Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


22/12/2011 - Quinta-Feira
A Dança final 1
 


Final de temporada e quase todas as vagas definidas nas equipes. As principais já estavam definidas faz tempo. E restou  a turma do meio do grid para trás para definir seus pares.  Vagas hoje só uma na Williams e outra na Hispania. Vergonhosamente as equipes hoje com poucas exceções estão à caça de pilotos que trazem patrocínio e assim não necessariamente quem realmente é bom de braço e assim criou-se um verdadeiro leilão e ou um jogo de interesses, conquistar uma vaga nas equipes medianas ou pequenas.

     Triste Verdade- Para falar a verdade somente Mc Laren e Red Bull não foram seduzidas por algum tipo de interesse financeiro, para renovar seus pilotos. A prima dona da categoria contratou Alonso ano passado e junto com ele veio um senhor aporte financeiro de um banco espanhol. A Mercedes não recebe nada de patrocínio de seus pilotos, mas esta se valendo do Marketing que é ter Schumacher de volta na categoria, que mesmo quando não anda bem é noticia em todas as etapas.

    Uma a uma. Portanto vamos analisar as equipes uma a uma. Começando é claro pela melhor, a do energético.  Logicamente Vettel se manteve. E Webber também. Mas Webber, que não fez nada em 2011,  não seria uma escolha lógica.  Ainda mais depois que deixou  vazar que se machucou de bicicleta no final da temporada passada quando era ponteiro do campeonato. Penso que se Toro Rosso existe como seleiro de novos pilotos para a Red Bull a lógica seria promover  Sébastien Buemi ou  Jaime Alguersuari para equipe de principal no lugar do australiano.  Porem deve existir coisas que o grande público, nos, não temos acesso

     Mc Larem.  Os ingleses começaram o ano nos surpreendendo, pois foram péssimos nos testes da pré temporada. E se mostraram melhores  que a arqui rival italiana no decorrer do campeonato chegando a ganhar seis etapas enquanto os italianos conseguiram ganhar apenas uma e ainda assim com ajuda de uma restrição de regulamento, GP da Inglaterra,  e  já na etapa seguinte, pra frente quando tudo voltou ao normal , os  vermelhos não ganharam mais. A grande surpresa na equipe foi o desempenho de Button que conseguiu superar Lewis Hamilton em 2011. Situação impensável antes. Porem Hamilton mostrou uma face desconhecida de muitos em 2011. Tem um ditado que explica isso segundo a radio paddock.

   Ferrari. Os italianos foram à grande decepção de 2011, Todos sabiam que os carros de Newey eram os melhores porem sempre se espera uma temporada com os italianos brigando pela ponta. E o resultado no final do campeonato foi Alonso em quarto e Massa em sexto. Massa quase sempre perdeu na disputa direta com Alonso e ainda achou um inimigo extra, um Hamilton descontrolado e como sempre veloz, Hamilton se atracou com Massa em varias etapas e com o brasileiro se dando mal na maioria delas. 2012 será crucial para o brasileiro. Muitos meios de comunicação vivem colocando um substituto para o lugar de Massa em 2013. Claro que sempre com algum interesse por trás. Mas nosso piloto ainda esta lá até hoje porque seu padrinho é nada mais nada menos que o presidente da FIA e ex-chefe da equipe vermelha. Aquele que a tirou do limbo.

     Mercedes. Nada muda na equipe alemã a não serem contratações do estafe parte técnica. Os pilotos são os mesmos Schumacher e Nico Rosberg.  E Rosberg mais uma vez foi melhor que Shumy na tabela dos pontos. Porem o velho alemão ainda é uma estrela e atrai  os holofotes para a equipe prateada, A equipe não tem um bom chassi, porem é dona do melhor motor do grid atual. Para desespero do Kimi que perdeu o campeonato de 2005 porque o motor alemão não era resistente.

  Espaço. Por falta de espaço, na semana que completaremos o comentário. Pois foi nas equipes restantes onde realmente houve mudanças significativas e surpreendentes na dança das cadeiras. E até lá a vaga da Williams deve completada, as chances de Suttil são grandes, mas nada está fechado até o momento. O alemão quer um contrato de um ano apenas e os ingleses querem mais. Na verdade querem é ganhar mais para assinar por um ano.

Felicidades a todos!

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.