Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
Corinthians perde para Náutico em casa e decepciona torcida
23/07/2007 - 10:03 hs
Campeonato Brasileiro - Série A
 
O Corinthians perdeu a chance de conquistar uma vitória em casa contra o lanterna do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no Morumbi, o time alvinegro decepcionou sua torcida e foi derrotado por 3 a 0 para o Náutico, que deixou a última posição da tabela. (foto)

Com o resultado, a equipe do técnico Paulo César Carpegiani completa sete jogos sem vencer e termina a rodada na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com apenas 14 pontos. A situação do treinador também fica delicada.

"Eu não posso responder sobre minha saída, isso é com os dirigentes. Fizemos um bom começo de campeonato e hoje nos encontramos em uma posição incômoda na tabela. Não estou abalado com isso, pois sei muito bem que pode ocorrer. Só tenho que pedir desculpas à torcida", disse Carpegiani, que momentos depois de conceder a entrevista coletiva foi assegurado no cargo pela diretoria.

Alheio a tudo isso, o Náutico passa a lanterna para o Flamengo, que perdeu por 1 a 0 para o Grêmio e ficou com oito pontos, enquanto os pernambucanos agora têm dez, na penúltima colocação. O triunfo, além de aliviar a situação alvirrubra, ainda é o primeiro sob o comando do técnico Roberto Fernandes, que substituiu Paulo César Gusmão.

Esta não foi a primeira vez no ano em que o Corinthians foi derrotado pelo Náutico diante de sua torcida. No fim de abril, os dois clubes se enfrentaram pela Copa do Brasil no Pacaembu e o time pernambucano também venceu por 2 a 0, eliminando a equipe do Parque São Jorge da competição na estréia de Paulo César Carpegiani.

A expectativa era de que o confronto desta vez fosse diferente. Com o apoio da torcida, que compareceu ao Morumbi em bom número (mais de 17 mil pessoas), muito por causa de promoção de uma empresa de alimentos, tudo indicava que o Corinthians encerraria seu jejum.

Uma mudança de última hora, porém, alterou o planejamento e, provavelmente, o desempenho em campo. No sábado, o lateral Pedro, sem motivo aparente, abandonou a concentração e foi vetado para a partida. Com isso, Carpegiani mudou todo o esquema de sua equipe.

Em vez de substituir o desfalque com Edson, da mesma posição, o treinador optou por colocar o ala canhoto Wellington em campo, deixando o time sem nenhum lateral-direito fixo. Sem a bola, Betão (que vinha atuando pela esquerda), caía pelo setor, e o volante Ricardinho (que fez sua estréia) e o atacante Arce se revezavam quando o time estava no ataque.

Sem um dos homens da dupla de ataque, Willian teve de se aproximar de Finazzi, que, por sua vez, deixou a área para auxiliar na armação. Por conseqüência, coube a Rosinei e Marcel Oliveira, volantes com mais liberdade, a saída de bola. Tudo isso contra apenas um atacante do outro lado, o estreante Ferreira.

O resultado foi um festival de passes errados. Só no primeiro tempo foram 62, segundo o Datafolha, 29 do Corinthians e 33 do Náutico. Para piorar, o trio de zaga alvinegra batia cabeça e deixava as melhores oportunidades para os pernambucanos. Em uma delas, aos 42min do primeiro tempo, Ferreira se aproveitou de falha individual de Fábio Ferreira e marcou de cabeça.

Ciente das dificuldades no setor ofensivo, Carpegiani alterou a dupla de ataque no intervalo e promoveu a estréia de Júnior Negrão. A mudança aumentou o volume de jogo do Corinthians, mas não resolveu taticamente.

Aos 20min, Betão tentou afastar um cruzamento de Hamilton, mas a bola entrou na meta de Felipe e o juiz deu o gol para o lateral do Náutico. No fim do jogo, aos 45min, Felipe recebeu no meio dos zagueiros e chutou na saída do goleiro, ampliando o placar.

Na próxima quarta-feira, o time do Parque São Jorge vai até Santa Catarina para enfrentar o Figueirense, enquanto o Náutico recebe o Grêmio nos Aflitos, na reedição do confronto entre os dois clubes na Série B de 2005, quando a equipe gaúcha venceu por 1 a 0 depois de ter quatro atletas a menos.


- Todos os resultados do Campeonato Brasileiro - Série A:
Sport 3 x 3 Botafogo
Santos 3 x 1 Figueirense
Grêmio 1 x 0 Flamengo
Fluminense 3 x 0 Goiás
Corinthians 0 x 3 Náutico-PE
Paraná Clube 1 x 0 Palmeiras
Cruzeiro 1 x 2 São Paulo

Sábado (21)
Vasco 4 x 0 Atlético-MG
América-RN 2 x 1 Atlético-PR
Juventude 2 x 0 Internacional




 
Fonte: www.uol.com
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.