Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Maria Esther Bueno vai receber troféu Maria Lenk
05/12/2007 - 07:52 hs
Trófeu no Tênis
 
A ex-tenista Maria Esther Bueno, 68 anos, considerada a maior atleta da história do país na modalidade, será uma das principais homenageadas na noite de entrega do Prêmio Brasil Olímpico 2007, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Maria Esther Bueno vai receber o Troféu Maria Lenk, prêmio criado em homenagem à maior atleta da história brasileira na natação e que faleceu em 16 de abril deste ano.

"Esse reconhecimento é extremamente gratificante para mim exatamente por vir de uma entidade que representa todos os esportes olímpicos. Já recebi prêmios em várias partes do mundo, mas ser homenageada em meu país é uma sensação especial. Agradeço imensamente pela lembrança e reconhecimento. Isso mostra que meus feitos não foram esquecidos", disse a ex-tenista.

Durante a carreira, Maria Esther Bueno chegou a 35 finais de Grand Slams, foi campeã sete vezes nos torneios de simples e onze vezes nas duplas, totalizando 19 conquistas nos principais torneios do circuito mundial de tênis. Na temporada de 1959/60, a brasileira foi eleita a maior atleta feminina do mundo.

"O esporte é parte fundamental da minha vida. Foi através dele que tive a chance de conhecer o mundo todo, encontrar pessoas incríveis, vencer torneios e colocar o Brasil no mapa do esporte. Desde 1957 minha vida é voltada para o esporte e com muita força de vontade fiquei cerca de dez anos no topo do tênis mundial. Até hoje tenho muito prazer em ministrar clínicas e realizar exibições", disse.

Entre tantas conquistas, um feito se destaca. A ex-tenista é a única brasileira a conseguir conquistar os quatro torneios de Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) no mesmo ano. Em 1960, Maria Esther foi campeã nos torneios de duplas e entrou definitivamente para a história do esporte mundial.

No entanto, a brasileira nunca participou de uma edição dos Jogos Olímpicos, uma vez que o tênis somente foi incluído a partir da Olimpíada de Seul, em 1988. Porém, em Pan-Americanos, Maria Esther acumulou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata, todas na edição de 1963, disputada em São Paulo.

"Estou muito contente por receber este prêmio, especialmente por representar os esportes olímpicos e o exemplo de Maria Lenk. Foi até uma surpresa para mim, já que infelizmente não participei de nenhuma edição de Jogos Olímpicos", completou a homenageada.

 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.