Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


14/02/2012 - Quinta-Feira
O time dos nórdicos
 


No mundo das competições há motor existem duas categorias que são mais exigentes que as outras. Nas quatro rodas o WRC, que é o mundial de Rally e nas duas rodas o Moto Cross e Super Cross. Tanto numa categoria como na outra os pilotos são obrigados a se adaptarem a pista que muda de volta há volta. No mundinho do Rally temos corridas em diversos tipos de piso. E isso é  o que destaca uns dos outros, ser competitivo em todos tipos de solo.

        Suécia. No final de semana passado aconteceu o Rally da Suécia. Onde teoricamente os pilotos nórdicos é que se sairiam bem. E realmente o espetáculo foi deles. Mas como toda regra tem exceção o opta campeão Sébastien Loeb já conseguiu se sagrar vencedor em algumas ocasiões. Mas ano passado e neste ano foram dos nórdicos a vitoria. Como sempre ocorre, Loeb é que consegui ser exceção.

      Domínio. O finlandês Jari-Marti  Lativala, que é piloto da Ford, aprendeu com o erro da primeira etapa em Mônaco, onde se acidentou logo no inicio quando era líder. Por ser  afoito demais  jogou fora uma vitoria que acabou nas mãos do grande Loeb. Porem na Suécia parecia que ele tinha assimilado o erro de Mônaco e era um pouco mais cauteloso. Liderou desde o primeiro dia e tinha uma boa vantagem. Porem no ultimo dia e no penúltimo estagio ele novamente passou dos limites e por sorte não perdeu mais uma vitoria.

      Sorte. Justamente no final o ótimo piloto do gelo Latvala parecia que continuaria a sina de azarado ou afoito demais.. Latvala vinha  rápido e numa derrapagem achou uma pedra pelo caminho e teve seu carro estragado porém em condições de prosseguir mesmo que num ritmo lento. E seu mais próximo perseguidor, Mikko Rivornen, outro da turma do gelo,  não ganhou graças a boa diferença que Lativala abriu anteriormente. Rivornen  sofria com uma escolha errada de pneus. E  assim acumulou  uma desvantagem de 35s.Depois da pedra, Latvala chegou a ter 8 apenas segundos sobre Rivornen. Porem os pneus  continuaram a atrapalhar Rivornen e no final a diferença foi de 16 segundos.

     Coincidência. A mesma pedra que Latvala achou, também foi a protagonista de uma avaria do carro de do ultimo campeão antes da era Loeb. Peter Solberg, que também é da Ford, teve seu desempenho comprometido depois de achar a tal pedrinha que adorou os Fiestas oficias do WRC .

     Ice Mens. O podium foi ocupado pelos pilotos do gelo. Lativala ( Ford), finlandês em primeiro. Rivornen compatriota e hoje correndo pela Citröen foi segundo. Mads Ostberg (Ford)  da Noruega foi terceiro e Peter Solberg (Ford) quarto. No quinto posto Eugeny Novikov (Ford), um Russo que também é acostumado no gelo.  O primeiro que  não pertence a turma do gelo foi Loeb. Que nesta etapa se enrolou no primeiro dia e depois de uma ótima recuperação saiu da pista no ultimo dia e assim não conseguiu mais que um sexto posto. Entre os dez primeiros sete carros eram da Ford. Dois Citröen e um da Mini.

       F1.  Se o WRC realizou sua segunda etapa a F 1 fez apenas seu primeiro treino dos três programados para a pré temporada. Foram quatro dias no circuito de Jerez na Espanha. E pelo que vimos os italianos vão ter muito trabalho pela frente para conseguir fazer do carro 2012 um carro competitivo. Os três primeiros dias foram de muito trabalho para Massa e Alonso. No ultimo uma jogada de marketing dos macarrônicos. Que utilizaram pneus macios e algumas gotas de gasolina e fizeram o melhor tempo do dia.

     Velho. O melhor tempo desses treinos de Jerez foi conseguido por um carro do ano passado a Mercedes de Rosberg. O que nos dá uma mostra de que este primeiro treino não foi de muita valia para o desempenho dos carros novos. Pois um carro velho com algumas peças novas conseguiu Sr mais eficiente do que os carros novos. 

     Novo. O modelo 2012 da marca da estrela será apresentado em Barcelona no dia 21de fevereiro. Michael Schumacher terá a honra de estrear o carro novo na pista no mesmo dia. Para Rosberg sobrou a honra participar das sessões fotográficas da apresentação para a imprensa na manhã do dia 21. 

   Bonito. O único carro de 2012 que é bonito é a Mc Laren os demais sofrem do mal do bico degrau. A equipe inglesa foi à única que conseguir realizar um carro de bico baixo sem ter que apelar para o bico em degrau. Pois já vinham a algum tempo trabalhando com cockpits bem baixo. Resta sabem se seu trabelho será eficiente. Em Jerez os carros ingleses tiveram um desempenho tímido. O mais me parece que estão escondendo jogo.

  Surpresas. O carro da Lotus, ex Renault, surpreenderam positivamente. Assim como Kimi também surpreendeu a equipe. Seu relacionamento com os integrantes da equipe tem sido uma boa surpresa. Os carros da Force India forem bem assim como os da Toro Rosso. A RB 8 de Newey não andou muito e nem fez temporais como sempre, estão na moita.O piloto que mais treino foi Senna. Que realiza um trabalho com o carro e consigo mesmo para familiarizar com o carro.

Felicidades a todos!

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.