Como era de se esperar essa etapa do GP monegasco não teve nenhuma graça. Foi apenas um desfile dos carros concorrentes, propriamente dito. Os treinos de sábado foram mais emocionantes que a corrida. Pois tivemos a chuva como ingrediente. E os pilotos da McLaren mandaram nos tempos desde o começo. No início da terceira fase da classificação, os pilotos de Ron Denis perceberam, ou melhor, foram orientados de que a chuva viria logo. Isso antes das outras equipes e mandaram ver no acelerador. Desse modo, partiram para os melhores tempos, bem no começo, enquanto todos estavam preocupados em queimar gasolina. Quando perceberam a tática dos ingleses, partiram para um tudo ou nada. No entanto, a chuva foi rápida e deu para mudar o grid no finalzinho. Ponto para os meteriologistas das equipes que se deram bem.
O nosso Massa no meio dessa terceira fase chegou a ser oitavo, mas como a chuva foi-se, ele conseguiu um bom terceiro no grid, no finalzinho do treino. E na corrida permaneceu por lá. Fisichella, da Renault, mostrou que em Mônaco vale o braço, ele andou na frente das BMWs pela primeira vez na temporada. Depois do Físico, chegaram os pilotos que arriscaram, com uma só parada. Essa turma de um só pit stop obteve sucesso em cima dos carros que se classificaram bem, e usaram a tática dos ponteiros. Os maiores perdedores foram Nico Rosberg e Rubinho, num grau menor, Haidfeld, que mudou de tática no meio da corrida, e mesmo assim perdeu uma posição, logo para seu companheiro de equipe.
Ainda nessa tática kamikase de uma só parada os grandes beneficiados foram Kubica, Worz e Speed. Kamikaze porque se tivesse um Safhety-Car, como teve nos últimos quatros anos, eles certamente se dariam mal. Mas essa etapa foi atípica, pois somente dois carros quebraram e só dois se acidentaram. Fato anormal quando se trata de Mônaco, pois em 2004 dez chegaram e dez ficaram pelo caminho, entre eles o alemão. Já em 2006, cinco quebraram e um bateu. Em 2005, três bateram e somente uma quebra, um record em se tratando de Mônaco.
A piada da semana
A piada da semana foi a FIA dizer que poderia penalizar a McLaren por dizer a seus pilotos que deveriam manter as posições nos finalmentes do GP de Mônaco. E também, como a imprensa inglesa comentou, o fato de que Hamilton foi obrigado a mudar de tática quando ainda tinha gasolina no tanque para andar no mínimo umas três voltas, no primeiro pit. Para complicar, o inglesinho declarou que ele é apenas o segundo piloto, pois seu carro tem o número dois e não o número um. A FIA notadamente pisou na bola. Pois nunca penalizou a Ferrari por isso, e ninguém no mundo usou de tantas tácticas antiesportivas como a Ferrari na era Alemão. Fizeram um teatrinho naquela etapa da Áustria, mas na verdade sempre foram coniventes com a equipe e o alemão nas várias falcatruas que armaram durante esse tempo.
Para ser verdadeiro, o marketing da F1 não aceita brasileiro na ponta, pois nunca deram bons retornos para o Verme. Piquet até que deu, até ser campeão pela equipe do mala. Mas no final é muito melhor ter um europeu como campeão do que um brasuca, e se fosse um norte americano melhor ainda. Mas o pior ainda estava por vir, não é que esse Verme achou que deveria entrar pessoalmente na discussão e declarou que a punição deveria ser exemplar e que se culpada fosse, a McLaren deveria ser banida da F1. Aparentemente ele foi longe demais, para não falar que ele está mais para gagá. O que é difícil de acreditar.
A Fia voltou atrás, e não vai criar caso com a McLaren. Alguém mais sensato cochichou no ouvido de Mosley que estavam numa errada. Mas e o Verme? Não tem lógica usar a mídia e seu poder para ir tão longe. O mundo não aceitaria uma exclusão da McLaren. Não sei qual foi a dele, mas desse mala não podemos esperar nada de bom.
Será que a FIA e o Verme, por serem ingleses, estão fazendo um lobby para que a McLaren deixe o inglesinho livre de quaisquer jogos de equipe daqui pra frente? Tem hora que vejo o Alonso na mesma situação de Prost na McLaren de 1988. Só que essa McLaren 2007 não é a mesma imbatível de 1988, quando apenas os dois pilotos disputaram o mundial. Já imaginou, Hamilton terminar o campeonato na frente de Alonso? Pela lógica empresarial da F-1 isso é impossível nos dias de hoje. Mas um inglês correndo numa equipe inglesa muda tudo. Aí as coisas já se parecem com Piquet correndo na Williams com Mansell. Além disso, o bairrismo dos ingleses é um dos mais fortes já vistos no mundo da F-1. Mesmo assim, ainda acho que o campeão do mundo, dessa temporada, estará sentado numa Ferrari. Mas em 2008 ninguém deve segurar Hamilton.
Programa de domingo:
MOTO GP – GP de Mugello – SporTv
IRL – Gp de Milwaukee – Band
Stock V8 – Etapa de Campo Grande -SporTv
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