13/05/2019 - Segunda-Feira |
Nascimento de uma estrela |
|
O sensacional mundial de motos realizou sua quarta etapa neste final de semana passado. E a etapa foi no travado circuito de Jerez de La Fronteira. Dando inicio a primeira fase europeia desse mundial. E infelizmente vimos o fim do revezamento de vencedores.
Surpresas. A classificação foi a tônica do final de semana. Pois algo raro aconteceu no Q2. Vimos a grata surpresa de um estreante da categoria conseguir a pole. E também uma situação quase incomum de ver uma equipe satélite se sair melhor que a equipe principal.
Realidade. Desde os primeiros treinos vimos que a equipe principal da Yamaha tinha muitas dificuldades. Suas duas estrelas foram relegadas a participar do Q 1. Valentino Rossi e Maverick Vinales deram o sangue para se classificar para o Q2, porem apenas Vinalez conseguiu. Já os pilotos da SIC Petronas Yamaha conseguiram a pole e o segundo posto.pela ordem Fabio Quartararo e Franco Morbidelli.
Raro. È muito difícil ver um piloto de equipe satélite conseguir se classificar melhor que um da matriz. E desta feita vimos os dois pilotos da SIC fazem os dois primeiros lugares da primeira fila. Zarco fez isso a pouco tempo, porem estava numa motocicleta de ano anterior que incrivelmente era melhor que a atual daquele dia.
No terceiro posto, um ser doutro mundo mais conhecido como M. Márquez. Que não conseguiu bater os moleques da equipe 2 da Yamaha. Porem estava por perto e atento.
A primeira Yamaha oficial só conseguiu o quinto posto na classificação com Maverick. Já a estrelíssima Rossi não conseguiu chegar ao Q2. Largou de décimo terceiro. Porem Rossi sempre foi um piloto de corrida e não de classificação. Mas desta feita foi muito ruim e estranho. Já que Valentino vinha sendo melhor que Vinales.
Chato. Ao apagar das luzes vimos Quartararo largar com muita gana empinando sua motocicleta, apesar do controle de largada, e assim o demoníaco Márquez tomou aponta e nunca mais a deixou.
O ítalo brasileiro Franco Mordidelli se aproveitou da situação e numa manobra arrojada, se enfiou por dentro na primeira curva e superou os esfomeados que vinham por fora.
Com Márquez na ponta Franco tentava seguir o ritmo do hispânico e assim seguiu por varias voltas e sempre com o espanhol conseguido abrir volta a volta. E chega um momento que Morbidelli se enrola e Fabio o ultrapassa e abre dos perseguidores tentando chegar em Márquez. Porem é traído pelo seu equipamento.
Desci 1 sob outro. Quartararo abandona e Morbideli vai perdendo rendimento porem ainda se mantém na pista, terminado com o sétimo posto. É o fim do sonho da equipe malauiana. Por outro lado as Yamahas oficiais forem crescendo durante a corrida. E assim vimos Vinales ser terceiro e Rossi sexto.
Outra vez. Fora o desempenho eficaz de Márquez outro piloto que demonstrou mais vez um senhor rendimento foi Alex Rins com uma surpreendente Suzuki. Rins foi segundo partindo do da nona posição. Demonstrando que a vitória nos EUA não foi uma zebra.
Espiando. No quarto posto veio Dovizioso que sempre finge que não esta competitivo porem é um dos maiores candidato ao titulo no final da temporada. Na tabela do campeonato vemos Márquez com 70pts, Rins com 69, Dovi 67 e Rossi 61. Realmente um campeonato sensacional.
Programação do GP da Espanha
3º Treino - Sábado - 07:00 - Sportv 2
Classificação - Sábado-10:00 - Sportv 2
Corrida - Domingo - 10:10 - Globo
Ótimo final de semana.
|
|
|
|
|
|