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COLUNA: BALEIA
Baleia


18/04/2012 - Quarta-Feira
#3 - GP da China
 


O grande premio Chinês acabou de forma surpreendente, ou seja, a vitoria ficou com um carro e piloto que não era o favorito apesar de ter largado na pole.  Como todos sabiam  o carro alemão era bom nos treinos, por usar o duto aerodinâmico, e ruim no decorrer de uma corrida. Foi assim nos dois primeiros GP’s. Porem na China o carro que mais deteriorava os P Zero da Pirelli ganhou a corrida com duas trocas (voltas 13 e 34)  enquanto os maiores rivais optaram por três trocas. Como explicar o inexplicável?

     A lógica diz que o traçado chinês mudou o consumo da borracha italiana no carro alemão. Invés de desgastar os dois pneus traseiros as flechas  de prata estavam  consumindo apenas o dianteiro direito assim como os demais participantes. Certamente devido a boa velocidade que a grande reta proporciona e também os trechos de alta do circuito que contribuem para abaixar a temperatura dos pneus. A Verdade é que novamente deu zebra, não tão grande como na malásia, porem pela lógica Button, seria o vencedor desta etapa, mas o destino e os mecânicos da Mc Laren  mudaram o script, e facilitaram a situação para o filho do Keke.

        Morna. O GP chinês foi meio sem sal. Isso ate o terço final da etapa. Devido a estratégias diferentes e ao erro do mecânico da Mc Laren a corrida teve um desfecho diferente há 20 voltas para o final. Formou-se uma fila indiana com uns dez pilotos. E no meio deles Button e Hamilton com os carros mais rápidos. Porem tinha o transito como inimigos e pilotos  com táticas diferentes e tentando economizar pneus para chegar ao final

       Mecânicos. A turma da Ferrari mudou radicalmente. Ano passado, eram os piores entre as equipes de ponta. E neste ano tem sido os melhores. Batendo todos no grid. Já a turma da Ferrari que atua junto ao muro dos boxes, continua na mesma só faz merda.  Massa partiu para duas paradas e mesmo usando pneus macios na ultimo stint,  ficou apenas com um décimo terceiro posto. O mesmo pode se dizer da Lotus- ex Renault- que errou na dose e deixou o bom e combativo Kimi Räikkönen sem pneus no final da etapa. Por outro lado acertaram em cheio com o Romain Grosjean.

    Graça. A graça desta etapa como disse antes aconteceu nas ultimas 18 voltas formou-se uma fila e no meio dela tinha carros rápidos e algum economizando borracha. E isso foi o que deu graça a esta corrida. Aconteceram boas disputas e algumas ultrapassagens legais. A tática de alguns anos para cá sempre faz diferença. E em alguns GP’s até esta parecendo F Inddy. Como já disse antes esta etapa era do Button porem fatores extra pista o empurraram para o segundo lugar.. O mais interessante é que o melhor carro da temporada não ganhou as duas ultimas etapas. Se usássemos  apenas a lógica os Mc Laren tinham vencido as três etapas do campeonato.

   Historia. A vitoria de Nico Rosberg na China pode ser considerada uma marca na trajetória da equipe alemã. A ultima vitoria de um carro da equipe aconteceu com J. M. Fangio em 1955. O carro era a W196, carro que hoje é raríssimo e uma lenda. Por falar na marca da estrela, a estrela da equipe (Schumacher) teve a corrida perdida devido há um erro humano na primeira troca. O piloto foi muito gentil ao comunicar seu abandono via radio. Se fosse um piloto latino a informação certamente seria mais apimentada.

        Destaque. Boa parte da mídia especializada enche a bola do Perez. Mas o grande piloto da equipe Sauber é Kamui Kobayashi. Que nesta etapa largou da segunda fila, porem fez uma péssima largada e terminou em décimo. E ainda foi o autor da melhor volta. Perez mostrou seu lado egoísta ao tentar jogar Koba para fora do traçado no meio da reta. Vergonhoso. Mas é o Perez quem traz dinheiro para a equipe e assim ele se acha dono do pedaço. Vettel e a Red Bull continuam no páreo, mas nem de longe conseguem a performance do passado. Webber tem sido mais eficiente que o alemão.

     Queimada. Muito inclusive eu, queimaram a língua com o desempenho do Senna. Pois desta feita não houve chuva outro fator extra pista e o resultado foi na pista mesmo. Novamente o piloto brasileiro terminou nos pontos e a frente de seu maior rival o companheiro de equipe. Sétimo posto para o nosso representante. Já o outro representante nosso melhor nem comentar. Carro ruim e o piloto vive uma fase péssima.

    Medias. Como sempre as medias de cada piloto nem sempre traduzem o resultado final. Button foi quem alcançou a melhor media do dia, 1:42.680. Duas grandes surpresas a quinta posição de Vergne com 1:43,023e Vettel conseguindo apenas a nona posição com 1:43.108. Vergne na prova foi apenas décimo sexto e conseguiu ter a quinta media, muito estranho. Já Vettel chegou na quinta posição. Kobayashi conseguiu a sexta melhor media.

Felicidades a todos! 


 
 
   
 

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