vivos.

    Amargo. Depois da classificação parecia que os brasileiros teriam um motivo para comemorar no domingo. Senna havia conseguido uma ótima sétima posição e Massa  o quarto posto bem a frente do espanhol. Senna acabou com sua corrida depois de 200 metros da bandeirada e Massa que chegou a andar em terceiro foi só despencando na tabela como sempre esse ano. Estamos sem quem para torcer. É triste ver Massa perder posições e lutar lá trás e quase sempre com o Rosberg que resolver ser uma parede para Massa em varias provas.

   Triste. Alguersuari fez a melhor classificação de sua carreira, porem Senna acabou com suas chances logo após a largada, o espanhol não conseguiu perdoar o novato brasileiro. Schumacher fez sua melhor apresentação na Mercedes. Saiu em ultimo e terminou em quinto uma posição a gente de Rosberg. Alonso nadou muito e morreu na praia, já Adrian Sutil repetiu o ótimo resultado da Alemanha e sempre correu entre os top tens. Petrov conseguiu um nono posto. E Maldonado conseguiu seu primeiro pontinho na F1. Massa conseguiu o oitavo posto depois de ter largado em quarto. Um pnueu furado ajudou a escalada morro abaixo.



Felicidades a todos!


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.