Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


10/01/2020 - Sexta-Feira
Dakar – Terceira fase
 


Os motores voltaram acelerar em 2020. Como acontece desde 1978 o Dakar é a primeira do ano das competição do esporte motorizado. A competição é de longe a prova de maior duração do off road mundial. Homens e maquinas sofrem para completar o percurso.

Na primeira edição a largada foi no dia 26 dezembro. Nos anos seguintes sempre acontecia no primeiro dia do ano. Nos anos de 1989,1990 1992 a largada aconteceu no dia de natal. Nas duas ultimas edições foram dia 06 e 07 de janeiro.

Mudança. Na etapa deste ano o Dakar trocou de continente pela terceira vez. A Arábia Saudita foi a escolhida. A organização começa a trabalhar o evento com cerca de um ano de antecedência. E nunca passou pala mente dos organizadores que os acontecimentos dos últimos dias entre Irã e EUA poderiam acontecer. A tensão era grande, porem a organização manteve o cronograma. E até o momento não houve qualquer ação dos iranianos contra a prova.



O percurso deste ano compreende 7.856 km, sendo 5.097 km de trecho cronometrado e 2.759 km de deslocamento. O tradicional dia de descanso será no sábado, 11 de janeiro, em Riad, capital da Arábia.

557 competidores largaram para a primeira etapa. Numero esse divido em cinco categorias. Carros, motos, quadriciclos, caminhões e UTV

· Nos carros são, 87 inscritos;

· Nos Quadriciclos 23 inscritos

· Nas motocicletas o maior numero de inscritos, 147

· Nos brutos (Caminhões) são 47 inscritos;

· Nos UTV’s o numero se repete 47

Favoritos. Stéphane Peterhansel é o grande nome do Rali, seis vezes campeão nas motos sete nos carros. Carlos Sainz ( pai de Saiz Jr da F1) é outro favorito, porem nos últimos anos a sorte não o acompanha. Nasser Al-Attiyah, Giniel de Villiers também fazem parte dos pilotos favoritos a vitória. A grande ausência é a Sebatien Loeb. Fernando Alonso faz sua estreia correndo pela Toyota. Não faz parte dos favoritos.

Esperança. Nas motocicletas a Honda tenta mais uma vez acabar com a sequencia de vitorias da KTM. Os austríacos não perdem uma desde 2001. Torbi Price, Matthias Walkner, Sam Sunderland são os últimos campeões e integram a equipe KTM. Ricky Brabec e Joan Barreda, Kevin Benavides José Ignacio Cornejo fazem parte da equipe Honda.

O canal FOX Sports exibe boletins diários da competição as 20:00hr.

Ótimo final de semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.