Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
Confira uma análise completa das equipes de Cruzeiro e Grêmio
24/06/2009 - 08:36 hs
 
Cruzeiro e Grêmio fazem, nesta quarta-feira, às 21h50m, no Mineirão,o primeiro jogo da semifinal da Libertadores. A partida é aguardada com grande expectativa e promete levar emoção aos torcedores durante os noventa minutos. Com o confronto, o Brasil já tem garantido uma equipe na grande final. Mineiros e gaúchos brigam para, mais uma vez, disputar uma decisão da competição.

O Cruzeiro chegou na semifinal da Libertadores depois de eliminar o São Paulo vencendo as duas partidas das quartas (2 a 1 e 2 a 0). O resultado culminou na saída do técnico Muricy Ramalho do comando do time paulista. Já a equipe do Grêmio, passou, com dificuldades, pelos venezuelanos do Caracas. O Tricolor gaúcho conseguiu um empate em 1 a 1, na Venezuela, e com um suado 0 a 0 no Olímpico, se classificou.

Goleiros
Cruzeiro - Fábio já mostrou que é um dos grandes goleiros do Brasil. Capitão da Raposa e um dos líderes do elenco, o arqueiro é peça fundamental no bom aproveitamento do clube na Libertadores da América. A diretoria já negou algumas propostas do exterior e fez questão de renovar o contrato do jogador. Fábio é sinônimo de segurança para a torcida cruzeirense.

Grêmio - Marcelo Grohe tem mais uma grande oportunidade de mostrar que pode ser o principal goleiro gremista. Aproveitando que o titular Victor defende a seleção brasileira na Copa das Confederações, na África do Sul, ele sabe que o momento é muito importante para retomar a confiança dos torcedores. Em 2006, no Gre-Nal decisivo do Gauchão, chamado às pressas para o lugar de Galatto, lesionado, o goleiro teve destacada atuação.

Sistema defensivo
Cruzeiro - A defesa do Cruzeiro vem mostrando muita regularidade nesta temporada. O técnico Adilson Batista, que jogou por muitos anos como zagueiro, parece ter encontrado a formação ideal para a Raposa. Thiago Heleno e Leonardo Silva estão firmes, e muitas vezes chegam com força ao ataque, principalmente nas jogadas de bola aérea. Nas laterais, o Cruzeiro conta com dois jogadores de muita velocidade que dão muito apoio ao sistema ofensivo: Gerson Magrão e Jonathan.

Para que isso aconteça, Marquinhos Paraná e Elicarlos são os responsáveis pela cobertura dos laterais. Eles ainda mostram um bom nível técnico nas saídas de bola.

Grêmio
A defesa do Grêmio é sinônimo de garra. Léo e Rever têm tomado conta do recado e vêm agradando muito aos torcedores. Apresentam um ótimo posicionamento e dão segurança ao goleiro. Nas laterais, Ruy e Fábio Santos são os responsáveis pelas jogadas de fundo. O primeiro também tem condições de atuar pelo meio. Adilson é o principal homem de marcação do setor. Ele é o ponto forte do sistema defensivo do Grêmio.

Sistema Ofensivo
Cruzeiro - O time tem um dos melhores ataques do Brasil. Kléber e Wellington Paulista vêm colaborando muito para as vitórias da Raposa nesta temporada, o primeiro principalmente. “O Gladiador” como é chamado pelos torcedores do Cruzeiro, foi um dos grandes destaques nas vitórias sobre o São Paulo nas quartas. Além deles, o time conta com a habilidade do meia Wagner, que chega com muito perigo ao ataque.

Grêmio - O Tricolor tem o forte e oportunista Maxi Lopez. O argentino chegou ao clube como a principal contratação deste ano e vem correspondendo às expectativas. Seu companheiro de ataque é Alex Mineiro. Ele ganhou muita confiança com a chegada de Paulo Autuori ao Olímpico. O time ainda conta com dois habilidosos jogadores na armação que podem decidir o jogo numa bola parada: Souza e Tcheco.

Técnicos
Cruzeiro Adilson Batista conhece muito bem a Libertadores. Campeão como jogador, o ex-zagueiro tem o time em suas mãos e conta com um bom elenco. Na Libertadores, chegou às oitavas de final em 2008, quando caiu diante do Boca Juniors. A manutenção da base e a chegada de reforços são apontadas pelo comandante como pontos fortes do clube.

Grêmio - Bicampeão da Libertadores e campeão do mundo, Paulo Autuori tem todos os requisitos de um vencedor. Não foi por acaso que a diretoria do Grêmio optou por esperar por quase dois meses pelo treinador. Autuori já disse que a conquista da competição é seu principal objetivo em 2009.

foto: Treinadores Cruzeiro x Grêmio









 
Fonte: www.globoesporte.com
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.