Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


07/11/2019 - Quinta-Feira
#19 – GP DE AUSTIN – A grande festa
 


O palco da decima nova etapa, circuito de Austin, surpreendeu os pilotos na sexta feira. O piso estava com vários desníveis. Alguns muito acima do suportável. Todos reclamaram porem no sábado aparecerão pilotos dizendo que não era bem assim. E que isso deveria ser considerado como uma característica da pista e que era igual para todos.

Surpresinhas. Na classificação vimos algumas surpresas. No treino livre de sábado vimos Lando Norris o realizar um terceiro tempo. A frente das Mercedes de Bottas e Lewis. Na disputa pela pole Bottas surpreendeu com melhor tempo. Seguido de Vettel e Leclerc com diferenças de milésimos entre os três.

Acirrada. A corrida começou de forma frenética, há tempos não víamos uma primeira volta com tantas disputas. Novamente Bottas largou muito bem e sumiu. Verstappen seguiu Bottas na largada e tomou o segundo. Vettel para variar não largou bem. Depois viu Lewis o ultrapassar por fora. Leclerc também superou Vettel. A bobeada de Vettel na largada atrapalhou a fila que largou atrás dele.

Depois a situação se acomodou e os ponteiros ficaram definidos. Vettel não tinha bom rendimento, foi superado por carros do segundo pelotão, e para piorar quebrou a suspenção traseira numa saliência alta ao lado do limite da pista. Colocada justamente para isso.

Estranho. Leclerc foi obrigado a correr com uma unidade de potencia anterior (especificação 2), pois a titular quebrou no terceiro treino. Vettel estava com a atual (especificação 3) e foi justamente o carro de Vettel que não apresentou um bom rendimento. Vai entender o que se passa nos boxes vermelhos.

Táticas. Verstappen foi o primeiro dos ponteiros a parar. Bottas seguiu a mesma tática. Hamilton ficou na pista. Partindo para apenas uma parada. Tática que se mostrou equivocada. Nos finalmentes Bottas parou novamente e calçou sapatos amarelos. E assim superou Lewis. Verstappen também com sapatos novos tentou chegar ao inglês porem não deu conta.

O lado B. Na formula 1 dos comuns o melhor desta feita Ricciardo, que largou de nono e fechou na sexta posição. Lando Norris largou uma posição atrás de Sainz Jr e chegou uma na frente com seu sétimo posto. Hulkenberg e Perez fecharam os dez primeiros. Lembrando que Perez largou dos Boxes. Outra boa corrida do tequila.

Bocudo. Foi só os carros vermelhos começarem a andar muito que a concorrência gritou. Na manha de sábado em Austin a FIA emitiu um comunicado afirmando que que o fluxo de combustível è padronizado pela entidade e fabricado segundo suas especificações. E não disse que a Ferrari estava usando um fora de padrão. Verstappen foi além e disparou que os vermelhos não correram com anterior ao comunicado e seu desempenho em Austin foi fraco. Não foi oque vimos na qualificação, pois Vettel e Leclerc fizeram muito próximos de Bottas e a frente do holandês,

A etapa norte americana foi preparada para ser o palco da festa de comemoração do sexto campeonato de Lewis Hamilton. Os organizadores ate trocaram a data com o México para que a festa fosse em sono americano. Fizeram até um lugar especial o campeão estacionar seu bólido. Lewis levou a família inteira, madrasta inclusive e amigos para a grande festa.

*Neste próximo final de semana teremos Stock Car no ótimo autódromo de Vello Cittá a transmissão será no Spor Tv 2 com inicio para as 11:20 de domingo.

Ótimo final de semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.