Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
UEC investe nos juniores para montar profissional
17/03/2006 - 16:00 hs
Campeonato Mineiro
 
Começa dia 9 de abril o Campeonato Mineiro de Juniores e o Uberlândia Esporte Clube já está preparando seu time para a competição. O técnico Fernando Diarara, trabalha atualmente com cerca 36 atletas com idade entre 17 e 20 anos, dentre eles os que passaram a última temporada no time profissional, como é o caso dos zagueiros Luiz Eduardo e Gilson, os laterais Alberto e Vaninho e o atacante Roger, além do meia Marcon Jhon e Mário Vítor. Desse plantel, Diarara deve selecionar 30 jogadores para a competição. O prazo é 31 de março.

E, para garantir uma boa base para o profissional, o Uberlândia Esporte Clube está apostando nas parcerias, tanto pelos trabalhos de base que têm sido realizados no projeto "Craques do Futuro" desenvolvido com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Prefeitura Municipal, como também com intercâmbios internacionais. As negociações com empresários estrangeiros já estão sendo feitas pelo diretor de futebol do UEC, Márcio Ferreira. A intenção é trazer recursos e plantel para as categorias de base. Até o início de abril, o clube deve receber alguns jogadores de Camarões/AFR com idade júnior. Segundo informações da assessoria de imprensa do grupo, o diretor de futebol está fora da cidade exatamente para efetivar essa parceria. Ainda segundo a assessoria, cada jogador camaronês renderá ao clube, aproximadamente, US$ 500, e o Uberlândia vai oferecer estada, refeição e material esportivo aos atletas. A previsão inicial é que, num primeiro momento, o time receba sete jogadores de Camarões, mas esse número deve crescer ao longo do ano. O projeto é manter um plantel de 30 atletas estrangeiros para formar o que o clube define como o time "Uberlândia Esporte Clube — B de Juniores".

Preparação

Para definir o grupo, estão sendo realizados alguns amistosos. Até agora foram três, todos vencidos pelo Uberlândia. Dois contra um combinado de juniores e profissionais de Monte Alegre de Minas e o último, realizado nesta semana, contra o Indianapolense, na casa do adversário. Além disso, um outro amistoso já está marcado para este domingo, dia 19 contra o Tupaciguara e outros três na próixma semana. Na quarta, dia 22, o Uberlândia vai à Goiânia enfrentar o time de Goiás e, no dia seguinte, dia 23, o Atlético goianense. No dia 25, o Uberlândia faz o jogo de volta contra o Indianopolense.

Os trabalhos começaram no fim de fevereiro e, segundo o técnico Diarara, além da análise técnica, os atletas passam também por uma avaliação física e psicológica, a maioria enfrentando, pela primeira vez, a possibilidade de participar de um campeonato estadual. "Estou muito preocupado porque a garotada ainda é inexperiente", afirma. Mas, exatamente para deixar o grupo em condições de jogo, o técnico reforça estar preparando todos os garotos da mesma forma para que, seja qual for a escolha, eles estejam prontos.

O mesmo garante o preparador físico Paulo Eustáquio Gertrudes que acompanha parte do grupo desde o juvenil e por isso não vê dificuldades quanto às condições físicas — resistência muscular e aeróbica - dos atletas. Segundo ele, o único cuidado é mantê-los sempre à disposição do treinador.

 
Fonte: www.jornalcorreio.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.