Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
FMF define amanhã o Estadual 2010
10/11/2009 - 09:12 hs
 
Amanhã, a partir das 14h, na sede da Federação Mineira de Futebol, (FMF) acontece a reunião do conselho técnico, que definirá as datas e a formula de disputa do Campeonato Mineiro 2010. A expectativa é que sejam mantidos os mesmos moldes deste ano: Primeira fase com turno único (11 datas) classificando-se os oito primeiros para os jogos de mata-mata (seis datas). A manutenção deve acontecer em virtude da obrigatoriedade do cumprimento do estatuto do torcedor que determina a sustentação do mesmo regulamento por dois anos.

O presidente do Uberlândia Esporte Clube, Everton Magalhães (Foto), tentará adiar o início do campeonato do dia 17 de janeiro para o dia 24. O objetivo é dar mais tempo para a preparação das equipes. “Vamos fazer esta proposta, que será benéfica para as outras equipes também. Em termos de mudança da fórmula de disputa, não vai acontecer porque ninguém vai aceitar”, disse Everton.

Edivaldo Santos, presidente do Democrata (GV), entende que a fórmula ideal seria tuno e returno. Segundo ele, a Federação Mineira não tem interesse em ajudar os seus filiados. “A fórmula vai ser mantida sem dúvida. Como sempre a federação não vai apresentar nada para amenizar a agonia financeira do interior. Ela só sabe sugar dos clubes”, afirmou Edivaldo.

Uberaba Sport Club
O presidente do Uberaba, Luiz Humberto Alves Borges, vai propor no conselho a parceria com estatais mineiras para custear parte das despesas das equipes, principalmente, com viagens e estadia. “É uma proposta que deve ser analisada com carinho pela FMF porque está cada dia mais difícil disputar o Mineiro. Espero ter o apoio da maioria porque esta deve ser uma reivindicação de todos”, disse Luiz Humberto.


Futel ainda não enviou laudo técnico
O assessor jurídico da Federação Mineira de Futebol, Rodrigo Diniz, informou na tarde de ontem ao Correio, que todos os laudos dos estádios de Minas Gerais, que vão sediar jogos do Campeonato Mineiro, foram entregues até sexta-feira passada, exceto o do Estádio Parque do Sabiá, onde o Uberlândia Esporte Clube mandará os seus jogos. Rodrigo adiantou que isto pode causar problemas para o Verdão, caso não ocorra uma medida urgente por parte da direção do estádio.

“Eu vou ter que conversar com o Ministério Público para poder acertar esta situação porque eu já tenho os laudos de todos os outros estádios. Inclusive, isto poderá ocasionar problemas para o Uberlândia caso este laudo não seja entregue até o conselho técnico de quarta-feira (amanhã)”, disse Rodrigo Diniz.

Antônio Carrijo, diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), responsável pela administração do estádio, garantiu que enviará o laudo do Corpo de Bombeiros ainda hoje, restando o laudo da vigilância sanitária que também deve ser remetido para Belo Horizonte ainda nesta semana. “O detalhe é que a Federação Mineira não tinha nos cobrado este laudo anteriormente, por isso o atraso. Mas o laudo de 2009 está pronto e o de 2010 ficará pronto de acordo com novas exigências da CBF”, disse Carrijo, referindo-se a Portaria 124/2009 do Ministério dos Esportes que traz mudanças importantes, no que diz respeito à questão dos Laudos Técnicos dos Estádios, previsto no Art. 23 do estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671/2003.

Rio Branco situação do clube permanece indefinida
Até a noite de ontem, o Rio Branco de Andradas não havia informado à Federação Mineira de Futebol se disputará ou não o Campeonato Mineiro de 2010. O motivo de encerrar as atividades profissionais é a alegação de problemas internos, como a falta de estrutura do Estádio Parque do Azulão, que precisa de reformas urgentes para a ampliação de sua capacidade, mas que o clube não pode arcar com os custos. A direção da equipe do Sul de Minas havia pedido um prazo até a tarde de ontem.

“Não adianta investir na montagem de uma equipe competitiva se o estádio não tem capacidade para receber os jogos. Neste momento, está decidido que o departamento de futebol profissional será desativado”, disse Luiz Alberto Diconradi, gerente de futebol do clube.

Caso o Rio Branco confirme a desistência quem ganha a vaga para disputar a primeira divisão do próximo ano é o América de Teófilo Otoni, terceiro colocado do Módulo II deste ano.







 
Fonte: Jornal Correio Uberlandense
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.