Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


10/06/2007 - Domingo
VERME ATACA
 
O velho Verme Ecclestone voltou a atacar. E desta feita a vitima é o GP de Magny-Cours, o Verme quer acabar de vez com o GP da França realizado por lá. O que para o esporte é ótimo, já que esta é uma das piores pistas do calendário, onde ultrapassar é quase impossível. Ecclestone agora quer uma corrida nas cercanias de Paris, e num circuito de rua, de preferência nas dependências da Euro Disney, pois eles possuem toda infraestrutura hoteleira necessária para hospedar o circo. Mas se fizermos um pequeno exercício de memória, lembraremos que o Velho Mala tirou o GP da França do ótimo circuito de Paul Ricard.


Essa mudança foi feita porque o governo francês da época injetou um grande aporte financeiro na região de Magny-Cours, que era uma região esquecida da França, segundo esse mesmo governante. O então governador, por interesses particulares e de um grande amigo, Guy Ligier, disse aos cidadãos franceses que era preciso implementar aquela região. Onde seria a sede da Ligier. E nessa o velho mala levou uma senhora grana para desbancar o bom e tradicional circuito de Paul Ricard e atender aos interesses dos malas franceses.


Pilotos e todo público mundial da época ficaram insatisfeitos com a nova pista, até mesmo muitos franceses. Só que Sir Verme Ecclestone saiu da história com muito dinheiro no bolso. Como está saindo agora com essa de mudar o GP para a região de Paris. Alguém está pagando e muito para que isso aconteça, ele nunca faz nada de graça.


Agora falando de coisas boas, foi muito interessante a vitória de Valentino Rossi na etapa de Mugelo, do Mundial de Motos. Sua moto era a que tinha a menor velocidade no final do retão de mais de mil metros da pista. Em algumas situações ele entrava nessa reta na frente e perdia a posição no meio dela, mas ganhava a ponta novamente na dificílima freada do final.


É uma arte para poucos frear no último instante e saber posicionar-se no lugar certo para não perder a posição nem o domínio da viatura. Nessa difícil arte, muitos pilotos perderam a liderança e outros sua posição. Stoner e Capirossi são os que vêm na lembrança no momento. Tanto na Moto GP quanto na 250 teve muita gente perdendo posições por não se posicionar bem e não controlar a moto numa situação em que se vai de quase 300 km/h para meros 90 km/h.


A moto com maior velocidade no final do retão era a do nosso Alex Barros, que largou em décimo e chegou num ótimo terceiro lugar. Parabéns ao veterano, pois soube usar um acerto que nem a equipe principal da Ducati conseguiu. Alex largou muito bem e no final da primeira volta fechou em quinto. Depois perdeu posições e caiu para oitavo. Conservou seus pneus e do meio para o fim atacou e chegou na frente até da Ducati oficial, do líder do mundial.




O circo da F-1 chegou ao Canadá. Uma pista diferente das demais, já que é um circuito pouco usado durante o ano, pois é montado num parque. É nesse palco que devemos ver uma das melhores etapas do ano. Porque os quatro ponteiros estão em luta entre si. E pela lógica, os italianos tinham se dar bem, assim como nos EUA, a etapa seguinte. A McLaren tinha nos freios sua maior deficiência. E essa pista exige muito dos freios.


Kimi Raikkonen precisa desesperadamente de uma vitória. Além de torcer para que seus adversários não pontuem. Algo quase impossível. Se Raikkonen se der mal mais uma vez, certamente será obrigado a trabalhar para ajudar Massa a ser campeão. Ou ainda ajudá-lo na luta contra a turma de Ron Dennis no final do ano, mesmo não sendo Massa o campeão.


Kimi é o homem do tudo ou nada no Canadá. Massa sabe disso e não deve facilitar as coisas. A equipe também sabe e espero que não tomem partido para qualquer lado, deixando o esporte falar mais alto que os interesses financeiros. Pois estão mal no campeonato dos construtores e a lógica seria trabalhar para os dois pilotos conquistarem o maior número de pontos possíveis. Essa seria a lógica... Mas no mundo da F-1 a lógica nem sempre é usada, e a ética muito menos. Teremos que esperar!


Na McLaren a situação também não é das melhores. Depois do zumzum de Mônaco, Hamilton está mais à vontade para desafiar Alonso e doido para ganhar seu primeiro GP. Está pintando um clima ruim por lá. Denis já mostrou que o número 1, é Alonso, mas Hamilton quer no mínimo igualdade. Nos treinos livres a Mc Larem mandou, com Alonso na ponta. Isso não quer dizer que na classificação o mesmo possa ocorrer. Mas a Mc Larem está mais proxima da Ferrari em pistas de alta.



Corridas na TV neste domingo: Mundial de Motos – GP de Barcelona- SporTv - 06:00(125) 7:40(250) Moto GP (8:50)

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.