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COLUNA: BALEIA
Baleia


13/07/2007 - Sexta-Feira
GP DA RAINHA
 
Kimi Räikonein mais uma vez foi o vencedor. O finlandês é agora o único piloto com três vitórias dentre os quatros que ainda lutam pelo mundial. Alonso também ressurgiu das cinzas e foi superior ao companheiro de equipe. Ao que me parece à boa fase dos segundos pilotos, Massa e Hamilton estão em cheque. Mais havíamos adiantado isso anteriormente. E que isso poderia ser uma situação passageira. Ainda mais no caso do Massa, que está numa equipe acostumada a trabalhar para um único piloto há dez anos. Já no caso do Hamilton ele esta num a equipe inglesa e ele é inglês. E ainda é cria da casa. O fanatismo dos ingleses é um fator a favor do novato.

Já no caso dos italianos, até o presidente do grupo não esconde seu favoritismo. E aquele Kimi que o Montezzelomo, dizia não ter se apresentado no mundial de 2007. Isso até o GP dos EUA. Já apareceu na França, GP, que ele venceu, na minha concepção com a ajuda da equipe. Pois se fosse na temporada passada, ou ainda nas anteriores, naquela hora que o Hamilton, realizou sua segunda parada e colocou pneus duros, onde ficou evidente que ele teria que realizar mais uma parada. O piloto que liderava e tinha o maior numero de pontos seria privilegiado. Isso se o piloto fosse o alemão é claro.

Pois para ajudar o alemão a Ferrari já deixou o Burrinho sem gasolina em pleno GP do Brasil. E essa de o carro apagar no grid, Rubinho já experimentou e não foi só uma vez. E pelo andar da carruagem o alemão de hoje é o kimi Raikonein. Até aquela câmera na lateral do carro, onde mostra o perfil do capacete do piloto e que só o alemão tinha, o Kimi também tem. E na Inglaterra ele sempre foi superior ao Massa em todos treinos e também foi o autor da volta mais rápida da prova e só não foi o pole por que errou na ultima curva. Pelo jeito agora na Ferrari só vai dar Kimi Räikonein.

No começo da temporada havíamos alertado para esse fato. De que a equipe trabalharia para o finlandês. Mais muita gente criticou. E com razão, pois temos que torcer por nossos pilotos. Mais nunca se esqueçam que na F1 não é o braço do piloto que manda. O piloto para ser campeão tem que preencher vários requisitos, e dar retorno comercial para a categoria. E um brasileirinho não da o retorno que os malas que comandam a F1 querem.

Quando Emerson foi campeão isto não existia. No primeiro campeonato do Piquet existia mais era mais brando. Já para ser tri campeão, ele precisou de muita competência para esconder o acerto definitivo do carro para a equipe. Para que o Mansel não usasse. Essa é a situação do Alonso nos dias de hoje. Na época do Senna, ele tinha bons patrocinadores e principalmente o apoio dos japas da Honda que tinham o melhor motor da época. E ele só entrou na Mc Larem por que trazia na bagagem os motores japoneses. E foi justamente com Senna que começamos a ver os desmandos dos cartolas em favor dos pilotos do primeiro mundo. Balestre deu o pontapé inicial. E depois foi o Verme quem fez de tudo para anular a grande pilotagem do brasileiro. Mexeu no regulamento, impediu que Senna fosse para a Williams em 2003 e ainda, tirou o Prost de sua aposentadoria forçada para ocupar o lugar que seria do Senna pela vontade do dono da equipe na época. Isso tudo em favor dos grandes lucros. Em tudo em detrimento do melhor piloto no melhor carro.

Vamos tocar no assunto do momento. O escândalo também chamado de Niguelgate. De um lado esta Nigel Stepney, antigo funcionario da Ferrari. E do outro Mike Coughlan, da Mc Larem. Um projetista que até o escândalo, estava sendo considerado um novo gênio. Por conseguir fazer da Mc Larem 2007 um carro vencedor. Pois o de 2006 nunca ganhou nada, e era cria sua. Os dois envolvidos no caso de sabotagem e espionagem, estão sendo investigados a pedido da Ferrari pela procuradoria de Modena. E agora também pela corte britânica.

Esses dois malas aprenderam muito de como trabalhar um carro de F 1 com os dos dois tricampeões brasileiros, Ayrton Senna e Nelson Piquet. A dupla Stepney-Coughlan trabalharam juntas em três ocasiões — 1984-1988, 1991, 1993-1997 — e se "reuniu", no fim de abril, no fornecimento de dados sigilosos entre o time italiano e a McLaren, além de que o Stepney foi responsabilizado pela colocação de um pó branco nos tanques de combustível dos carros de Felipe Massa e Kimi Raikkonen nos treinos do GP de Mônaco de 2007.

Nos últimos dias muita cousa rolou pela imprensa. Vimos o Ron Dennis chorar e dizer que sua equipe não tinha nada com o escândalo. O velho Verme Ecclestone Também deu a sua e disse que os culpados seriam penalizados exemplarmente. E que se alguma equipe levou vantagem ele perderia os pontos no mundial de construtores, mais o de pilotos não seria tocado. Em Silverstone, Jean Todt, o bam bam da Ferrari. Não revelou detalhes. E nem o nome dos envolvidos, o que todos sabem. Só que a Ferrari, para espanto de muitos, Através da corte de Londres, indiciou Mike Coughlan. Que foi despedido da Mc Larem. O milagreiro da equipe, aquele que fez do carro novo, um vencedor, foi julgado para traças. Aparentemente, pelo politicamente correto. Pelo menos oficialmente. Mais poderia estar colaborando por fora.

E esse rolo todo vai desembarcar na equipe Honda. Que mesmo tendo um senhor orçamento os carros japoneses não conseguem mostrar serviço. E é ai que a coisa fica estranha. Pois ao perceberam que estavam com a cabeça a premio. Tanto Niguel, quanto Mike, a dupla tentou uma ultima tacada. Ofereceram a Honda um plano de reestruturação. Que envolvia o famoso dossiê e mais um pacote de técnicos do segundo escalão. Que eram seis no total. E na semana anterior ao GP da Inglaterra a Honda contratou quatro dos indicados. E quando a noticia vazou, as contratações pararam e o Nike Fry, o chefe de equipe da Honda negou tudo. E ainda diz ter avisado o Ron Dennis de ter sido procurado pela dupla.

E para complicar ainda mais, a Ferrari e Mike Coughlan, juntamente com a esposa deste, concordaram em se submeterem a um depoimento jurado para o time italiano, no qual eles relatam tudo o que sabem no caso e continuam a cooperar com a investigação da Ferrari, sob o risco de serem presos caso não colaborem. A Ferrari deseja que Coughlan explique o que aconteceu no encontro dele com o diretor da McLaren, Jonathan Neale, e se este tem algo a ver com o caso de espionagem. A Ferrari ainda quer ver o que continha os discos retirados do computador de Coughlan. O ultimo lance dessa novela é a convocação da Mc Larem, pela FIA.A equipe vai ter que ser explicar perante o conselho mundial. No dia 26/07/2007, em Paris.Isso ainda vai render muita conversa. Mais pelo que conheço dos dirigentes , não vai dar em nada.

Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

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