O circo da F1 entrou de férias. São três semanas de descanso, para a maioria dos participantes. A maioria porque? Por que, você acha que a cabeça do Ron Dennis vai estar desocupada, nesse período. A verdade é que até a reunião do conselho de apelação da FIA, o dirigente não vai dormir sossegado. Alonso também aguarda com ansiedade esse resultado. Se a equipe foi condenada, ele tem como se desvincular da equipe sem pagar nenhuma multa. O que seria ótimo para ele nesse momento.
Pois o clima entre os pilotos da equipe Mc Larem, no momento é o pior possível. E Alonso sabe que os ingleses vão sempre se declinar pelo lado do Hamilton. Isso pelo custo do inglesinho para a equipe e pelo fato do piloto já ser uma estrela no circo. Uma estrela com custo bem abaixo do bi-campeão Alonso. E que segundo palavras do Ron Dennis semanas atrás, a equipe prefere trabalhar com pilotos jovens e que não tenham corrido em outras equipes. Sem nenhum vicio, segundo o próprio Ron Dennis.
Mesmo com esse clima péssimo reinante dentro da equipe, é preciso terminar a temporada. E da maneira como estão os pilotos, não será possível realizar um bom trabalho até o final da temporada. Pois faltam seis etapas e destas, quatro são a cara do carro da Ferrari. A Sorte dos ingleses, é que os italianos ainda teimam em favorecer o Kimi, o que anda facilitando muito as coisas para a Mc larem. Se os italianos trabalhassem para o piloto com maior numero de pontos dentro da equipe desde a França, a historia seria outra hoje. Mais esses italianos são torrões e teimam em fazer do Kimi o numero um da equipe.
Sabendo que a rixa entre Alonso e Hamilton é péssima para o time inglês. A equipe, resolveu dar um empurrãozinho, para que pelo menos em público os dois sejam amistosos. E vai promover um encontro de paz em Genebra. Não existe um lugar mais simbólico para esse tipo de encontro. Segundo um grande jornal inglês. E já na corrida da Turquia à paz estará selada. Essa, nem brasileiro acredita.
Aproveitando para alfinetar os concorrentes, nosso Massinha, declarou que, observando a crise vivida dentro da escuderia McLaren entre os pilotos Fernando Alonso e Lewis Hamilton, aprendeu a ter uma relação ainda mais amistosa com o finlandês Kimi Räikkönen.
"Depois de ver o que está acontecendo na McLaren, valorizo mais minha relação com Räikkönen. Não somos amigos, mas nós nos comportamos como dois pilotos profissionais que buscam o melhor para a sua equipe". Pelo jeito o brasileiro aprendeu rápido. Não perdendo uma chance por menor que seja para desestabilizar os concorrentes. Mesmo que não esteja sendo totalmente sincero.
Depois de comentar, na verdade falei muito mal do circuito da Hungria. Tenho que me redimir numa coisa. Depois de assistir a péssima corrida de F1 desta etapa. Durante a semana vi como foram as etapas da GP 2 e da Pro Series. Que são preliminalares da F 1. Meu amigo, a pista era a mesma, mais os pegas foram dos melhores. Teve de tudo. Claramente, em categorias inferiores, sempre tem a falta de experiência como ingrediente. Mais a competição entre os carros e pilotos é bem mais equilibrada, e tem ultrapassagens de monte. Sendo assim a culpa do marasmo que a F1 vive hoje, por não ter como um carro ultrapassar o outro não é culpa somente do circuito. Na verdade são dos carros de F1 como sempre batemos na mesma tecla devem ser revistos em sua aerodinâmica. Sempre comentamos isso. Mais as coisas estão chagando num ponto que precisão ser revistas. È certo que alguns circuitos ainda oferecem melhores condições que outros. Mais o grande problema está na aerodinâmica dos bólidos.
Como não tivemos corrida de F1 nesse final de semana, a IRL, não poderia de realizar uma de suas etapas. E essa etapa foi vencida por um brasileiro, o bom baiano Tony Canaan. Nosso piloto demonstrou ser, um dos melhores pilotos da categoria ao se impor numa ultrapassagem em re-largada e com pneus frios, sem perder o controle do carro. Parabéns ao bom baiano. Já a Nascar que iguinora a F1 e o resto mundo, realizou mais uma de suas etapas , mais não foi uma etapa qualquer, pois foi realizada em Watkins Glen, um circuito misto. Coisa raríssima nesse campeonato com 36 etapas. E teve a vitória e merecida do balofinho Tony Stewart. Que liderou o maior numero de voltas. Mais cometeu um erro na curva mais traçoera do traçado e caiu do primeiro para a décima nona posição. Mais no final conseguiu vencer a etapa. Contando com uma sortezianha no final. Parabéns também ao gordinho mais rápido dos EUA.
Não podemos esquecer que o velho Verme conseguiu se impor, e muito, no automobilismo mundial. Não é bom para as categorias menores concorrer com a F 1. Sendo assim quando não tem corrida da F1, sempre temos uma avalanche de provas de outros campeonatos. E a IRL realizou mais uma daquelas corridas noturnas, um sonho que o velho Verme passou a perseguir. Que já virou mania nos EUA, há tempos. E que seria uma ótima pedida comercialmente falando para o Verme. Só que a F 1 não usa pistas ovais, o que torna a tarefa do Verme bem mais difícil......
Já pensou as corridas da Austrália, Malásia e Japão, sendo transmitidas no horário normal para o resto do planeta, seria a gloria para o mala. Mais não esta fácil encontrar parceiros para empreitada. A primeira tacada do mala foi pra cima dos Australianos. E esses se mostrarão céticos quanto a uma corrida noturna. E chegaram a pensar que estariam fora do campeonato de 2008, por não cumprir as exigências do mala. Mas foram confirmados para 2008. E até se mostraram surpresos.
Boa semana a todos.
|