Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
Cruzeiro inicia tudo ou nada na Libertadores
07/05/2009 - 11:54 hs
 
O Cruzeiro (foto) estreia nos mata-matas da Copa Libertadores nesta quinta-feira, às 22h15, em Santiago, onde fará contra o Universidad de Chile o duelo de ida das oitavas-de-final. O torcedor espera que o palco do espetáculo seja inspirador para os comandados de Adílson Batista. Foi no mesmo Estádio Nacional que o clube conquistou, em 1976, o primeiro título continental.

Nessa fase, a única vantagem do Cruzeiro será decidir a classificação no Mineirão, junto à sua torcida, no dia 14. Os mineiros terminaram a fase de anterior na quinta posição entre os líderes de grupo, enquanto os chilenos tiveram a 12ª campanha geral.

O cruzamento pôs em choque um bicampeão da Libertadores contra um aspirante ao primeiro título, hipótese que, por sinal, a imprensa chilena duvida. Jornais de Santiago definem o Cruzeiro como favorito absoluto à vaga nas quartas-de-final, quando o adversário será o São Paulo ou o Chivas Guadalajara do México.

Mas, já nessa década, Once Caldas, campeão de 2004, e LDU de Quito, o último vencedor, mostraram que surpresas podem acontecer. Por conta disso, o Cruzeiro trata o rival chileno com muito respeito e sabe que não há espaço para erros no mata-mata.

”O que a gente tinha para errar, nós erramos diante do Estudiantes (4 a 0). Agora conseguimos nos redimir dentro de casa, conseguimos a classificação em primeiro lugar e agora estamos nas oitavas. Para um time que quer ser campeão da Libertadores, agora é só acertos”, disse o meia Wagner, que volta viver bom momento.

O Cruzeiro entrará em campo nesta quinta-feira, no frio de Santiago, disposto a abrir vantagem nas oitavas-de-final. Adílson Batista colocará em ação o que tem de melhor no momento, uma vez que a Libertadores é a prioridade nesse primeiro semestre. As ausências serão o volante Fabrício, suspenso pela expulsão contra o Deportivo Quito, e o lateral-esquerdo Sorín, contundido.

A principal dúvida está no ataque, quanto ao companheiro de Kléber, maior esperança de gols no Estádio Nacional. Wellington Paulista, Soares e Thiago Ribeiro concorrem à vaga. Na lateral-esquerda, Gérson Magrão deve ser mantido, embora Adílson conte também com o especialista Athirson, recém-chegado da Lusa.

Kléber declarou durante a semana que o Cruzeiro vai jogar com agressividade no Chile, pois tem futebol para isso. O Gladiador tenta mobilizar o grupo para a importância de se conquistar a Libertadores. “Espero que todo mundo possa botar isso na cabeça, possam se conscientizar, os jogadores principalmente, e dar a vida. Tem que saber que a Libertadores é o campeonato, é o torneio”.

Anfitriões
O Universidad de Chile jogará desfalcado do volante da seleção chilena Marco Astrada, com uma contratura muscular. O técnico uruguaio Sergio Markarián terá o retorno do ala direito Díaz, do zagueiro Olarra e do atacante Juan Manuel Oliveira, seu compatriota. O time atua no esquema 3-5-2.

A dúvida de última hora é o armador argentino Walter Montillo, que deixou o treino desta quarta com uma lesão na perna direita. Ele é considerado o principal homem de criação da equipe.

Na primeira fase, o Universidad somou dez pontos e teve como melhores resultados um empate com o Grêmio em Porto Alegre e vitórias em casa sobre o Aurora, por 3 a 2, e sobre o Boyacá Chicó, por 2 a 0. As decepções foram as derrotas por 3 a 0 para o mesmo Boyacá, na Colômbia, e por 2 a 0 para os gaúchos, em Santiago.


foto: divulgação


 
Fonte: www.superesportes.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.