Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
América emoção e vaga na tarde do Horto
10/11/2008 - 08:45 hs
 
Em dia de festa no Independência (foto), com homenagem a Fábio de Mello Azevedo, de 88 anos, integrante do time decacampeão mineiro de basquete na década de 1940, o América confirmou no último sábado (8), a classificação à decisão da Taça Minas Gerais, ao vencer o Uberlândia por 1 a 0. O adversário será o Tupi, que derrotou o Villa Nova por 3 a 1, de virada, em Juiz de Fora.

Foi um dia marcado pela emoção para Fábio, que se levantou cedo, como sempre. “Tinha um leitão para comer em Igarapé”, contou. Mas a cabeça estava no jogo. “O tempo até que passou normalmente. Comemos o leitão e entramos no carro para vir para o Independência. Mas, na estrada, parecia que nunca chegaríamos. Nunca foi tão longe vir de Igarapé a BH.”

No Horto, o coração bateu mais forte. Todos faziam questão de cumprimentar Fábio, conduzido ao gramado pelo presidente do América, Antônio Baltazar, em companhia da família: filhos, genros e noras, netos e bisnetos. “É demais. Está todo mundo aqui. Confesso que a emoção está aumentando.”

Os amigos também foram. Entre eles, o sobrinho e afilhado José Oswaldo de Azevedo Campello, o Totó, gerente-geral do Minas Tênis Clube e discípulo no basquete. “Não poderia deixar de estar presente a esta homenagem.” Palavras que mexeram com o tio, enchendo seus olhos de lágrimas.

Na arquibancada, os aplausos aumentaram de intensidade quando os familiares do homenageado dirigiram-se ao meio do gramado, em duas filas. Os filhos Fábio, Ana Maria, Otávio, Beatriz, Zé Carlos, Bernardete, os gêmeos Paulo e Pedro – “a rapa do tacho”, como ele gosta de dizer. “Os amigos diziam que eu estava velho e resolvi ter mais um filho. Não é que vieram dois?”

Ao entregar ao amigo uma placa de prata, Baltazar exaltou o decacampeão. “Você é um ícone do basquete, que agora busca uma nova realidade. Fábio, um exemplo para os jovens.” As lágrimas voltaram quando Bernardete e Pedro entregaram o presente. “Jamais poderia imaginar que algo assim fosse me acontecer. Estou muito feliz e divido este momento com meus companheiros do time de basquete. Pena que não estejam mais aqui, mas esta homenagem é para eles também.”

Classificação
O gol da vitória do Coelho foi do zagueiro Micão, ao escorar de cabeça cobrança de escanteio da direita, aos 24min de partida. No Jornalista Mário Helênio, o Villa saiu na frente com Wander, no primeiro tempo. No segundo, Marquinhos Alagoano, Robson e Henrique deram a virada ao Tupi, que joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols para ser campeão. O primeiro jogo será domingo, no Independência. O segundo, uma semana depois, em Juiz de Fora.
 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.