Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


28/03/2012 - Quarta-Feira
#2= GP da Malásia
 


Atípica, inesperada, surpreendente, caótica, são vários os adjetivos para classificar esta etapa. O que aconteceu na bandeirada final, na realidade, foi o dia da zebra. È o dona zebra resolveu passear no território malaio. Ninguém em sã consciência apontaria Alonso como o vencedor da etapa antes da bandeirada. E zebra maior foi a segunda colocação do mexicano Sergio Perez.  Que pelo rendimento na etapa era para ser o dono do primeiro posto. Porque foi o de melhor velocidade, mas na F1 nem sempre o mais rápido vence.

        Derrota. O terceiro de Hamilton soou mais como uma derrota. Como o carro mais equilibrado do grid pode perder para dois carros médios?  No caso da Ferrari uma cadeira elétrica sobre rodas. Porem o espanhol sabe como poucos tirar desempenho de seu carro na hora em os bons não se entendem com seus equipamentos e cometem erros de toda espécie. O acerto dois Mc Laren eram muito diferentes. Isso ficou evidente no terceiro trecho na classificação onde suas medias eram muito distintas no ultimo setor. Hamilton usou um acerto com pressão aerodinâmica e era lento neste trecho e melhor no primeiro. Por isso na chuva ele sofreu mais que os outros.

     A responsavel. Na verdade quem é responsável por esses resultados anormais é uma velha conhecida nossa a dona chuva. Porem os dois por sorte e alguma habilidade extra, fizeram quase tudo certo. No caso do hispânico ele (a equipe)  fez tudo certo na estratégia e ainda contou com o erro do oponente na hora H.No final, com a pista seca, a Sauber era mais rápida que a Ferrari. Mais uma prova que este chassis de 2012 é uma lastima.

        Conversinhas.  As mas línguas insinuaram que a vitoria do espanhol contou com ajuda externa. Pois Perez errou depois de uma comunicação via radio, que pedia para ele ser prudente, pois os pontos do segundo posto eram de muito valor para a equipe. Essa balela toda é porque a Sauber é uma velha parceira da Ferrari e usa os motores macarrônicos em seus bólidos. Porem Alonso é osso duro e ultrapassá-lo é tarefa para poucos no grid atual. Maldonado viu isso na corrida passada. E o Bi- campeão Vettel sabe bem disso, pois toda vez que ficou atrás do espanhol em 2010 não conseguiu superá-lo e com um carro bem melhor.

       Surpreendente. Porem o que mais me chamou a atenção nesta etapa é que na verdade essa era uma corrida em que o vencedor deveria ter sido Sergio Perez. Que é apenas um piloto pagante e que sempre que conseguiu uma boa posição foi devido as estratégias suicidas que sua equipe  as vezes adota com ele quando a situação já não das melhores. Tática que a Mc Laren usou com Button em algumas etapas no ano passado. Koba sempre dá pau nele, porem a equipe trabalha para o mexicano. Já vi esse filme antes!

      Outras surpresas. A largada do Kobayashi foi demais, pena que ele ficou pelo caminho. Vergme e Karthikeyan chegaram há entre os lideres depois do Safety Car, porque usaram pneus de chuva desde o inicio. Porem Button num momento de Hamilton acabou com a corrida do indiano e a dele próprio. Maldonado e Grosjean mais uma vez não viram a bandeirada final. Maldonado por quebra e motor e Grosjean por um erro seu e  que prejudicou o alemão. Que ainda conseguiu uma décima posição com o abandono do venezuelano. O carro alemão continua com a velha mania de destruir os Pirellis. O carro vai bem nos treinos devido a seu duto aerodinâmico, por enquanto exclusivo, e destrói a borracha italiana nas corridas.

   Os nossos. Massa mais uma vez teve um final de semana para esquecer se é que vai conseguir. Enquanto seu companheiro de equipe conseguiu levar a carroça italiana a vitoria ele foi apenas décimo quinto. E viu seu companheiro se tornar o líder do campeonato. Enquanto ele não tem nenhum ponto. A media do Alonso foi de 1.54,495 e Massa 1.55,967. Senna se redimiu nesta etapa, pilotou bem fez varias ultrapassagem e marcou seus primeiros pontos na Williams com o sexto lugar. E deu um banho no companheiro de equipe. Na etapa passada ele perdeu mais de 2 segundos ao companheiro na media das voltas e nessa ele superou companheiro de equipe.. A media de Senna foi de 1.55,064 e a de Pastor foi de 1.56,29.

   Ice Man. Kimi não perdeu a mania de fazer a melhor volta da corrida, e conseguiu de novo e num carro que não faz parte do G4, ainda. A segunda melhor volta foi de Webber. O surpreendente Perez foi o terceiro e Vettel o quarto. Outra surpresa foi a quinta marca ser do Senna. Por falar no Vettel parece que ele sentiu o golpe de não ter o melhor carro nas  mãos e se perdeu etapa malaia. Já o Webber correu como Webber e terminou no quinto posto. Não sou fã do Alonso, porem ele tem sorte pilota muito e sabe como poucos manter uma posição. Todos no grid sabem que a Ferrai desse ano é péssima, porem depois da etapa malaia a liderança do mundial é do espanhol. Algo impensável dias atrás. Parabéns pra ele.

    Tio Sam. Nos EUA a F Inddy realizou sua primeira etapa e para nossa alegria Helinho Castroneves levou o caneco. Kanaan abandonou por falha elétrica quando estava numa boa situação na etapa. Helinho pilotou muito e com eficiência foi rápido e preciso. Essa corrida marcou a estréia do Barrichello nos states. Sua corrida não foi o que esperava e terminou em décimo sétimo depois de uma pane seca. O novo chassi da categoria, Dallara DW 12, não agradou a todos e vários carros apresentaram falhas. Parece que o motor Chevrolet é superior aos demais, pelo menos nesta etapa.



Felicidades a todos!

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.