Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


20/06/2012 - Quarta-Feira
O lado negro do Circo
 


Semana  passada, a CVC, empresa que detém os direitos comercias da F1, nada a ver com a agência de viagens que temos por aqui com o mesmo nome, vendeu parte de suas ações para um grupo de investidores. Foi vendido algo em torno de $500 milhões do valor da categoria para os investidores, Waddell & Reed Investment Management Company e o Ivy Investment Management Company.

          Mês passado, a mesma turma  já havia anunciado uma compra conjunta na participação  da F1. Depois da nova aquisição, o grupo tem  20,9% de participação. Segundo a radio Paddock, as ações hoje valem algo em torno de  $9,1 bilhões de dólares. Se bem que algumas fontes fazem esse calculo em Euros.

            Duvida. O que não dá para entender é que quem manda no circo é o Samsonite,  Primicia ou Le Postiche, como queiram, do Verme Ecclestone e não a CVC, isto é, na pratica.. O que parece é que isso tudo é apenas  mais uma fachada do Verme. Pra se ter uma idéia dessa pizza em questão de números, essa CVC usou cerca e $2 bilhões para ter controle total da F1 nos idos de  2005 e 2006. Agora com a venda de  mais ou menos 20% da categoria, a CVC  recuperou quase todo o dinheiro investido.

        Aqui. Esse tipo de negociação lembra alguns políticos brasileiros e até mesmo alguns agiotas daqui que se disfarçam de empresários, construtores e  advogados e ainda proprietários de instituições de ensino ou fazendeiros. É o lado podre do ser  humano que  põe o dinheiro a frente de tudo em qualquer situação. Não tem distinção de  raça ou credo, eles simplesmente existem. São capazes de tudo por dinheiro e se fingem de honestos. Mas não perdoam nem a mãe.

       Para ser justo. A maioria simplesmente não gosta de realizar nada, eles apenas gostam de se apropriar sem realizar ou trabalhar.  Nesse quesito, o Verme conseguiu ser diferente. Ele conseguiu organizar o que era uma zona. Depois de pôr a casa em ordem passou a administrar grandes somas,inicialmente com os direitos de TV,  porem em proveito próprio. Só que depois disso achou que é dono da categoria e não é qualquer categoria, é a categoria rainha da quatro rodas.

       FARO. Na época ele  conseguiu organizar ou aglutinar as equipes, a maioria na F1 eram garagistas, ou seja, chefes de equipes que fundavam suas equipes com muito trabalho e dedicação. O Verme tem a graça de ser o primeiro que enxergou tudo como um grande negócio, tanto que abriu mão de sua equipe, a Brabham, para se comprometer apenas com a administração do espetáculo. Seus principais assessores são antigos funcionários da equipe.

        Adeus Maria. Depois que organizou a zona, veio às grandes equipes apoiadas por multinacionais  ou montadoras. Ai  seus executivos viram que o grande mala havia fechado o cerco e que ninguém, nem  mesmo com muito dinheiro, poderia desbancar o poder que o Verme criou, e isso enfureceu muitas montadoras que tentaram por várias vezes tomar  ou enfraquecer o comando da F1 do velho mala.

         Realidade  E tentaram até ontem, mas depois da crise européia a idéia do momento  é reduzir os custos. E  quem está levantado a lebre é simplesmente Luca de Montezemolo, o presidente da Ferrai. Isso por que seu maior patrocinador, um banco espanhol, se encontra em dificuldades, e este banco é quem banca a  maior parte das despesas da equipe hoje em dia.

    Do outro lado. Enquanto Montezemolo espalha aos quatro ventos que os custos devem ser repensados, vem a notícia que o principal piloto da equipe é o maior salário da F1. A principio é estranho uma pessoa pregar redução de custos quando ele próprio inflaciona o mercado de pilotos, pagando muito para um piloto

      Verdade. A crise no velho mundo começa a incomodar a F1. A Ferrari poder perder grande receita com o afastamento do grupo espanhol e outras equipes também dever enfrentar problemas com seus orçamentos para o ano que vem. O alerta esta disparado e Fia já tem data definida para acertar as arestas com todas equipes, dia 30/06/2012. O regulamento técnico deve ser revisto com a idéia fixa de reduzir custos e igualar a competição.

Programação do GP de Valencia

1º TREINO – sexta-feira 22/03 – 06:00 – SPORTV

2° TREINO - sexta-feira 22/03 – 09:00 – SPORTV

3º TREINO –  sábado  – 23/06 -  06:00 – SPORTV

Classificação- sábado  - 23/06 – 09:00 – Globo e Sportv horário alternativo

CORRIDA  -  Domingo  -  24/06  - 09:00 _ Globo e Radio JM


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.