Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Dupla dinâmica no Atlético (MG) no Estadual
10/03/2009 - 09:23 hs
 
A torcida do Atlético está cada vez mais entusiasmada neste início de temporada, e a responsável por isso é uma dupla que tem mostrado entendimento digno de Batman e Robin. Titulares nos 11 jogos da equipe alvinegra na temporada (foto), eles foram responsáveis por 21 dos 30 gols marcados, ou 70% do total. Se for levado em conta apenas o Campeonato Mineiro, a porcentagem é ainda maior: 84,2% – das 19 vezes que o Galo balançou as redes adversárias, 16 saíram da lavra de um dos dois atacantes; os outros três foram de Tchô, Carlos Alberto e Márcio Araújo.

Com tanta eficiência, Diego Tardelli e Éder Luís já superam em produtividade a última dupla de ataque a marcar época com a camisa atleticana, Guilherme-Marques. Nos 11 primeiros jogos que atuaram juntos, no segundo semestre de 1999, os ídolos da torcida marcaram 15 gols. A diferença é que atuaram apenas em partidas oficiais, enquanto os atuais titulares disputaram dois amistosos, no torneio de verão do Uruguai, nos quais marcaram quatro gols.

As atuações no Uruguai, aliás, foram o cartão de visita de Diego Tardelli, que chegou como um dos grandes reforços do Galo para 2009, ao lado do pentacampeão do mundo Júnior. Na volta ao Brasil, ele passou em branco na estreia no Campeonato Mineiro, quando o alvinegro ficou no 0 a 0 com o América – esta partida foi a única que ao menos um dos dois não deixou sua marca na temporada e também a única em que a equipe não marcou gols.

Porém, logo a seguir o artilheiro emendou sequência incrível, tendo feito dois gols por jogo contra Tupi, Social e Uberaba. Também marcou contra Cruzeiro e Itabaiana – este pela Copa do Brasil – até deixar o campo sem marcar na vitória por 2 a 0 sobre o Rio Branco. Os gols voltaram contra o Uberlândia. Já diante do Democrata, domingo, em Governador Valadares, ele marcou duas vezes, no fim da partida, garantindo três importantes pontos para o alvinegro.

Não é à toa que Diego Tardelli lidera a artilharia do Mineiro, com 10 gols. Ele também é o principal artilheiro do país na temporada, entre os jogadores que defendem clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, com um gol a mais que Keirrisson, do Palmeiras, que marcou 13 vezes, e Ciro, do Sport, que fez 11.

Éder Luís marcou metade dos gols do companheiros muito em função de um começo de ano bem abaixo de seu potencial – marcou apenas uma vez nas quatro primeiras partidas. Porém, depois de receber atenção especial do técnico Emerson Leão, voltou a jogar bem, como antes de se emprestado ao São Paulo, no ano passado, tendo marcado quatro gols nos últimos três jogos, sendo dois deles na goleada sobre o Uberlândia. Com isso, já é vice-artilheiro do Estadual, com seis gols.

ENTROSAMENTO festejado O bom desempenho, obviamente, é comemorado por ambos. Para eles, quem sai ganhando com a melhora de entrosamento é o Atlético. “Estamos nos entendendo bem. Quando saio da área, o Éder Luís entra. E vice-versa. Cada um está procurando fazer sua parte e o ataque tem funcionado, como ocorreu contra o Democrata”, afirmou Diego Tardelli, que teve 50% de seus direitos adquiridos pelo Galo do Flamengo – o restante pertence a três empresários.

Ele ressalta a satisfação de defender o alvinegro e espera manter a boa fase. “O Atlético apostou muito em mim. O Leão sabia da minha qualidade, do meu potencial. É por isso que a gente tem sempre esse prazer de trabalhar junto e o resultado está acontecendo. A cada jogo, estou mostrando por que vim para o Atlético. Está sendo importante essa participação dentro de campo”, disse o goleador.

Diego Tardelli, Éder Luís e os demais jogadores do Atlético se reapresentam hoje à tarde, quando começam a preparação para pegar o lanterna Guarani. A partida será sábado, em Divinópolis.


foto:ARquivo

 
Fonte: www.superesportes.com
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.