Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Button vence na China e assume a liderança do Mundial de Fórmula 1
18/04/2010 - 08:48 hs
Fórmula 1 -Temporada 2010
 
Por: Milton Pazzi Jr/Agência Estado

Foto: AFP

Jenson Button conseguiu neste domingo sua segunda vitória na temporada 2010 da Fórmula 1, com segurança e confiança mesmo sob chuva no GP da China. Numa corrida com muitas mudanças de posição e erros, o inglês chega aos 60 pontos e assume a liderança do Mundial de pilotos após quatro corridas.

Ele teve a companhia do compatriota Lewis Hamilton no pódio, o segundo colocado. Com isso, o campeão mundial de 2009 teoricamente equilibra a disputa interna na McLaren, já que Hamilton - que poderia ter brigado diretamente pela vitória se não tivesse tido problemas de desgaste de pneus.

Porém, o protagonista da prova para os brasileiros é o espanhol Fernando Alonso. Sob suspeita de queimar a largada - quando conseguiu passar com muita vantagem a dupla de frente da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, então favoritos - o piloto da Ferrari chamou a atenção ao ultrapassar o companheiro Felipe Massa na entrada dos boxes, para troca de pneus. Os dois quase bateram.

O alemão Nico Rosberg, terceiro colocado na prova, é o vice-líder, com 50 pontos. Em terceiro na classificação da temporada estão empatados Alonso e Hamilton, com 49. E o quinto colocado foi Vettel, com 45. No Mundial de Construtores, a McLaren agora é líder com 109 pontos, com a Ferrari em segundo com 90.

A corrida começou sob expectativa de chuva. Só não se sabia qual a intensidade. Todos saíram com pneus de chuva, menos Timo Glock (Virgin), que estava com intermediários e ainda deixou o carro apagar o motor. Largou dos boxes assim como o indiano Karun Chandhok (HRT) e o brasileiro Lucas Di Grassi (Virgin), que sofreu com problemas de embreagem e não terminou a corrida.

Hamilton lutou para vencer a corrida, mas não teve sucesso por problemas. Cortou a pista para entrar nos boxes de Xangai - lembrando o acidente de 2007 que lhe tirou o título mundial - e protagonizou uma disputa direta com Vettel na saída dos boxes em duas oportunidades, lado a lado. O inglês saiu à frente do alemão.


Massa também quase bateu na mesma entrada dos boxes. Depois disso, fez o possível para conseguir terminar a corrida, já que a chuva voltou forte no meio da prova. Chegou em nono lugar e assim cai da liderança para a sexta posição na classificação, com 41 pontos.

Escorregadas. Quem quase abandonou a prova ainda na primeira volta foi Rubens Barrichello. Por sorte, ele desviou de Vitantonio Liuzzi (Force India), que perdeu o controle do carro, escorregou e atingiu Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Kamui Kobayashi (Sauber), obrigando a entrada do safety car na pista.

O brasileiro da Williams chegou em 12.º lugar. Bruno Senna, da HRT (Hispania), conseguiu completar mais uma corrida, chegando em 16.º e penúltimo lugar, apenas duas voltas atrás.

Também chamou a atenção em toda a corrida com a constante troca de posições duelos protagonizados por Vitaly Petrov (Renault), com ultrapassagens sobre o alemão Michael Schumacher (Mercedes).

A próxima etapa marca a volta da F-1 à Europa, em 9 de maio, com o GP da Espanha, em Barcelona, em três semanas.

A classificação final do GP da China de Fórmula 1 foi:

1.º - Jenson Button (ING/McLaren), 56 voltas, 1h46min42s163
2.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s530
3.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 9s484
4.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 11s869
5.º - Robert Kubica (POL/Renault), a 22s213
6.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 33s310
7.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 47s600
8.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 52s172
9.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 57s796
10.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min01s749
11.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1min02s874
12.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min03s665
13.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min11s416
14.º - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 1 volta
15.º - Nico Hülkenberg (ALE/Williams), a 1 volta
16.º - Bruno Senna (BRA/HRT), a 2 voltas
17.º - Karun Chandhok (IND/HRT), a 4 voltas

Não terminaram a prova:
Jarno Trulli (ITA/Lotus), abandono, volta 26
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), abandono, volta 9
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), abandono, volta 8
Sebastien Buemi (ESP/Toro Rosso), acidente, volta 1
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), acidente, volta 1
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), acidente, volta 1
Timo Glock (ALE/Virgin), abandono, volta 1

Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min42s061, na volta 13
 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.