Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Flamengo x Botafogo tem nove denunciados
29/02/2008 - 07:55 hs
Taça Guanabara- Campeonato Carioca
 
O procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio de Janeiro, André Luiz Valentin, resolveu denunciar nove envolvidos no clássico entre Flamengo e Botafogo, que no último domingo decidiu a Taça Guanabara, conquistada pelo time rubro-negro.

O Botafogo pode sair como o maior prejudicado na história. Sete alvinegros serão denunciados pelo procurador. No Flamengo, apenas Souza poderá ser punido. Um dos assistentes do árbitro, Dibert Pedrosa Moisés, também corre risco.

Souza foi expulso e estava relatado na súmula. O jogador foi denunciado por infração ao artigo 255 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (STJD) - praticar ato de hostilidade -, assim como Zé Carlos, do Botafogo. Cada um pode pegar até três partidas de suspensão.

Lucio Flavio, também do Botafogo, foi denunciado no artigo 254 do CBJD - praticar jogada violenta - por conta da sua expulsão, no segundo tempo, o que também foi relatado na súmula. A pena desse artigo é de dois a seis jogos fora.

O zagueiro alvinegro Ferrero foi denunciado por infração ao artigo 254, por ter dado uma entrada violenta em Cristian, do Flamengo, podendo ficar de dois a seis jogos suspenso. O árbitro, porém, não marcou falta no lance.

Jorge Henrique foi denunciado no artigo 251 do CBJD ¿ reclamar contra a arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares -, por ter se queixado com o árbitro assistente número um. A pena nesse artigo é de uma a quatro partidas de suspensão.

Conforme relatado na súmula, Diguinho reclamou da decisão do árbitro e também o ofendeu. Por isso foi denunciado em dois artigos: 251 e 252 - ofender moralmente o árbitro, seus auxiliares ou qualquer outro participante do evento desportivo. A pena prevista para os artigos são de uma a três e duas a seis partidas, respectivamente.

O árbitro também relatou na súmula que foi agredido pelo goleiro uruguaio Castillo, levando um empurrão na altura do peito, além de ouvir reclamações. O arqueiro foi denunciado nos artigos 253 - praticar agressão física - e 251. O primeiro tem como pena de 120 a 540 dias de suspensão e o segundo de uma a quatro partidas.

O técnico do Botafogo, Cuca, invadiu o campo, ofendeu e ameaçou o árbitro. Por essas razões, foi denunciado em três artigos, um deles o 274 - invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou à partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar ou nele ingressar sem a necessária autorização.

Os outros artigos são o 187 II - ofender moralmente árbitro e seus auxiliares em função, e o 188 - manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros do Conselho Nacional de Esporte (CNE); dos poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva, e contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições, ou ameaçá-los. Esses artigos prevêem as penas de 120 a 720; de 60 a 360; e de 30 a 180 dias de suspensão, respectivamente.

Por não ter relatado ao árbitro a reclamação de Jorge Henrique, o assistente Dibert Pedrosa Moisés foi denunciado também no artigo 266 - deixar de relatar as ocorrências disciplinares -, e pode pegar de 60 a 360 dias de suspensão.

 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.