Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Secret. de Esportes
Sem Neymar, Henrique decide e Brasil garante 1º lugar
26/01/2011 - 22:35 hs
 


 



Sem a presença de Neymar e dos principais titulares, o Brasil derrotou na madrugada desta quarta-feira o Equador por 1 a 0, no Estádio Jorge Basedre, e se classificou em primeiro para a fase final do Sul-Americano Sub-20 do Peru.



Em um primeiro tempo em ritmo lento, a Seleção abriu o placar com Henrique após passe de calcanhar de Oscar. O equatoriano Cazares foi expulso e deixou a tarefa mais fácil para o Brasil.



Entretanto, a equipe comandada por Ney Franco não impôs a vantagem numérica dentro de campo. Durante o segundo tempo, o País sofreu com os contra-ataques equatorianos e criou poucas oportunidades para aumentar a vantagem.



Primeiro colocado do Grupo B ao final desta etapa, o Brasil só volta a jogar na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, às 22h (de Brasília), em Arequipa. O adversário, ainda indefinido, será o segundo colocado do Grupo A.



 



O jogo



Com uma equipe reserva em campo, o Brasil começou devagar. Como se estivesse sentindo a falta de entrosamento, viu o Equador deixar o jogo equilibrado e quase abrir o placar aos 10min. Renato Ibarra recebeu em profundidade e exigiu grande defesa do goleiro Alexsander, que foi buscar no ângulo.



Neste ritmo, a Seleção abriu o placar praticamente na primeira vez que chegou ao ataque, aos 24min. Oscar recebeu pela intermediária central e deu belo passe de calcanhar para Henrique. O atacante invadiu a área em velocidade e tocou na saída do goleiro.



Logo depois, o Brasil ficou também em vantagem numérica. Juan Cazares cometeu falta violenta em Alan Patrick, também fora do lance, e recebeu o cartão vermelho. Mesmo assim, o Brasil seguiu em ritmo lento e não conseguiu ampliar o marcador na primeira etapa.



O pouco ímpeto da equipe brasileira fez o Equador crescer no começo da segunda etapa. A equipe de Ney Franco acabou pressionada, o que obrigou o treinador a modificar. O comandante tirou o apagado Alan Patrick e o volante Zé Eduardo e colocou em campo Willian José e o meia Lucas, dois dos destaques do País no torneio.



Entretanto, as mudanças não surtiram efeito e acabaram anuladas aos 18min, 10min depois das substituições. O meia Lucas recebeu o cartão amarelo e foi poupado pelo treinador, já pensando na próxima fase. Na vaga do são-paulino Ney Franco colocou o ala esquerdo Alex Sandro, tentando aumentar o poderio ofensivo pela lateral.



E justamente pela esquerda veio a melhor chance brasileira na primeira etapa. O palmeirense Gabriel Silva cruzou, Willian José desviu para Henrique, que bateu firme e viu o goleiro adversário fazer uma grande defesa.



Sem assustar, o Brasil levou um susto aos 30min, quando Caicedo arriscou de longe e carimbou a trave, no último lance equatoriano. Com um atleta a menos, o rival da equipe de Ney Franco não teve forças para impor o domínio até o final.



O Brasil, por sua vez, se preocupou com a possibilidade do empate até o apito final, e também com o atacante Henrique. Na parte final do encontro, o camisa 9 sentiu uma contusão e permaneceu mancando até o apito final, virando uma preocupação para o hexagonal final.



Ficha Técnica



Equador 0 x 1 Brasil



Gols



Brasil: Henrique, aos 24min do primeiro tempo



Brasil 

Aleksander; Galhardo, Saimon, Romário e Gabriel Silva; Fernando, Zé Eduardo (Lucas) (Alex Sandro) e Oscar; Alan Patrick (Willian José), Henrique e Diego Maurício. Técnico: Ney Franco



Equador 

John Jaramillo; Mario Pineda, John Narváez, Edder Fuertes e Dennis Quiñones; Fernando Gaibor, Christian Penilla, Juan Cazares, Cristian Oña (Chalá), Renato Ibarra e Dixon Arroyo (Marcos Caicedo); Edson Montaño. Técnico: Sixto Vizuete



Cartões Amarelos 

Brasil: Lucas e Saimon 

Equador: John Narváez



Cartões Vermelhos 

Equador: Cazares



Árbitro 

Diego Abal (ARG)



Local 

Estadio Jorge Basadre, em Tacna (PER)


 
Fonte: FABIO DE MELLO CASTANHO
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.