Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


02/05/2012 - Quarta-Feira
O nascimento de uma estrela
 


As competições do final de semana passado começou logo as 6:00hs.  da manhã com o mundial de motos. Tivemos ainda a quarta etapa do WTCC, na Eslováquia Na Alemanha vimos à abertura do mundial de DTM. E em terra nossa a etapa de São Paulo  da F Inddy. E varias outras competições pelo mundo a fora.

    Moto3. Essa foi a segunda etapa dessa nova categoria que corre com motos 250 cc. Mono cilindro de quatro tempos. 34 motos largaram e apenas dezessete chegaram, ou seja, a metade do grid ficou pelo caminho. A formação do  grid era uma surpresa, um novato Alex Rins na pole enquanto Maverick Vinales era nono e Romano Fenati décimo, os dois que protagonizaram um ótimo duelo na etapa de abertura.

Dada a largada vimos uma ótima e acirrada disputa pelas primeiras posições e  um festival de tombos, pois a pista esta meio molhada e tinha apenas um trilho seco e fora dele a aderência era mínima. Fenati que largou da décima posição logo estava entre os ponteiros e após uma errada de Rins ele assumiu a ponta. Vinales também errou, caiu para 22º, lutou muito e ainda conseguiu um sexto posto. Luis Salom e Cortese completaram o podium.O retrospecto de Fenati: Duas corridas um segundo e uma vitoria e ele tem apenas 16 anos.

     Moto 2. Marc Marque, líder do campeonato, largando na pole e correndo em casa era o favorito, porem largou mau e teve de brigar para reverter a situação. Outro favorito Andrea Iannone classificou mal, 13º e também largou mal. Assim como a moto 3 a corrida foi daquelas de não tirar os olhos do monitor, muitas disputas e varias brigas ferrenhas por posições. A prova foi interrompida um pouco antes do final devido à chuva. A vitoria ficou com Pol Espargaro. Marques e Tomas Luthi completaram o podium. Iannone estava irreconhecível e ficou apenas com a décima quarta posição.

   Moto GP. Pole de Lorenzo da Yamaha e Nicky Hayden da Ducati em terceiro. Como Hayden conseguiu colocar a moto italiana entre os três primeiros, todos se voltaram para Valentino Rossi que com o mesmo equipamento largou apenas da décima terceira posição. A moral do deus italiano já não é a mesma depois que sentou na Ducati e agora com essa surra do companheiro de equipe a coisa ficou pior.

Na corrida vimos como sempre Pedroza largar como um foguete. E como sempre depois de algumas voltas foi superado. Stoner que largou da segunda fila foi aos poucos superando todos e ainda abriu uma boa vantagem. Mas no final perdeu a vantagem e parecia que ia dar Lorenzo novamente. Porem o australiano conseguiu segurar e ficou com a vitoria. 

   Da marginal. A Inddy realizou três etapas em São Paulo e as três etapa foram vencidas por  Will  Power da Penske. Os brasileiros não tiveram um bom dia. Helinho foi o melhor ao conseguir o quarto posto. Essa categoria tem uma mania de estratégia de combustível e nem sempre vence quem é o mais rápido. O Paul Di Resta iria se dar muito bem nesta categoria. Os organizadores dizem que 40 mil pessoas compareceram ao Anhembi para assistir o evento. O mico do ano foi a champagne que não abria no podium.

   DTM. Se no circuito da marginal quarenta mil pessoas  acompanharam a prova da Inddy o que dizer do público da primeira etapa do DTM em Hockenheim, cento e quarenta mil pessoas. A DTM agora com uma terceira marca envolvida na disputa, Fora vários anos só de Audi e Mercedes agora a BMW entrou na briga e atiçou o público alemão. A vitoria ficou com a turma da estrela. As BMW’s não foram bem. Augusto Farfus nosso representante do time da Bavária errou a entrada dos boxes e terminou apenas com a décima quinta posição.

  Mugello. O cirquinho do Verme realiza treinos coletivos na Itália. É a primeira vez que acontecem treinos durante a temporada depois que Max Mosley restringiu os treinos da categoria. Esses treinos são a esperança da equipe Ferrari que não fez um bom carro e vai utilizar esses testes para evoluir um carro praticamente novo. Só que São Pedro não deixou as equipes andarem muito no primeiro dia, terça-feira 1º de maio,

Felicidades a todos!


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.