Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Secret. de Esportes
Tamanho é trunfo contra argentinas na estréia no Chile
26/09/2007 - 08:34 hs
Pré-Olímpico feminino de basquete
 
Em sua estréia no Pré-Olímpico feminino de basquete, nesta quarta-feira, a seleção brasileira quer fazer valer o seu tamanho diante da Argentina. As equipes se enfrentam às 20 h (horário de Brasília), em Valdivia, no Chile, pela rodada de abertura do grupo A. (Foto)


As rivais sul-americanas mostraram evolução na temporada passada, quando obtiveram a nona colocação no Mundial de São Paulo. Mas o time que vai para quadra nesta quarta tem uma ausência significativa em relação ao da surpreendente campanha. É a pivô Gisela Vega, estrela da equipe.

Para o estreante técnico Paulo Bassul, o Brasil deve, então, explorar justamente seu jogo interior contra as argentinas, para aproveitar esse desfalque. "Sem a Vega, o garrafão argentino fica debilitado e temos que tirar proveito dessa vantagem", disse. "A Argentina é um time baixo e rápido, que não conta com pivôs especialistas na posição, o que é muito vantajoso para nós", afirmou a ala Iziane.

Desta forma, o treinador põe à prova a renovada combinação de pivôs que convocou. Depois da aposentadoria de Alessandra e Cíntia Tuiú, Bassul ainda excluiu nomes tradicionais como Érika (que se apresentaria em cima da hora) e Kelly (fora de forma) da lista.

Com quilos a menos e mais massa muscular, Graziane assume um posto de titular, ajudada por Êga - uma das poucas remanescentes do Mundial -, Mamá e as jovens Ísis, Tatiana e Franciele.

Se a seleção pretende priorizar seu ataque pelo garrafão, a orientação defensiva é usar uma formação um pouco mais espaçada, de olho nos chutes de longa distância. "Apesar das ausências, a Argentina é uma equipe que tem um bom conjunto e precisamos defender com velocidade. A Argentina é um time baixo, que conta com ótimas arremessadoras de três pontos. Por isso, temos que jogar um pouco mais aberto", disse o treinador.

Brasil e Argentina já se enfrentaram 42 vezes em competições oficiais com 40 vitórias das brasileiras. Em um Pré-Olímpico, o confronto é inédito. A rodada no Coliseo Municipal Antonio Riveros terá ainda Canadá x Jamaica (14h30), Estados Unidos x Cuba (17h) e Chile x México (22h30).

 
Fonte: www.uol.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.