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COLUNA: BALEIA
Baleia


11/09/2012 - Terça-Feira
#13 - GP de Monza
 


O grande premio italiano foi a terceira prova seguida com vitoria dos carros de Woking. E também foi a terceira corrida ter disputa pela ponta. Essa historia começou no GP da Hungria com a vitoria de Hamilton e depois das férias foi a vez de Button na Bélgica e agora a historia se repete na Itália. Isso implica que a equipe inglesa achou o caminho das pedras e as outras estão correndo atrás do prejuízo.

       Peculiar.  A pista de Monza é uma etapa diferente de todas as outras do campeonato, pois requer um acerto aerodinâmico diferente de todas as demais e assim alguns se perdem no acerto final do carro. O normal é que quem tem um bom chassi e um bom balanço, use pouca asa, ou seja, tira a resistência aerodinâmica e aproveita as grandes retas para ser apenas singular nas três curvas reais da pista. Quem faz o contrario perde nas retas.

      Teoria. Porem a lógica ou na verdade a teoria,  as vezes não é a realidade na pratica; Como explicar que o carro da Lotus que é econômico no consumo de pneus e numa pista que exige pouco do consumo dos mesmo se dar mal justamente neste aspecto.

     Realidade. A verdade é que este campeonato tem se resumido na performance  que os carros conseguem com  a borracha italiana. E assim podemos ver resultados lógicos viram pó no final de uma etapa devido ao comportamento dos pneus como aconteceu no Canadá e outras etapas como essa da Itália.

    Tequila. O feito de Perez nesta etapa é a prova disso e como sempre, sem contar a etapa da Malásia,  ele só se da bem quando tenta uma tática suicida com os pneus, pois seu chassi Trata bem os pneus. Kobayashi que normalmente pilota mais que o mexicano, mas que  pelas ordens da equipe é obrigado a usar uma tática normal e assim esta atrás do mexicano na tabela.

    Coincidência.  Isso também é vidente noutra equipe onde corre um brasileiro numa equipe italiana. A verdade é que quem trás o patrocínio, ou seja, quem paga as contas é quem tem a prioridade dentro da equipe. Não sendo considerado quem é o melhor da dupla. Se bem que na equipe onde o brasileiro corre, seu companheiro normalmente consegue  ter no mínimo uns três décimos de frente, em qualquer circunstância.

     Normalmente. Isso na media, pois tem situações que a diferença se eleva para algo em torno de meio segundo.  Nesta etapa a diferença em alguns treinos foi mínima, algo em torno de 0, 2 décimos. Mais a realidade é que depois da etapa alemã de 2010, onde Massa foi obrigado a ceder sua posição para o hispânico, quando era mais rápido. E assim nunca mais ele se achou no cockpit de seu carro.  Até mesmo a Ferrari o tem ajudado depois da grande  cachorrada. Uma vergonha considerada normal em Maranello. Porem não usada em Woking, ou seja, a Mc Laren joga limpo e os italianos?

    Apaziguando. Para a turma da Globo, depois desse domingo, explicitamente,  acham isso normal e até  alienaram a opinião do grande Emerson Fittipaldi. Galvão disso que seria normal, Massa ceder sua posição, e Emerson inocentemente foi conivente. Porem nosso grande ídolo se esqueceu que na F Indy, ele perdeu um campeonato por que sua equipe não freio Paul Tracy,  que tomou vários pontos de Emerson e assim favorecendo o concorrente. Nosso grande campeão certamente se esqueceu da esportividade que existe nos EUA.

   Mandão. O ídolo espanhol continua com a mania de influenciar a direção de prova, de dentro de seu carro. Via radio ele manda recados para equipe sabendo que os cartolas estão ouvindo tudo. A Ferrari tem o privilégio de ser a equipe de maior tradição e sempre consegui coisas que as outras não conseguem. Assim o locutor hispânico dispara sua voz.

   Curiosidade. O pódio desta etapa foi formado por Hamilton em primeiro, Perez em segundo e Alonso em terceiro. O engraçado é que os três foram vitimas do Grosjean na primeira curva do GP da Bélgica.

  Gastão. O piloto numero um de Maranello esta parecendo o primo do Pato Donald. Nesta etapa italiana seus perseguidores mais próximos, Vettel e Webber não conseguiram chegar aos pontos e quem venceu foi justamente quem estava muito atrás na tabela. Por outro lado devagarzinho o Ice Man vem chegando. Räikkönen é o terceiro no campeonato com 141 pontos um apenas atrás do segundo Hamilton e trinta e oito atrás do Alonso.

Felicidade a todos!

Baleia.v@uol.com.br


 
 
   
 

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