Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Secret. de Esportes
Com Kaká e Marta, Brasil deve garantir a 1ª 'tabelinha' da premiação da Fifa
17/12/2007 - 09:16 hs
 
O futebol brasileiro deve ser duplamente coroado nesta segunda-feira. Indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2007, promovido pela Fifa, Kaká e Marta (foto) são os grandes favoritos. Desde 2001, quando a entidade passou a premiar também as mulheres, nunca um mesmo país garantiu os dois títulos. Cristiane completa a lista "verde-amarela".

O Brasil já poderia ter celebrado as duas categorias em 2006. Marta triunfou e concorre ao bi. Ronaldinho Gaúcho, que tentava o tri (ganhou em 2004 e 2005), foi superado por Zinedine Zidane e Fabio Cannavaro, o grande vencedor e capitão na vitoriosa campanha italiana na Copa da Alemanha.

Os vencedores serão conhecidos após a divulgação dos votos dos técnicos e capitães de todas as equipes nacionais das federações afiliadas à Fifa, que fizeram sua escolha a partir de uma lista de trinta indicados - não foi permitido votar em jogadores de sua própria seleção. A cerimônia acontece no Zurich Opera House, na Suíça, a partir das 17h (de Brasília).

Kaká, 25 anos, astro do Milan, disputa o prêmio com o português Cristiano Ronaldo, 22, do Manchester United, e Lionel Messi, 20, do Barcelona. O argentino, segundo o site do clube espanhol, nem sequer viajará para a Suíça; ficará se recuperando de uma lesão sofrida no último sábado. Mais um indício de que o brasileiro será eleito.

A temporada, aliás, não deixa dúvida: Kaká é barbada. No domingo, o meia-atacante foi decisivo na vitória do Milan sobre o Boca Juniors, por 4 a 2, na decisão do Mundial de Clubes, em Yokohama (Japão). Marcou um e deu passe para dois gols de Inzaghi. Foi eleito o melhor jogador do torneio e ganhou um carro oferecido pela patrocinadora do torneio.

Antes, garantiu a Bola de Ouro concedida pela revista France Football, com 444 pontos, superando curiosamente seus rivais desta segunda: Cristiano Ronaldo (277) e Lionel Messi (255). Didier Drogba, do Chelsea, somou 108.

O ex-são-paulino conquistou também o prêmio de melhor do mundo oferecido pela inglesa World Soccer, com 58% dos votos; desta vez Messi foi o 2º, e Cristiano Ronaldo o 3º. Em outubro, foi a vez da FIFPro (sindicato dos atletas) coroar o jogador.

Parte da badalação deve-se ao desempenho de Kaká na Liga dos Campeões. O brasileiro conduziu o Milan ao título e foi ainda o artilheiro da competição, com dez gols.

"Eu me vejo como um dos melhores [do mundo], não como o melhor", declarou logo após a partida em Yokohama. Caso confirme o prêmio, Kaká se juntará a Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Romário (1994) na relação de brasileiros contemplados. O prêmio foi instituído para os homens em 1991 - o alemão Lothar Matthaeus ficou com ele.

Pelas mulheres, a disputa é um pouco mais equilibrada. Detentora do título, Marta, 21, do Umea (Suécia), tem como principal rival a experiente alemã Birgit Prinz, 30, do FFC Frankfurt (Alemanha). Cristiane tem 22 anos e joga pelo Wolfsburgo.

Marta foi a estrela da seleção brasileira na conquista do título pan-americano, disputado no Rio de Janeiro (5 a 0 na final contra os Estados Unidos), e na disputa do Mundial da China, sendo inclusive a principal goleadora, com sete gols (ambos os torneios em 2007). Na final, porém, derrota para a equipe alemã, de Prinz, por 2 a 0.

Prinz foi eleita a melhor do planeta três vezes - 2003, 2004 e 2005 -, contra uma de Marta (2006). A brasileira, no entanto, foi indicada pela quarta vez consecutiva.

Ainda serão premiados na cerimônia desta segunda-feira o argentino Sergio Agüero, destaque do Mundial sub-20 (no Canadá; Argentina campeã), o alemão Toni Kroos, melhor do Mundial sub-17 (realizado no Canadá) e o brasileiro Buru, principal nome do Mundial de Futebol Praia (no Rio de Janeiro).
 
Fonte: www.gazetaesportiva.net
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.