Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Grael rejeita Pequim "pela metade" e aposta em título da Volvo
19/10/2007 - 07:58 hs
Barco a Vela
 
Torben Grael (foto) foi anunciado nesta última quinta-feira como o comandante do time sueco Ericsson, que vai dar a volta ao mundo na Volvo Ocean Race de 2008. Falando para jornalistas brasileiros desde Lanzarote, nas Ilhas Canárias, na Espanha, ele confirmou que não vai fazer uma campanha olímpica "pela metade".

Segundo ele, a grande diferença entre tentar disputar sua sétima Olimpíada seguida e a segunda volta ao mundo são os desafios. Velejador com o maior número de medalhas olímpicas no planeta, seu maior objetivo nos Jogos seria igualar a marca do dinamarquês Paul Elvstron, dono de quatro ouros. Hoje, Torben tem dois e admite que seria difícil conquistar mais dois primeiros lugares nos Jogos.

Enquanto isso, no Ericsson, ele achou as condições ideais para brigar pelo título da Volvo Ocean Race, um sonho antigo. "Aceitar a proposta do Ericsson foi difícil, porque envolvia as Olimpíadas. Fui às últimas seis e as Olimpíadas são o ápice de carreira de qualquer atleta de esporte Olímpico. Mas aqui encontrei uma equipe com a estrutura que eu considero ideal para vencer a volta ao mundo".

Paulista de Dois Córregos, mas niteroiense de coração, Torben tentou evitar falar no fim de sua carreira olímpica, mas sem muita convicção.

"A campanha olímpica não está completamente descartada. Mas em virtude do Brasil 1 e da minha campanha na America's Cup, eu e o Marcelo (Ferreira, seu parceiro em três medalhas olímpicas) ficamos quase três anos praticamente sem competir. E praticar um esporte de altíssimo nível, ficar três anos fora e voltar sem estar em seu melhor não valeria a pena", justificou.

Seus novos companheiros no Ericsson, com quem trabalha desde ao semana passada, também não esperam que Torben divida seu tempo entre o Ericsson e a campanha olímpica. "Com Torben a bordo, nossa campanha se fortalece ainda mais. Temos uma plataforma sólida e uma excelente equipe que pode dedicar-se muito ao evento nos próximos 12 meses até a largada na Espanha, em outubro de 2008", disse Brad Jackson, que juntamente com Stu Bannantyne, é um dos capitães de turno na tripulação.
 
Fonte: www.uol.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.