Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
Ex-flamenguista brilha, Grêmio se impõe e vai à Libertadores
03/02/2011 - 17:14 hs
 

E o grande herói da classificação foi um ex-flamenguista, justamente o destino de Ronaldinho, principal objetivo do Grêmio no mercado de transferências de janeiro. O atacante Vinicius Pacheco, contratado depois do final da "novela", saiu do banco nesta quarta-feira e marcou dois gols diante dos uruguaios. André Lima acabou sendo o autor do outro tento da equipe tricolor.

Classificado para disputar o título da Libertadores, o Grêmio terá pela frente, a princípio, uma chave tranquila. O time sulista terá pela frente no Grupo 2 o Junior, da Colômbia, o Oriente Petrolero, da Bolívia, e o León de Huánuco, do Peru.

À espera de atuar na Copa Libertadores, o Grêmio volta a campo no domingo, às 17h (de Brasília), para enfrentar o Caxias, em confronto válido pelo Campeonato Gaúcho. No torneio sul-americano, o time gaúcho estreia contra o Oriente Petrolero, no próximo dia 17, às 19h45, no Estádio Olímpico.

O jogo

Contando com um apoio maciço da torcida, que lotou o Estádio Olímpico, o Grêmio enfrentou uma situação bizarra no início de jogo. Os jogadores Carlos Macchi e Juan Alvez entraram com a camisa 14 para reclamação dos jogadores da casa. No entanto, somente aos 10min o árbitro argentino Sergio Pezzotta exigiu a troca de número por parte de Alvez, que vestiu a 22.

Passado o problema, o Grêmio pressionou o Liverpool com o objetivo de se aproximar da classificação logo na parte inicial do jogo. Aos 16min, André Lima recebeu boa bola de Lúcio; entretanto, na hora da finalização, mesmo sem goleiro, desperdiçou uma oportunidade impressionante de abrir o marcador.

Apesar do bom início, o time gaúcho parou em campo. Com problemas na criação de jogadas, o Grêmio penava para conseguir boas jogadas ofensivas. Por outro lado, o Liverpool investia nos contra-ataques e bolas aéreas, nas quais a defesa brasileira sofria para evitar o perigo.

Exposto, o Grêmio viu o Olímpico se calar aos 35min. Após bom lançamento para o lado esquerdo, Alfaro dominou e bateu firme de canhota para abrir o marcador. O rosto de Renato Gaúcho depois do tento refletia a péssima situação dos gaúchos no confronto.

Entretanto, em apenas três minutos, André Lima, que conseguira perder um dos gols mais feitos da carreira, reverteu seu quadro dentro de campo. Aos 38min, Fábio Rochemback levantou a bola para a área na direção do centroavante, que desviou de cabeça e conseguiu empatar.

Mais tranquilo pelo empate, o Grêmio, entretanto, iniciou a segunda parte pecando nos passes ofensivos. Contudo, aos 9min, a situação ficou favorável ao time brasileiro. Acosta recebeu o cartão vermelho após cometer falta dura sobre André Lima.

O maior espaço dentro de campo foi crucial para o time brasileiro assegurar a classificação. Aos 12min, Vinícius Pacheco recebeu bom passe e saiu sozinho à frente da meta adversária. O ex-flamenguista tocou para o gol com categoria e virou a partida.

Embalado pelo gol, Vinicius Pacheco voltou a encontrar as redes e definir a classificação gremista. Aos 28min, o meia-atacante pegou sobra de escanteio e chutou firme para assinalar o terceiro tento do clube gaúcho no jogo, sacramentando a "salvação" dos brasileiros na Pré-Libertadores de 2011.

 

FICHA TÉCNICA

Grêmio 3 x 1 Liverpool-URU

Gols

Grêmio: André Lima, aos 38min do primeiro tempo, e Vinícius Pacheco, aos 12min e aos 28min do segundo tempo
Liverpool: Alfaro, aos 35min do primeiro tempo

Grêmio
Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Bruno Colaço; Fábio Rochemback, Adilson (Vinicius Pacheco), Lúcio e Douglas; André Lima (Diego Clementino) e Júnior Viçosa (Lins). Técnico: Renato Gaúcho.

Liverpool-URU
Castro; Motta, Bonjour, Alvez e Souza; Macchi (Pozzi), Acosta, Felipe (Blanes), Montero (Figueredo); Alfaro e Franco. Técnico: Eduardo Favaro.

Cartões Amarelos
Grêmio: Júnior Viçosa
Liverpool-URU: Alvez e Bonjour

Árbitro
Sergio Pezzotta (ARG)

Local
Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre (RS)  

André Lima abriu o placar na noite desta quarta-feira diante do Liverpool
Foto: EFE 

 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.